sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Sobre o Jejum Intermitente...

Agora que o Prémio Nobel da Medicina 2016, foi atribuído a Yoshinori Ohsumi, que comprovou no seu estudo que o Jejum auxilia na renovação celular, o JEJUM INTERMITENTE...começa a ganhar respeito.

Há uns meses iniciei, para experimentar, fazer 2 dias por semana, o protocolo 16/8. Estar 16 horas sem comer e comer saudavelmente nas outras 8 horas.

Agora, estou a tentar fazer, pelo menos 3 vezes por semana e não é difícil, mas cumpro algumas regras:

1. Normalmente, só janto sopa. No dia a seguir, em que janto sopa, nunca faço Jejum Intermitente. Acordo e tomo o pequeno almoço normalmente: uma panqueca de aveia com mel, um iogurte grego com frutos, ovos mexidos...

2. Quando janto bem, sopa e segundo prato, ou apenas o segundo prato, termino por volta das 21H e depois só volto a comer por volta das 13H do outro dia. Ou seja, passo 16 horas sem comer, sendo que, pelo menos 8H estou a dormir. Durante a manhã do Jejum, bebo um café com uma colher de óleo de côco, um café expresso e muita água.

3. Nas 8 Horas, em que como...estou a habituar-me a resistir à gula...ou seja...como, até estar saciada e não até ficar cheíssima!

Dificuldades: não sinto fome, mas sinto a falta de estar sempre a mastigar qualquer coisa. Refugiu-me na água!
Sinto, algumas vezes, muita falta de um chocolate...refugiu-me num quadrado de chocolate preto, 70% cacau! (e ainda assalto um ou outro bombom que sobrou do Natal).

Ontem, e porque, embora esteja a ganhar respeito, ainda há muita polémica à volta disto, dediquei o serão a pesquisar, a ler várias opiniões. A mais consensual sobre os benefícios, são:

Renovação Celular;
Contribui para o aumento da hormona do crescimento, o que ajuda na queima de gordura;
Diminui os níveis de insulina;
Melhora a saúde cerebral;
Aumenta a expectativa de vida das células, ou seja, aumenta a nossa longevidade;
Contribui para a perda de peso e não afecta a massa muscular.

Tenho a partilhar que desde, que por cá, acabaram as festas a 7 de Janeiro, já perdi 3 Quilos ...mas também tenho cumprido o exercício...pilates e treino funcional! E pelas minhas contas, já pequei 2 vezes!!!!





Sem comentários: