segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fim de semana de filha única...no Porto


Passei um fim-de-semana sozinha (sem irmã, marido, filhos, sobrinhos, cunhado...), com a minha mãe e o meu tio Graça no Porto...só mimo de “filha única”...para já soube bem!!!!! (É que normalmente qualquer reunião familiar, é quase um casamento!!!!)...

...Fomos ao Porto...ou seja, eu estava lá e fiquei...eles foram de avião a partir de Lisboa...preços cada vez mais baratos e numa hora faz-se a viagem! Fomos fazer um Mimo à minha mãe e fomos com objectivos muito específicos.

Ficámos no Crowne Plaza Porto...na Av. da Boavista e perto da Casa da Música.
Para mim, conduzir no Porto...é complicado...pelo que arrumámos o carro no Hotel e andámos sempre de táxi para todo o lado. 
E que maravilha...tenho a dizer-vos que às tantas tive a sensação de estar noutro País...os taxistas super simpáticos, prestáveis, faladores, educados...e todos iniciavam cada viagem com: “Quer ir pela marginal...? É muito bonito!” (Muito obrigada, caros taxistas, mas não...por vontade deles, tínhamos enjoado a Marginal!!!!!).

Começámos este passeio com um almoço na Marisqueira “AAntiga” em Matosinhos...fomos para lá e sentámo-nos ao engano. O nosso amigo do Porto tinha marcado noutra que já falarei.
Como já estávamos sentados, e a simpatia de quem nos estava a servir foi tanta, ao ponto de quando nos apercebemos que estávamos enganados, ter insistido para não ficarmos, que não havia problema...que não era preciso pagar o pão que já tínhamos atacado...
...Conclusão: ficámos e ainda bem!!
Marisco fresco, peixe fresco e bom vinho e boa companhia (a minha mãe, o meu tio Graça e o tal amigo que tinha marcado noutro Restaurante)!!!!!
O serviço é bom e a esplanada muito agradável!!!

Dali e porque já eram quase 17:00, descemos à marginal e apanhámos um Sightseeing Tour...não aconselho...fizemos um percurso pequeno, é certo!
Mas o preço e a informação que deram foi muito fraquinha...e o último ST é às 17:30...não se percebe...um País cheio de Sol, com temperaturas amenas à noite...deveria ser pelo menos até às 20:00H!

Saímos na Zona Histórica e fomos caminhando até à LivrariaLello. Não entrámos para visitar, fomos ao lado, onde se pode comprar livros sem visitar e ainda vi um filme sobre a livraria!

Dali, Rua de Santa Catarina, para irmos comer qualquer coisa à Majestic e na esplanada!!! Ali estivemos a beber sumo de laranja, o cheese cake delicioso, a ouvir uns artistas de Rua e a observar o movimento!







Sábado (e porque tínhamos um programa apertado, planeado pela minha mãe e com objetivos muito específicos), de manhã fomos logo rumo a Serralves
O objectivo da minha mãe era ver a exposição de Philipe Parreno. Eu o meu tio, fomos passear para os Jardins e ver a exposição de Miró.
Para já, Serralves, merece uma visita só por si...que Parque! 
Tão bonito, com uma diversidade arbórea incrível! (Fiquei com vontade de fazer um fim de semana com as crias, e dedicar um dia inteiro para andar a explorar e a brincar no Parque).
E lá fomos andando e conversando pelo Parque...acho que demos uma volta enorme para chegar à Exposição Miró...(está mal assinalada)...mas ainda bem!

Gosto muito de andar pela Fundação Miró em Barcelona e até gosto de algumas coisas dele...é um artista muito discutível...
...gostei mais uma vez de uma ou de outra coisa (algumas já conhecia)...mas Miró já me atraiu mais...
...na exposição, andei também muito atenta a um casal em que ele era cego e ela estava com um prazer imenso a explicar cada quadro...o que o quadro lhe transmitia, as cores, as formas...o senhor não tem visão, mas de certeza que conseguiu imaginar à sua forma tudo o que lhe foi transmitido!!!
...na exposição, existe um espaço onde é exibido um filme de como Miró fez este quadro, o primeiro da série em baixo...(bem!!! Só vendo!!!..).





(A minha mãe explica-nos qualquer coisa que estávamos a apreciar...para descansar!!!)

Daqui, fomos para a Marisqueira de Matosinhos, que deveríamos ter ido no dia anterior. Bom peixe, bom marisco, bom serviço, bom vinho...não tem a esplanada do anterior, mas penso que não lhe fica atrás na qualidade.

E daqui, fomos para a Casa da Música.
Para já, começo por dizer, que apesar de polémica, adoro a arquitetura desta “casa” que alberga a música no Porto e que é da autoria de um arquiteto Holandês Rem Koolhaas.
Fomos assistir a um Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.
Para ser sincera não gostei do tipo de música (penso que só a minha mãe a entendeu)...mas adorei a sala...despretensiosa, com uma luz e acústica incrível...agora o que quero é assistir a algo que goste e que perceba nesta sala!!!







E já de noite, e entre ir à Ribeira e irmos a Vila Nova de Gaia ver a vista para o lado do Porto...lá nos decidimos a ir comer umas torradas e um chocolate quente ao Yeatmen Hotel, na esplanada do Bar.
A vista é maravilhosa, o chocolate quente é espetacular...vale a pena...está-se muito bem!!!





E com isto, achávamos que tínhamos fechado com chave de ouro o nosso fim de semana...mas não...

...do Porto a Lisboa, no Domingo, paragem na Mealhada para comer Leitão (não aprecio), mas o do Rei dos Leitões, conseguiu com que eu o comesse...é bom, os acompanhamentos ainda melhores, as entradas são deliciosas...o serviço é excelente!!!

E pronto...rumo a Lisboa e depois a Évora...sempre acompanhada com um leitão inteiro, para o petisco de família e amigos Eborenses!!!

É bom, estar em modo filha única...e foi bom estar no Porto...que merece visitas sem fim...por tudo e ainda mais pelas gentes...






Sem comentários: