terça-feira, 28 de março de 2017

O viajante Português

Sou uma pessoa, por natureza, observadora...principalmente da espécie humana e principalmente...quando estão em grupo...se calhar deveria ter seguido Sociologia...ou então... sou mesmo é muito cusca.

Destas observações, tenho constatado que o viajante Português, que utiliza aviões, são algo peculiares...não a generalidade, mas já observei em viagens diferentes, e com pessoas diferentes, os mesmos comportamentos.

Para já, fico contente, que não somos do pior que existe...por norma somos ordeiros, não complicamos e não empanturramos com questões menores filas de check in e de controle de segurança. 
Há povos muito, mas muito piores....são tão maus viajantes que quando dou por alguns...mudo logo de fila...ou tento....

O Português tem apenas algumas peculiaridades....

...não gostam muito de se regular pelos quadros electrónicos de informação...como somos um povo de confiança, perguntar a um conterrâneo informações é sempre a melhor solução!!!!

...não gostam nada que se lhes passe à frente, mesmo que numa fila de embarque, haja informação de que o embarque é, naquele momento, para os lugares entre X e Y e eles tenham o K!!!!

...somos naturalmente desenrascados, e há sempre alguém que toma a iniciativa de arrumar melhor as malas  nos compartimentos, para que nenhuma fique de fora...e normalmente, gera-se um pouco de confusão, entre o voluntário, hospedeiras e as pessoas que ainda não conseguiram arrumar as malas...

...e há sempre, além deste voluntário desenrascado, alguém que vai comentando para todo o grupo no avião o que se está a passar e com comentários do género: “os portugueses são mesmo assim...desenrascados...!"...

...e ainda há aquele senhor de meia idade, que sabe tudo, e vai comentando à família ou quem vai ao seu lado, as manobras do piloto (acho isto demasiado irritante....”mmmm, ele está a baixar demasiado depressa! Mmmmm agarrem-se que a aterragem vai ser violenta! Mmm, pensei que pela velocidade a que ia, a aterragem fosse pior!"). Graças a Deus que na maioria das vezes, adormeço ainda o avião não decolou e acordo quando está para aterrar!

Mas o viajante Português é solidário nas situações difíceis...se há atrasos...e estes são de longas horas, é ver-nos em grupo, formamos logo uma “família” de entreajuda, conversa e muita queixa!!!!! Acredito que há amizades e amores Portugueses iniciados nalgum Aeroporto, durante a espera para um embarque...só pode!!!!!






1 comentário:

Unknown disse...

Deixaste um retrato perfeito