sábado, 18 de novembro de 2017

#7_Uma especie de conto...

Tinha 18 anos e não sabia o que escolher...estava na altura de ir para Universidade. Gostava de História e de Ciências.
Duas áreas tão diferentes...
Um dia, à noite numa saída com os amigos...fez-se luz!
Foi para casa, pesquisou na internet uma Cidade que formasse o triângulo de tudo o que gostava: Mar, Ciência e História.
Encontrou Valência, virada para o Mediterrâneo, com história e com uma Cidade e virada para o futuro!
Falou com os pais, agarrou nalgumas poupanças que tinha e foi para estar cerca de 8 dia em Valência...a visitar, a perceber...o que realmente queria fazer o resto da sua vida.

Visitou tudo o que havia para visitar:
A Cidade Velha, cheia de História, cheia de apontamentos árabes e romanos...A Catedral, o Mercado, o Museu da Cerâmica e todas aquelas ruas carregadas daquele tempo antes de Cristo. Foi saber como eram feitas as trocas comerciais Árabes e porque é que alguns monumentos tinham algum estilo gótico...

Andou alguns dias a ver o Planetário, o Museu da Ciência, o Oceanário  a deambular naquela Cidade futurista desenhada por Santiago Calatrava. Aquela era a também uma obra de Ciência. 
A Cidade das Artes e Ciências foi construída em cima do Rio Túria, que estava sempre inundado. Só a Ciência permitia uma engenharia destas.

Num destes dias, foi almoçar calmamente à Marina de Valência. Estava na Esplanada a observar os barcos, os cruzeiros, as crianças a fazer vela...

...mais uma vez se fez luz!!!

Naquele momento, ia viver o presente.

Foi inscrever-se como empregado num Cruzeiro.

Andou mais de um ano em Cruzeiros.
Lembra-se do primeiro e até do segundo...mas já não consegue precisar os restantes.
No seu primeiro saiu de Valência e fez um circuito em espécie de triângulo:   Marselha, Génova, Roma, Palermo, Cagliari, Palma e voltou a Valência.

No segundo, decidiu inscrever-se para ir mais a  Sul e em recta linha: partiu, mais uma vez de Valência, Gibraltar, Tenerife, Salvador, Santos e voltou novamente a Valência.

E assim andou um ano...sempre em recta, aos quadrados e aos triângulos, em cruzeiros.

Quando voltou, tinha muita a certeza do que queria seguir: Biologia Molecular.

Hoje estava ali, a receber o seu Prémio Nobel de Medicina, pela sua descoberta revolucionária.
Não esqueceu a História, daqueles tempos antes de Cristo e até após. Estudar e visitar História era o seu melhor passatempo.

Mas escolheu fazer parte da História do seu tempo.




Sem comentários: