quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

#Viagens_12 #Espanha #Barcelona

Conheci Barcelona há 12 anos...

..e tal como diz a música:

“…Barcelona
It was the first time that we met
Barcelona
How can I forget…”

Há 12 anos, eu e o meu marido e uma coragem imensa, fomos de carro até Barcelona e por lá ficamos uns dias...em que conhecemos e visitámos muita coisa...lembro-me particularmente do impacto que foi ver a Sagrada Família, o quadro Guernica de Picasso e a Fundação Miró (gosto muito da arte deste Artista). Lembro-me que andámos imenso a pé...tirámos muitas fotos, visitámos muitos locais, comemos divinalmente em alguns Restaurantes...

Tive a oportunidade, há pouco tempo, de voltar a Barcelona...foi em trabalho, mas tive o prazer de mostrar a uma colega , durante uma tarde, Barcelona.

Como já referi algumas vezes, para visitas rápidas a Cidades, nada como os Sightseeing Tours.

Nós ficamos a dormir, numa Rua perto das Ramblas e muito perto da praça Catalalunha, onde existe de tudo: Metro, Bus, Transfer para o Aeroporto de 30 em 30 minutos, Sightseeing Tours.

As Ramblas, é uma Avenida muito larga que vai da Praça da Catalunha, até ao  Porto. É nas Ramblas, que tudo acontece...ou pelo menos parece...
As Ramblas têm sempre muito movimento, muitos Restaurantes, Lojas, Quiosques, artistas e sempre ouvi (mas nunca testemunhei)...carteiristas....

Ficámos no Hotel Turin...para uma noite ou duas...vale muito a pena, principalmente pela localização. Praticamente nas Ramblas...

Foi também nas Ramblas, que encontrámos um Restaurante fabuloso, de tapas...TALLER DE TAPAS

E claro, que tivemos de andar pelo mercado La Boqueria, também nas Ramblas...
...é um mercado antigo, do século 19, cheio de histórias e cheio de cor...e turistas...

E das ramblas, parte-se para qualquer lado, da Praça Catalunha....Metro, Táxis, Bus, Sightseeings, Transfers para Aeroporto...há de tudo!
Li algures que é das maiores praças de Barcelona...e acredito...tal é a vida que tem, e a quantidade de coisas que acontecem à sua volta...

Foi daqui que apanhámos o Sightseeing tour, cujos bilhetes comprámos no Hotel, para beneficiarmos de um desconto...e foi a única forma de fazermos uma visita geral pela cidade...

Começamos pelo Passeig de Gracia, um dos Bairros mais nobres de Barcelona, onde existem inúmeros edifícios de arquitetos famosos, entre os quais La Pedrera de Antóni Gaudi. Já a visitei, mas não desta vez...o tempo era pouco...e o objectivo muito geral...

É em Barcelona que conseguimos ver mais obras de Gaudi, arquiteto que defendia o modernismo, entre o fim do Século !9 e inícios do Século 20...e sempre muito focado nos temas da Natureza e Religião.

A sua grande obra inacabada...a Sagrada Família...é grandiosa, cheia de pormenores, cheia de histórias, de natureza, de religião...
Alguma das suas fachadas, foram declaradas Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2005.
Tenho pena que a minha colega, não a tenha conhecido por dentro...por fora...tem-se logo a noção de aquela obra é uma Ode a Deus, mas por dentro, também sentimos uma Ode à Natureza!!!!
Avistar a Sagrada Família, é ter logo uma sensação de imponência! Depois o interessante é percorrer o quarteirão e descobrir tantos detalhes nas suas fachadas…

Parque Guell
Mais uma obra de Gaudi, que desta vez só deu para ver de fora. Consta que este parque foi contruído para ser um condomínio para a Aristocracia, encomendado por um Empresário – Eusebi Guell, a Antonio Gaudi. A sua construção deu-se entre 1900- 1914, mas não serviu os seus propósitos. Em 1922, foi aberto ao público e em 1984, por ser mais uma representação do Modernismo, foi declarado Património da UNESCO.
Trata-se de um parque enorme, com muitos elementos arquitectónicos e ligações à natureza. É neste parque, que fica a casa onde habitava Gaudi e que hoje é um Museu.

Quando saímos do Parque, e com fome, fomos descendo e este Restaurante pareceu-nos bom…e era…cozinha fabulosa, serviço muito bom e preço convidativo - La Torreta

Praça de Espanha...diz-se que foi inspirada na praça de São Pedro no Vaticano. É uma praça muito grande, e os seus edificios principais foram construídos para a Exposição Internacional de 1929. Nesta praça existe uma Arena recuperada muito bonita, as Torres Venezianas e numa das suas Avenidas, do outro lado da praça, conseguimos ver o Palácio Nacional.

Em meio dia não conseguimos ver muito mais…serviu para a minha colega ter uma primeira impressão de Barcelona e para mim, para ficar com muita vontade de brevemente voltar a Barcelona em Turismo…

(são fanáticos pelo Clube de Futebol de Barcelona...Batatas Fritas Lays com o símbolo do Barça)