sexta-feira, 14 de abril de 2017

Paleo e outras coisas

Vai-se lá perceber porque é que de vez em quando nos cai a ficha e decidimos que algo tem de mudar...

...tenho dor ciática crónica que me já me inviabilizou bastante a minha vidinha...

...tenho peso a mais que não ajuda, a nada, e menos a quem tem problemas de coluna como eu...

...tenho um trabalho sedentário, stress e algumas vezes, com algumas viagens que me obrigam estar sentada horas em aviões...

Há quase um ano, comecei a fazer Pilates e depois Yoga e comecei a adorar fazer exercício...alguma coisa mudou.

Há umas semanas, comecei a sentir que o corpo precisava de mais e de menos...

Ao Pilates (duas vezes por semana), juntei o Treino Funcional com o Jorge (Personal Trainer). Assim, faço 4 vezes por semana exercício.
E encontrei o sitio ideal. Não é um Ginásio, cheio de pessoas. É um Estúdio, muito personalizado...penso que já falei disto por aqui NEWMOVE. As aulas de Pilates têm no máximo 6 pessoas, e no espaço de PT, quase sempre estou eu, e a pessoa que vem a seguir e que se encontra a fazer o aquecimento!

O Treino com PT, não é fácil (ainda para mais para quem não está habituado como eu!)...há alturas durante o treino que me apetece chorar, desistir, deitar-me ao chão...tenho a sensação que o coração vai disparar rumo à Praça do Giraldo...saiu do treino, cansada...cansadíssima....mas passado uns largos minutos...passa e sinto-me mesmo bem! O Jorge está lá a puxar, a motivar, a guiar e ainda goza um pouquinho (isto tem de ser descontraído...!). PT não é barato, não! (Os preços não se comparam com os de Lisboa), mas digo-vos que vale cada cêntimo!!
Comecei há pouco tempo e parece-me que já tenho alguns resultados...um dos que noto bastante, é que no dia a dia ando menos cansada, o dia tem mais horas!!! E tenho sempre tanto para fazer e viver, que horas extra...são sempre bem-vindas!

Penso que o meu corpo estava a precisar disto, mais exercício...mais tonificação, mais reforço muscular....

Mas também a precisar de menos...

Além de seguir a dieta que estava a fazer (mais ou menos, com tanta facadinha diária!), comecei a ler bastante sobre Dietas, Alimentação, Mitos...e comecei a ler sobre o Paleo!

Há coisas no Conceito Paleo que fazem mesmo muito sentido, outras nem tanto...pelos menos para mim.
Mas do que já li, as que sinto como fazendo sentido são:
- Há que "ouvir" o nosso corpo, o que ele precisa e suporta!
- Aboli o pão, qualquer que seja...não me anda a fazer falta nenhuma!
- Ando com muita resistência a tudo o que é alimentos em pacotes, processados!!
- Janto (já há algum tempo) sopa! Mas agora já não como nada até ir para a cama...custou os primeiros dias, mas agora já não sinto qualquer necessidade...quando acho que tenho fome à noite, bebo água e passa. É a fase de Jejum que o Paleo defende, mas que cá para mim, só faz sentido à noite...enquanto dormimos...assim, chego a estar de 10 a 12 horas em Jejum (mas a maior parte das horas a dormir).
- Nunca deverei ser uma Paleo 100%, porque o Jejum de dia, não me faz grande sentido! (Para mim, para o que sinto, para o meu corpo!)
- Não consigo abolir os iogurtes da minha dieta, porque me fazem falta e porque gosto e porque não me apetece abolir com tudo o que gosto.
- Arroz, batata, massas e etc não são Paleo...mas ao almoço e em pequenas quantidades, e de vez em quando, estou a consumi-las!
- Há muitos anos, que bebo cerca de 2 litros de água por dia...o desafio agora é chegar aos 3 (não é tarefa fácil!)

Há imensa informação na net sobre o Paleo.

Basicamente, estou a mudar...a dar menos e mais ao corpo...só espero que esta "ficha" fique por cá, para sempre!!

Sem comentários: