sexta-feira, 3 de novembro de 2017

#4_Uma especie de conto...

O quadro de Golias
______________________________________

Estava no Louvre em Paris, e quando viu o quadro Golias, sentiu-se esmagada...

...tão esmagada, que saiu dali a correr e foi sentar-se na cafetaria do Museu, a olhar, a ver as pessoas, a tentar perceber porque estava tão “esmagada”!

Paris remeti-a para tempos felizes em que não era tudo perfeito, mas mesmo assim, tudo equilibrado!

Agora, ela estava ali, noutro contexto e noutro enquadramento e “esmagada”...

...tinha sido o resultado de muitas coisas, mas principalmente...do cansaço.

Chegou a uma altura da vida, que estava cansada...tal como Álvaro Campos poetizou, “...nem sequer
de tudo ou de nada”!!!!

Pensou que poderia ser a mudança de idade, o cansaço físico, as circunstâncias...

E ali, ficou a olhar para nada, na cafetaria do Museu...

Continuava a sentir-se “esmagada” e de repente, uma pessoa pediu licença para se sentar...

”desculpe, é que preciso mesmo de descansar um pouco e não há mais lugares vagos. 
A menina está com um ar cansado. Está triste? Não esteja!! Tudo passa! Olhe eu, tenho 80 anos, já
vivi uma Guerra Mundial, já amei uma pessoa que já cá não está, já criei 5 filhos que foram à vida 
deles, já perdi muito amigos e dinheiro em parvoíces. Agora vivo na era da globalização, metade da 
linguagem hoje usada não a entendo, vivo na era do terrorismo e da desumanização...
...mas ainda tenho o Louvre para visitar sempre que quero e obras e livros que me fazem voltar à 
humanidade e me fazem ter sensações! 
Está a ver, menina, não esteja triste, não esteja com esse ar, que tudo passa, mas o Louvre e as suas 
sensações, essas, ficam para sempre!”

Ela gostou que ele a tivesse tratado por menina...ela teria menos de 5 ou 6 anos que ele, e mesmo
assim ele tratou-a por menina. Sorriu.
“Obrigada, posso convidá-lo para beber mais um chá comigo?”

Passadas largas horas e muita conversa, o guia da excursão dela apareceu para avisar que iam embora
 para o Hotel.

“Vão andando, eu depois vou lá ter. Este Senhor convidou-me para jantar e depois leva-me ao Hotel”. 
Respondeu com um sorriso e com uma leveza que há muitos anos não sentia!!!









Sem comentários: