Amo chocolate, principalmente, o de leite.
Tenho aprendido a comer mais o chocolate preto, a partir de 70% de cacau...e ainda bem (é anti-oxidante e faz bem ao coração) ...em Ilhéus tive a oportunidade de conhecer o processo do Cacau...aqui.
...fascinante...
...a visita começa com a plantação...os cacaueiros crescem juntamente com bananeiras, uma vez que gostam da sombra destas.
O fruto do cacau pode ter a cor amarela ou avermelhada...e todo o fruto é aproveitado...a casca serve para alimentação do gado e até para a fertilização de solos...
...quando abertos, as suas sementes são brancas...digo-vos que chupar estas sementes é delicioso!!!!!
E é a partir daqui que começa o verdadeiro processo.
Se apertarmos estas sementes, dão um sumo, tipo mel...que pode ser utilizado em doces, gelados, xaropes...
...mas para o chocolate, apenas são utilizadas as sementes:
Uma vez que têm teor de gordura e água, estas começam por passar por um processo de secagem ao sol.
Após isto e passando por vários processos, as sementes irão originar:
Liquor – massa pastosa;
Manteiga de cacau – pasta branca;
Cacau em pó.
Para se fazer chocolate, estes “produtos” são trabalhados em várias fases...e a que determina a sua qualidade é a refinação.
O chocolate “mais puro” é o preto, o amargo...uma vez que na sua composição tem alta percentagem de liquor de cacau e manteiga de cacau...ou seja, menos açúcar e leite.
Ah, e o chocolate branco, na maioria das vezes, nem leva cacau. Este chocolate é feito com a manteiga do cacau, açúcar e leite, mas como a manteiga de cacau é cara, muito das vezes é substituída por algo que não é cacau!!!
Gostei tanto desta visita e aprendizagem, que já me estava a imaginar a ser Fazendeira de Cacau!!!!
Enquanto isso não acontece, vou ali comer um Chocolate de Leite...que leva mais quantidade de açúcar e leite, misturados no liquor e manteiga de cacau!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário