sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

#9_Uma especie de conto...

Era uma vez uma pessoa que gostava de estudar a Sociedade, os homens no seu meio, no seu ambiente e as relações entre eles.

Por causa deste gosto, tornou-se Sociólogo...fez inúmeros estudos, mas o que continuava a gostar mesmo, era observar a Sociedade...

...e passava várias horas a olhar para os comportamentos de grupo, porque sabia bem que saber viver em Sociedade era quase uma arte.

Era nos Centros Comerciais que tinha mais matéria-prima...

...um dia esteve a observar crianças na casa dos 12 anos, que tinham ido em grupo e sem adultos, lá almoçar. Talvez com os Pais, se portassem mal, mas ali no grupo de pré-adolescentes estavam todos excitados, mas com uma postura de “adulto” e notava-se que estavam orgulhosos da postura!

...outro dia, um grupo de colegas de trabalho, que se sentaram mesmo ao lado dele...falaram do trabalho, queixaram-se e cada queixa era pior que a outra...parecia que estavam em competição.

...houve uma vez, que a sua observação, foi para um grupo que parecia família...levaram certamente a avó a passear ao Centro Comercial, nada ou pouco falavam um com os outros. Não conseguia ouvi-los, mas percebia-se que entre uma garfada e outra...imperava o silêncio.
Mais à frente estavam dois casais com as suas jovens crias...aqui reinava a boa disposição e confusão...os pais falavam entre eles, e as mães entre colheradas à boca das crias, iam falando entre elas.

Impressionou-se, num dia cheio de Sol, com 3 recém-mães, a empurrar 3 carrinhos, e a conversarem enquanto almoçavam um hambúrguer! E outro, com um par de namorados, já na casa dos 20, que com um ar feliz, degustavam uma qualquer fast food...previu que depois disso, iriam assistir a um filme no Cinema.

Numa mesa sozinha, estava, um dia, um mulher, claramente a comer à pressa, entre uma compra e outra...de vez em quando olhava para o telemóvel, outras para o vazio. Quando terminou, agarrou nos sacos e com passo apressado dirigiu-se a um balcão, pediu um café e degustou-o de pé. Era quase de certeza mãe, trabalhava fora e o seu dia era sempre recheado de mil coisas para fazer.

Sempre que podia, sentava-se na praça da Restauração de um qualquer Centro Comercial e observava...ali encontrava todo o género de pessoas e todo o tipo de interações possíveis.
Tinha tanta experiência em comportamento em grupo, que bastava observar um pouco para perceber as interações humanas.

Cada vez gostava mais do Ser Humano, não como individuo, mas sempre em grupo...

Se bem, que às vezes, tinha algumas dúvidas do tipo de Sociedade em que nos estávamos a tornar...





Sem comentários: