sexta-feira, 6 de outubro de 2017

#Viagens_19 #Bélgica #Bruxelas

Estive um dia e meio em Bruxelas e entre o trabalho e jantar...tive duas horas, sozinha, para explorar mais um pouco desta cidade...normalmente tento ir o mínimo tempo possível e acabo por não conhecer assim tão bem a cidade...

...duas horas, sozinha e com o Hotel mesmo perto do Centro, Radisson Blu...senti-me no paraíso! Ainda por cima estava um tempo incrível!

Desta vez, consegui explorar as Galerias Royales Saint Hubert. Foram construídas no Século 19, para que a classe alta de Bruxelas pudesse ir às compras. Diz-se que foi o primeiro Centro Comercial a existir na Europa.
São lindíssimas por dentro, e as lojas são todas de luxo e caríssimas...mas vale a pena andar por aqui e entrar numa ou noutra para explorar!



Saí das galerias e a poucos metros dei logo com a Grand Place, sitio que já conheço de cor em Bruxelas e que continuo a achar lindíssima e com um ambiente top! A praça é imponente e tem uma vida incrível. Nesta praça, desde o Século 11 são realizados vários mercados. Já tive a sorte de visitar um de Flores!
Desta vez tirei mais umas fotos, mas não me demorei na praça...tinha outro objetivo...







Atravessei a praça e coloquei no GPS, Manneken Pis. 
É a estátua de bronze de um menino a fazer xixi e o símbolo da Cidade, tem cerca de 60 centímetros e eu nunca a consegui ver...e também não foi desta...e sei que fica muito perto da Grand Place...mas mais uma vez devo ter passado por ela...e não ter dado com a coisa...

Depois de andar a explorar ruas e ruas, todas interessantes, de ter dado com uma igreja lindíssima e ter entrado numa cervejaria que aproveitou uma fábrica e que tem um ambiente e música muito boa...fui dar à praça da Bourse de Bruxelles, fundada por Napoleão. A sua arquitetura assemelha-se a um templo grego.
Mas depois de estar a andar mais de uma hora, o que me aliciou aqui, foi um estudantes a fazer um Concerto na Rua e centenas de pessoas a assistir maravilhadas...
...fui comprar uma cerveja belga (produzem mais de 500 cervejas na Bélgica)...e sentei-me no passeio a desfrutar este ambiente...






E terminada a volta, ter com colegas para jantar. Antes, ainda andámos nas lojas de chocolates a provar (tão bom!!!) e a comprar bonbons para trazer (foi a primeira vez que o fiz por graça...normalmente e porque por cá já temos de tudo, nunca trago e além disso, não são propriamente baratos...mas valem cada cêntimo).

E jantar...as Moules com Frites...ou seja Mexilhões com batata frita...não percebo bem esta junção, mas tendo em conta que a Bélgica é dos maiores consumidores de batatas fritas da Europa, se calhar aí está o motivo.



E no dia seguinte, de volta a casa, decidi tirar foto do primeiro sítio que vejo, sempre que chego a Bruxelas...à saída da Estação Central (há metro e comboio diretamente do Aeroporto!)




Sem comentários: