domingo, 22 de outubro de 2017

Dia Nacional da Luta contra a Dor

"1 em cada 5 pessoas sofre de dor crónica de moderada a grave"

APED-Dor 

Dia 20 de Outubro assinalou-se o Dia Nacional da Luta contra a Dor. E eu não poderia deixar passar sem destacar este dia!

Eu fui uma das pessoas em 5, que vivi mais de 3 anos com dores intensas na perna direita e que radiava para o calcanhar!

Foram anos muito complexos, em que a dor acabou por afetar psicologicamente e fisicamente: vivia por obrigação (sem força anímica) e muito limitada no que podia fazer, arrastava a perna, deixei de ter sensibilidade e várias crises de ciática!!! Muitos médicos, injeções e cama...e muito desespero...parecia não ter solução.

Até que fui para a Medicina da Dor e descobri o meu "Deus" da Dor, Dr. Jorge Cortez!

Ninguém tem de viver com Dor...

...ninguém tem de se conformar com "não há solução, procure um psicólogo, vai viver toda a vida assim"!!!

...a Dor é atualmente estudada numa ótica multidisciplinar...com profissionais dedicados, e acima de tudo...a Dor já é reconhecida!!

Eu , hoje, faço tudo...a dor quase não a sinto, e é derivada de um problema das costas.

Eu, hoje, reduzi muito a medicação e aprendi tudo o que me faz bem o que faz mal.

Eu, hoje, faço pilates, treino funcional e ainda me arrisco a fazer Stand Up Paddle!!!

Vivo sem dor, mas com um respeito imenso por ela...porque a Dor pode ditar o N. bem estar, a nossa sanidade, e o nosso viver.

Tenham atenção aos sinais, não se conformem e principalmente lutem contra a Dor.
É o que a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor faz!


Sem comentários: