segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sobre o peso excessivo das mochilas escolares

Habituei-me a ouvir a minha mãe a chamar-me a atenção para me endireitar, para não andar com peso excessivo, para poupar a coluna!!!!

A verdade é que derivado de um problema de coluna (causado pelo desporto na adolescência), tive quase quatro anos com uma dor ciática crónica e crises agudas e só à base de medicação, pilates, yoga, hidroterapia, um seguimento regular da medicina da dor...é que hoje, consigo fazer a minha vida normal.

Por este motivo...sou muito sensível a tudo o que é assunto: Coluna.

Desde o inicio do ano letivo (cá por casa temos uma no 2º ano, e outro no 5º ano), que ando sempre a ralhar e a perguntar se precisam mesmo de levar todo aquele material para a Escola...tal é o peso das mochilas deles.

A dele, mais velho, com mais disciplinas, normalmente é a mais pesada. A dela e porque normalmente os livros ficam na Escola, até costuma ser leve.

Há uns dias, o peso da mochila dela aumentou...e foi aumentando...até que hoje, decidimos fazer por cá uma vistoria...

...resultado...só tinha mesmo o que precisa para estudar, porque por estes dias vai fazer teste (ou seja, os livros estão a vir todos para casa diariamente).

Assinámos a petição que está a decorrer contra o Peso Excessivo das Mochilas em Portugal. Parece que há mais de 13 anos, houve estudos e recomendações para se fazer alguma coisa sobre o assunto...até agora...quase nada!

Hoje e muito à conta da petição, decidimos, ir pesar a mochila dela...4 quilos, o que representa cerca de 17% do peso da minha filha!


Podem assinar a Petição aqui

Eu, por cá...vou continuar a ralhar e a fazer vistorias...mas já me apercebi...sem grande resultado...tudo o que levam, precisam!


Sem comentários: