quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PCL – Plano Caseiro de Leitura

Sempre contei histórias “de boca” e de livros aos meus filhos antes de adormecerem.
Histórias “de boca": era assim que as minhas crias chamavam às histórias que eu inventava.

Tornou-se rotina...até que começaram a crescer e as histórias “de boca” já não lhes interessam...

...Ele com 10 anos já não gosta que lhe conte Histórias, mas ela (de 8 anos) ainda gosta.

Comecei-me a aperceber no mais velho, dificuldade em interpretar e em ambos dificuldade em inventarem histórias e facilidade em cometerem erros básicos de Português.

Tivemos a sorte de o mais velho ter tido uma professora primária excelente, e agora com ela, no 2º ano, também nos “calhou” em sorte outra professora excelente...Portanto as bases considero-as Excelentes...
...Nas Escolas onde andam há a preocupação de os motivar a ler, a ir à Biblioteca, a conhecerem autores (que são convidados para irem às escolas falar dos livros e autografar)...

...O meu filho no outro dia perguntou-me como se estudava Português.
Expliquei-lhe que algumas coisas dá para estudar, por exemplo, regras gramaticais, pontuação...Mas que no geral Português não se estuda...Português aprende-se bem a ler (assim como todas as línguas).

Gosto muito de ler e de escrever. A minha profissão obriga-me a escrever verdadeiras teses, e se calhar, é mais uma das razões porque gosto tanto do que faço.

Acredito que quem tem hábitos de leitura, consegue ter um discurso mais articulado, interpretar tudo a sua volta, escrever bem...

Parece-me bem o Plano Nacional de Leitura, mas para lhes dar bases e estimulá-los para o prazer de ler...penso que é muito insuficiente...

...Vai daí, implementei por cá, o PCL – Plano Caseiro de Leitura.
Todos os dias, preferencialmente já deitados e antes de adormecerem, as minhas crias têm que ler meia hora...o que quiserem e à escolha deles.

...de inicio, claro, houve resistência ao Plano: todos os dias? O que lemos? Mãe, hoje em vez de ler, posso ver vídeos??

...fui persistente e passados alguns dias, a experiência revelou-se positiva...tornou-se rotina.
Pode não ser a meia hora, pode não ser o melhor dos livros para a sua idade...mas pelo menos, já fazem esta rotina com gosto!
E agora, muitas vezes, quando quero fechar a luz, já me pedem mais um bocadinho para acabar a frase, folha, paragrafo...
Obviamente, estamos a falar de crianças e das minhas crias...e esta rotina...”descamba” algumas vezes...

...Ontem a falar disto e da minha preocupação em relação ao Português ao Diretor de Turma do meu filho (outra sorte grande que nos saiu)...ele deu-me a seguinte dica: ler o mesmo livro que o meu filho e num ambiente de descontração (ou seja que não seja associado ao Estudo)...falar com ele sobre o livro....O objectivo é perceber se ele está a entender o que está a ler!

...Por isso...Boa Noite....tenho de ir ler “A nascente de Tinta” de Pedro Soromenho.




Sem comentários: