sábado, 28 de janeiro de 2017

Genética...ou...não me ensinaram a cozinhar...mas...

Não sei bem se a minha avó materna não era dotado para a cozinha...ou se nunca teve muito tempo para cozinhar...era Enfermeira e lembro-me que sempre trabalhou muito...

...a verdade, é que nunca ensinou as filhas a cozinhar (a minha mãe e a minha tia)...

...penso que quem ensinou alguma coisa à minha mãe, foi o meu Pai. À minha tia...não sei bem (se calhar foi auto didata)...

... a mim e à minha irmã...também não nos foi transmitido nem o gosto, nem grandes ensinamentos de cozinha...

Resultado disto:

Os únicos cozinhados que me lembro da minha avó: cozido, feijoada (que não gosto), pasteis de bacalhau, o arroz da minha avó (que só eu e a minha irmã, e agora os nossos filhos, conseguem comer), as castanhas (nunca mais me souberam ao mesmo), a mousse de chocolate (divinal) e pouco mais...

A minha mãe faz um Bacalhau com Natas (apenas uma vez por ano) divinal e frango com tomate (como eu gosto)...e sinceramente, não me lembro de mais nada...

A minha tia é uma doceira incrível...os seus salames de chocolate, com nozes e pinhões...são das melhores coisas dos nossos Natais...e penso que a feijoada (que não gosto), também é deliciosa...e sinceramente...não me lembro de mais nada...

A minha irmã...faz Caril de Gambas...como ninguém...e pronto!!!

Eu...o meu marido ensinou-me as técnicas da cozinha (por exemplo, fazer um refogado)...a minha sogra também me tem ensinado muito e muito devido, ao meu historial familiar...sinceramente...cozinho, hoje, por amor...mas não à cozinha!!!!!
Cozinho porque tem de ser...porque as minhas crias têm de comer!!!!

A verdade é que faço coisas divinais, por exemplo, sopa! É tão boa, que mal chego às Ferias, onde se encontra a minha família, toda a gente anseia por uma sopinha feita por mim...

Mas justiça, também seja feita à minha família...à minha avó materna...

Faço umas bifanas com alho, margarina e vinho branco, acompanhado com o arroz da minha avó...Excelentes!!!
São tão boas, que deve ser dos únicos pratos, cá por casa, onde nunca sobra nada!
Receita da minha avó:


Faço uma mousse de chocolate, tão boa, mas tão boa...que normalmente é a única coisa que tenho de levar para refeições partilhadas.
Receita da minha avó:


Parece-me que nunca vou despertar para os encantos da cozinha...

Mas parece-me que das mulheres da minha família...sou capaz de ser aquela que melhor cozinha...e que sabe!!!

O Alentejo faz maravilhas....

Sem comentários: