quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Filho, hoje foste Feliz?

Alguém há uns tempos contou-me que o filho com a mesma idade do meu, à pergunta: "Como correu a Escola?"...a criança terá respondido: "agora só me perguntas sempre isso!".

Ficámos as duas a reflectir nesta pergunta uns minutos.
Ambas estamos a passar a fase dos 10 anos...e chegámos à conclusão que realmente é uma fase totalmente nova para eles e para nós.

Mas a juntar à fase, temos toda uma envolvente muito estranha nos dias de hoje...

...sei que os tempos não são os mesmos...

...sei que tudo mudou!!!

E sei que, hoje, existe uma ansiedade enorme com a educação das crianças.

Eu própria a sinto e sinto nas pessoas! Mas esta ansiedade preocupa-me:
1. Será que não estamos a criar "tótós"? Sem autonomia, sem liberdade, sem contrariedades ou frustrações?
2. Será que nós, adultos, não estaremos a utilizar as crianças para competirmos entre nós?

Não me lembro dos meus pais terem este tipo de ansiedade...e sei que fui bem educada e que fui uma criança Feliz!
E tive contrariedades, frustrações...mas também tive autonomia, liberdade e sentido de responsabilidade.

Lembro-me dos meus pais acompanharem os Estudos, mas não me lembro de passarem horas, dias, fins de semana agarrados aos livros connosco...(no 5º ano!!). É o que hoje, nós pais, fazemos...

...não sei bem de quem é a culpa (alguma havemos de ter!!!): Se do sistema escolar, dos programas, dos professores ou da forma como os estamos a educar. Sei que têm de estudar e de se responsabilizar, mas ando a achar isto tudo demais!!!!

Já o referi várias vezes nas Reuniões de Escola dos meus filhos:
"O mais importante para mim nestas idades, não são as notas, mas que a Escola e os Professores continuem a fazer com que eles gostem de aprender"
Claro, que já ouvi algumas vezes e hoje outra vez: "Tu podes dizer isso, porque os teus são bons alunos! Dizes isso de barriga cheia!"
Se calhar sim, mas acredito mesmo no que defendo.
Graças a Deus, os meus filhos com mais ou menos custo, têm sido bons alunos e o que quero mesmo é que continuem a ter sede de "saber"...E não é só nas aulas, é nos recreios, é na casa dos amigos, nas viagens que fazem, nas pequenas atividades do dia-a-dia...

Obviamente que também me preocupo com as notas...mas ando agora, mais preocupada com a forma como os estamos a educar.
Não sabem estudar sozinhos?
Não sabem ser solidários?
Não sabem o que é Não?
Não sabem viver sem (este termo é roubado de uma crónica que li, mas já não sei de quem) as babysitters tecnológicas?
Não sabem responsabilizar-se?
Não sabem viver em grupo, harmoniosamente?
...

Por isto e por muito mais, há uns tempos, troquei a pergunta: "Como Correu a Escola?" pelas seguintes:

"Filho, então, hoje foste Feliz?"..."Filho, hoje andaste contente?"..."Filho, hoje jogaste a bola, foste a Biblioteca, divertiste-te?"...a conversa flui e acabo por saber como correram as aulas e toda a envolvente...e o que lhe vai na "alma" e conversamos sobre muitos mais assuntos...

...Obviamente que queremos filhos Educados, com boas notas...mas acima de tudo preparados para a vida e felizes, certo?
(Também não queremos cá tótós!!!!Certo?)

1 comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente contigo. Eu vivo dos 2 lados, tenho as duas experiências, como mãe e como professora e tento usar essa pergunta nos dois lados e ouvem-se resposta muito engraçadas e conseguimos saber muitas coisas que nem nos passam pela cabeça�� ��