quarta-feira, 30 de maio de 2018

"Mãe, como é a vida?" ou uma memória

"Mae, como é a vida? Está sempre a rodar. Quando eu morrer vai continuar a rodar?"

"Sim, filha, quando tu morreres continuam os teus filhos e netos!"

"Então e eu? Quando morrer, depois rodo, ou seja, volto a nascer e a crescer, ou não?!?!?"


M- 6 anos

Movimento anti-dormir

"Meninos, como é? Ainda não estão a dormir? Não pode ser! Bla...bla...bla...durmam!!!!!!!!!"

"Mãe, eu vou-te confessar....nós somos do movimento anti-dormir, mãe, não há volta a dar!"

(!!!!!!!!!!!!!!!!!!?????!!!!!!????!!!)

M- 9 anos

Imagem retirada da Internet

terça-feira, 29 de maio de 2018

Sabem que hoje se discute a #Eutanásia?

Como não quero saber da novela futebolística que propaga os nossos meios de comunicação, pelos últimos dias, tenho andado atenta ao debate sobre a Despenalização e Regulamentação da Eutanásia ou "morte assistida".

Para já, grande confusão de artigos, explicações, esclarecimentos...de todos os quadrantes políticos, diferentes profissionais, diferentes crenças, etc. A confusão leva, no meu entender, a más interpretações, pelo que espero que os nosso deputados discutam e clarifiquem e tomem decisões de acordo com conhecimento de causa...

...porque este é um assunto sério...

...eis a minha humilde opinião e o que me parece mais sensato:

- Esta deveria ser uma discussão de todos, por isso defendo um referendo, se bem que num país católico como o nosso, poderia prever o resultado...

- Se bem, e sendo extremista e sabendo de antemão, que não seria possível concretizar, deveria ser uma decisão nossa, de cada um de nós...

- Li um artigo em que explicava a diferença entre morte assistida e eutanásia, e por isso não deveriam discutir "A morte assistida", mas sim a Eutanásia, são coisas diferentes. A morte assistida é aquela que acontece a alguém com doença terminal e a medicina vai administrando medicamentos para aliviar sofrimento (normalmente, são as mortes que acontecem em hospitais).
A Eutanásia é o ato de abreviar a vida de uma pessoa, a pedido da mesma, perante um quadro terrível de sofrimento fisico e psicológico sem cura.

- Sou pela vida!

-Mas também sou pela Eutanásia. A vida é para ser vivida e não sofrida ao extremo!

- Para mim a Eutanásia faz todo o sentido apenas em casos extremos de incapacidade e sofrimento em que já não há qualquer esperança de recuperação ou alivio...nenhum Ser Humano deve viver sem "vida"!

- A Eutanásia não deve ser vulgarizada, porque acredito na esperança, ou seja, só mesmo em casos comprovados de que não há qualquer esperança para aquela pessoa que está ali "sem corpo" ou a agonizar de dores e mal estar.


Vamos lá ser sensatos, não tentarmos ser "mais papistas que o papa" e fazer uma discussão clarificada da coisa.





#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #Comer_em_NY

Como já referi aqui, nos dias que estive em Nova Iorque consegui não comer um hambúrguer, nem um cachorro...simplesmente porque são coisas que como, mas não gosto por aí além.

Também já referi que comer bem em Nova Iorque é caro, para os nossos bolsos, uma refeição não nos fica a menos de 70 Dólares (cerca de 60 euros, 2 pessoas), e atenção, é um prato, uma cerveja e um café.

Mas pormenores à parte, fizemos refeições muito boas:

Em Little Italy, um bairro em Manhattan, conhecido assim porque foi povoado desde o inicio do Século XX por Italianos, encontra-se imensos Restaurantes Italianos. Aqui, comemos uma boa pizza.

Por Restaurantes Italianos, normalmente são os mais garantidos...fomos ainda a mais dois: um muito perto da Times Square, apenas com massas italianas e soberbo.

Mas o Italiano que recomendo, é o Grazie em Manhattan, numa zona residencial, e muito perto do  Metropolitam Museum of Art e do Museu Guggenheim. O mais caro de todos, e só nos atrevemos a beber cerveja...vinho por aqueles lados, nem pensar!


Mas o que amei mesmo e fomos lá duas vezes, foi o conceito e qualidade do Burger&Lobster

Para já sou mais peixe e marisco do que carne. Este conceito foi criado por 4 estudantes em Londres que misturaram no mesmo Restaurante especialidades apenas com dois ingredientes: Hambúrgueres e Lagostas.
Há pratos com as duas coisas e apenas com uma delas. Eu optei sempre pela lagosta, mas o meu marido provou também os hambúrgueres e parece que são muito bons.
A lagosta é fresca, bem cozinhada e leva um molho e salada deliciosos.
O melhor....mais barato ou quase o mesmo preço que os Italianos!!!








segunda-feira, 28 de maio de 2018

"As minhas férias em Marrocos"

No ano passado, fomos a quatro passar uns dias a Marrocos, Marraquexe. Falei desta viagem, aqui.

A fazer limpeza a secretárias, descobri, a composição da minha filha sobre esta experiência.



(Já lhe explicámos que não é um país da Arabia...mas para quem já lá esteve, é compreensível a confusão dela)

M- 8 anos

domingo, 27 de maio de 2018

Fomos à Feira do Livro...a de Évora

A Feira do Livro em Évora decorre até dia 3 de Junho.

Não tem a mesma dimensão da de Lisboa, mas gosto de levar as minhas crias lá...e para elas já é ritual.

Andamos pelos stands, folheiam, escolhem e já não querem aquele, vão a outro stand na expectativa de haver algo que lhes agrade mais, cheiram as folhas (tão meus filhos!) e voltam ao stand do inicio, e ainda não é aquele livro...até que encontram aquele!!!! Sinto-lhes prazer nisto e sinto orgulho, um dia hão-de gostar verdadeiramente de ler...

...por agora, vêem super entusiasmados com as compras novas e durante uns dias, sei que vão agarrar-se aos livros.



Não sei se as escolhas foram boas ou más, mas sei que quando se apaixonarem pela leitura de um livro, nunca mais vão querer deixar de ler...um dia vai dar-lhes o click!!!!! Hoje, pode ser o dia!


sexta-feira, 25 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #Estátua da Liberdade

...ainda em Nova Iorque...lá fomos ver o cartão postal da Cidade, ao vivo e a cores.

...a Estátua da Liberdade fica na Liberty Island e só se consegue ver ou visitar através de barco.



Há várias opções para se ver a Estátua, pagas e gratuitas.

Nós optámos por opção gratuita, e não fomos à ilha...quatro dias em Nova Iorque...dá para ver muita coisa, mas há que fazer opções em relação ao tempo despendido em cada local.
Como acredito que não foi a primeira e única vez em Nova Iorque (que a vida me ajude nisto), na próxima visita, o desembarque na Liberty Island vai ser obrigatório.

Apanhamos um ferry para a Staten Island Ferry, o distrito mais distante de Manhattan, e que é utilizado pelas pessoas que lá moram e por milhões de turistas para irem ver a Estátua da Liberdade. Demora cerca de 25 minutos a chegar a Staten Island e tem uma vista muito boa da Estátua...
...visto a Estátua e chegando a Staten Island, nem saímos do terminal, apanhámos logo o ferry de volta para Manhattan e esta volta também é muito gira...






A partir das redondezas do Battery Park, que é um dos parques de Nova Iorque, também lindíssimo, além de uma vista espetacular para o Rio Hudson, pode-se apanhar o Barco pago para ir à Liberty Island e aí enfrentar as filas para entrar na Estátua. (li algures, que tem de se reservar a visita on line e que existem filas e filas de pessoas para entrar...na próxima enfrentarei isto!).






quarta-feira, 23 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #Brooklyn

Brooklyn já foi outrora um distrito com má fama em Nova York.
Penso que, pelo que percebi, derivado da diversidade de nacionalidades que lá vivem e por ter sido um distrito fabril.
Hoje, as pessoas de Manhattan, já começaram a mudar-se para aqui e dizem que por essa razão, já é tão caro como Manhattan.
O metro de Nova York funciona bem e depressa fomos de Manhattan para Brooklyn.



Hoje, está mudado e é lindíssimo. Andámos por lá umas horas a ver tudo e cada paisagem...bebemos café num espaço de co-working e onde também pudemos visitar uma exposição de artistas novos.



















O que existe de mais atrativo é mesmo a Ponte de Brooklyn e a vista para a ponte de Manhattan.

É agradável andar por ali...tudo é interessante.









Ele, a tirar a foto de postal e muito conhecida de Brooklyn...ele e mais uns tantos!!!






segunda-feira, 21 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #World Trade Center

O World Trade Center é um complexo de edificios, que substituíram os que desapareceram no fatídico 11 de Setembro de 2001.

Entrámos pelo shopping futurista do arquiteto Calatrava...é super...grandioso...e mesmo "a cara dele".






Quando saímos do Shopping, temos logo a visão do One Trade World Center...fabuloso!



Mas tenho a confessar, que quando entramos nesta Zona, sentimos algo estranho, mas quando nos aproximamos do Memorial ao 11 de Setembro...sentimos angústia (eu senti).

É uma História muito próxima de nós...a distância ainda é muito emocional e é impossível, não nos sentirmos um pouco "esmagados".
As duas torres gémeas deram lugar a dois fossos com uma espécie de fonte invertida. A toda a sua volta, estão cravadas os nomes das vitimas...não sei se lá estão o nome das 3000 pessoas...olhamos para cima, para aquelas torres enormes, para aquele espaço e ficamos cada vez mais "esmagados"...

...não sou muito destas coisas...mas dei por mim, a precisar de silêncio e a rezar para que o Mundo se torne melhor, por todas aquelas pessoas e por todos nós...foi este o efeito...






(Apesar desta carga, a Zona ficou lindíssima...considero que é uma digna homenagem!)


domingo, 20 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #CentralPark

É incrível, como no meio de Manhattan, no meio de arranha céus, se localiza este imenso espaço verde e lindo...o Central Park.

Alguém nos disse que para o ver na totalidade e percorrer a pé, serão necessárias 5 horas. Nós andamos por lá mais de 2 horas e vimos muita coisa e desfrutámos deste verde imenso.
Nas entradas, existem vários pedicab para alugar, bicicletas, cavalos...tudo caríssimo e penso que é um privilegio poder andar pelo nosso pé, pelo Central Park e não fazer apenas uma "visita turística"...há tanto pormenor para absorver...

O Central Park não é só verde...tem enormes relvados, onde vimos as pessoas a apanhar sol, pais a brincar com filhos, pessoas deitadas a ler...

...à medida que vamos andando no parque, vamos encontrando:

Vistas lindíssimas e lagos



Praças e Fontes

Bethesda Fountain







Descansar a ouvir musicas fabulosas...





Jardim Shakespeare, Cenários de filmes conhecidos, cataratas, lagos, pessoas a correr...é tudo espectacular!!!








(Ameeeiiii NY...já tinha dito?!)

sábado, 19 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #TimesSquare

Em Times Square é sempre de dia!


Os neons, os placards de publicidade, as luzes...fazem com que pareça sempre de dia.

O Hotel onde ficámos, era muito perto desta praça, pelo que, para qualquer lado onde fossemos, passávamos sempre por ela.
Algumas vezes, ficámos mesmo na praça, ou porque há alguém a cantar, a dançar, ou porque as figuras da Disney se andam por lá a passear...ou porque apenas nos apeteceu sentar ali e ficar a apreciar toda aquela vida...turistas, artistas e moradores misturam-se nesta praça, muitas vezes apenas a contemplar.











Nova Iorque tem esplanadas públicas por todo o lado, ou seja, quando estamos numa Avenida, numa Praça, e se houver lugar, basta sentarmos nestas esplanadas...e foi o que fizemos muitas vezes, para descansar, mas acima de tudo...absorver todo o ambiente à nossa volta.

A sensação é que tudo se passa em Times Square (embora seja apenas uma sensação)...as megas lojas são aqui, por exemplo, a loja M&Ms, onde existe tudo sobre este fabuloso doce...entrámos, claro, mas não enchemos nenhum mega saco cheio de M&Ms...

...cá por casa adoramos M&Ms, e trago quase sempre, mas nos Aeroportos há sempre embalagens super com mega descontos!!!!!





















É aqui, na Times Square, que estão os Estúdios de algumas estações televisivas...e alguns Jornais.

É uma praça cheia de luz e publicidade, mas mais parece um Espectáculo...e por isso, há sempre tanta gente sentada, apenas a assistir a isto tudo!!!!



 (Já tinha referido...que amei NY?)