sábado, 7 de janeiro de 2017

Á minha mãe

Não sei precisar bem quando é que a minha mãe deixou de ser a Bruxa - era assim que eu e a minha irmã lhe chamávamos, por ser a repressão lá de casa, na nossa idade do armário - para se tornar a nossa amiga e companheira.

Atenção, que na fase Bruxa, era nossa amiga e companheira, mas nós não poderíamos ter essa noção. Era a nossa mãe que nos impunha limites na fase do armário e que lutava todos os dias pela nossa educação...coitada...não deve ter sido fácil...!!

A minha mãe é especial...que frase tão feita, não é? E todos acham a sua especial...

Mas quando falo de especial...é que ela é mesmo...não conheço outra mãe tão atípica...(ainda bem!).

A minha mãe é aquela mãe que não tem dons para a cozinha (carne ou peixe...tudo sabe ao mesmo...já dizia um amigo nosso que por lá por casa vivia, de vez em quando)!!

A minha mãe era aquela, que com grande resistência nossa, nos levava a Museus, Espetáculos,Viagens de Carro pela Europa (e que não percebia porque íamos tanto a WC (fumar as escondidas)).

A minha mãe era aquela que nos falava de Quadros, Livros, Atores, Países, Culturas e que quando nos perguntava, em pequenas, como se chamava as pessoas da Russia, nós respondíamos "Russianas"...

A minha mãe era aquela que nos mandava ir ter com ela a Lisboa, ainda pequenas, de comboio e autocarro...uma vez correu mal...mas lá conseguimos ir ter com ela...(outros tempos...onde uma criança dizia que o trabalho da mãe não era ali ao condutor do autocarro e as coisas lá se resolviam).

E depois passámos a infância e a fase de adolescência...e começámos as três a ter uma relação de verdadeiras amigas...daquelas que bebem café juntas, conversam, desabafam, apoiam-se, riem muito nas piores situações...

Reformou-se cedo (por ter tido sempre uma profissão muito intensa), na expectativa de fazer tudo aquilo que nunca tinha tido tempo: pintar, ler, ir a cursos atrás de cursos, espetáculos, viajar e fazer isto tudo com as filhas.

Nesta fase, a mais velha começou a trabalhar e a outra foi viver para fora...resultado...calhou a uma amiga das filhas a sorte de andar dias inteiros com ela...a minha mãe foi aquela que iniciou a equitação, aprendeu a costurar (depois de várias tentativas de frequência do curso, ao qual faltava porque lhe cheirava a fritos) e tantas outras histórias, que ainda hoje nos levam às lagrimas contadas pela nossa amiga que a minha mãe "adotou" nesta fase.

A minha mãe é aquela pessoa que na fase de "agrura" que passámos as 3, se sentava nas escadas de um qualquer hospital a comer sandes connosco, que nas longas horas de espera, provocava em nós ataques de riso pelas suas observações, que no meio de um dia e noite particularmente difícil, ia connosco fazer um intervalo a qualquer aula da Universidade ou qualquer evento das mesmas.

A minha mãe é aquela que foi avó tarde...mas que em 3 anos...teve 4 netos de rajada!

A minha mãe hoje é aquela em que não podemos esperar ter um Cozido à Portuguesa à nossa espera quando a visitamos...não...

A minha mãe é aquela em que não podemos esperar que venha limpar, ir ao supermercado, engomar por nós...não...(quanto muito contrata alguém)...

A minha mãe é aquela que se lhe apetecer troca o cabrito do Natal, por um fondue...

A minha mãe é aquela que lhe faz confusão não aproveitar um dia inteiro...ginásio, caminhadas, cursos, espetáculos, netos (cuida de dois diariamente)...

A minha mãe é aquela que desaparece aos fins de semana...porque tem a sua vida...

A minha mãe é aquela para quem ligamos horas a fio e estamos horas a fio, a rir ou a chorar e a falar...

A minha mãe é aquela que percebe pelo nosso tom de voz ao telefone, o nosso estado de espirito...

A minha mãe é aquela pessoa que faz parte...de tudo...de nós...tão intrinsecamente!!!

Consegue ser cáustica, não tem dos melhores feitios e não lhe peçam (seja quem for), para partilhar com ela um Santini!!!!

A minha mãe faz hoje anos, já passou a idade do meio-bilhete"...

A minha mãe é aquela que vai levar hoje a família TODA ao "Cirque du Soleil"...para celebrar...e porque ela é assim!!!! Tão especial!

Parabéns mãe!!!!!



Sem comentários: