quarta-feira, 30 de agosto de 2017

MNMs pelos Caminhos de Marrocos...Marraquexe

Agora que já passaram uns dias, já consigo expressar a minha opinião sobre Marraquexe...até agora ainda não tinha percebido bem qual o sentimento que tive por esta Cidade.

Convém realçar que fomos os 4, e com duas crianças e de Férias, fizemos um misto de descanso e passeio...

...li bastantes artigos, blogs, noticias sobre Marraquexe antes de ir e li de tudo, os que odeiam, os que amam, que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”...

Chegámos ao fim da tarde e fomos à noite para a Medina (Cidade Velha envolta em Muralhas)  jantar...e para mim e as minha crias foi um impacto terrível...passar a principal Praça de Marraquexe – Praça Jemaa El Fna, onde tudo acontece, cheia de pessoas, turistas e nativos, um povo tão diferente, imensas mulheres com burka, muita gente a pedir...milhares de pessoas, tudo diferente...e o terror de os perder naquela confusão!



Ficámos 5 dias no Zalagh Kasbah Hotel & Spa, não é mau, tem piscinas ótimas, mas o serviço e a maioria do pessoal deixa muito a desejar, embora sejam todos muito simpáticos. Para nós foi ótimo, não só por causa das piscinas (onde as crias ficaram horas a fio), mas porque descobrimos que fica muito perto de um Centro Comercial, com um Hipermercado (água, mais água,), uma Farmácia (foi muito útil para ir comprar Imodium) e Burguer King (lá safámos um pouco a alimentação das crianças), um Fun Park que as crias adoraram e lojas normais de um Centro Comercial.

Marraquexe é uma cidade seca e muito quente, pelo que optámos por sair sempre de manhã. À tarde piscina e voltávamos a sair por volta das 19/20H.

Não conhecemos tudo o que queríamos, com crianças em viagem temos de ser flexíveis e acabamos por não conseguir fazer tudo o que estava planeado! Conselho: descontração!!! Em família temos de respeitar os tempos e vontades de cada um e não criar elevadas expectativas quando se viaja com crianças!!! Acaba tudo por correr pelo melhor!

E depois do primeiro impacto terrível, lá fomos conhecer Marraquexe à luz do dia...e é toda outra sensação: a cor (chamam-lhe a Cidade Vermelha, pela Cor Rosa Ocre de todos os edifícios, muralhas em Marraquexe), o movimento (não conduzem, circulam), as vestes, a bandeira de Marrocos hasteada em todo o lado, as ruas cheias de comércio, os sons das pessoas e aqueles vindos das mesquitas (chamamento para as 5 orações públicas diárias) e os cheiros...tão diferentes, tão intensos...tão agradáveis.



Na Medina, vivemos intensamente a Praça jemaa El Fna, absorvemos tudo o que havia para ver, cheirar, provar nos Souks (ruas labirínticas) e conseguimos não comprar quase nada, embrenhámo-nos nas Farmácias, a provar os seus remédios naturais, a conhecer o processo do óleo de Argan, a descobrir praças e pracinhas e terraços para ver a vista e a apreciar o Pôr do Sol por cima da Praça.



Conhecer Marraquexe não é difícil...uma manhã pagamos cerca de 300 Dirham (cerca de 26 Euros) e combinámos com um taxista  fazer um pequeno Tour pela Cidade - utilizar sempre os Táxis oficiais e pedidos no Hotel e ter atenção a tarifa oficial. Não entrar nunca no táxi sem antes negociar a tarifa para o trajeto pretendido!!!

Nessa manhã fomos conhecer o Bairro Judeu, La Palmeraie (onde se pode dar uma volta de camelo...de nós os 4, apenas o meu filho teve coragem e paciência para aguentar o calor!), e o Palácio da Bahia (do século XIX e embora não sendo espetacular, alberga histórias de vizirs, escravos, concubinas, saques...). Este “guia” mostrou-nos ainda a Cidade Nova, que contrasta com a Cidade Velha, não na cor, mas no luxo e modernidade...(McDonalds, Zara, YSL, condomínios luxuosos, restaurantes cheios de charme...).




A noite foi para mais uma volta na Medina e jantar num Terraço lindíssimo, e muito bom, onde o ponto alto foi ouvirmos claramente o ultimo chamamento para a Oração Publica, entre mesquitas. Comida maravilhosa mas acompanhada por água (muitos Restaurantes não têm autorização para vender álcool). “Nomad”, foi sugerido por uns amigos e não decepcionou.

Conseguimos ainda passar umas horas no Jardim Majorelle (jardim botânico, islâmico e muito dedicado a Yves Saint Laurent) e nestes dias, assistimos a um Jantar / Espetáculo onde conhecemos as músicas, os instrumentos, as danças, as tradições.



Não amei Marraquexe...também não odiei...estranhei e não foi uma cidade que se tenha entranhado...

...excepto, e porque já a alguns dias de distância, consigo perceber que para mim, vai ficar sempre associada aos 5 sentidos.

É uma cidade que nos obriga a ter o olhar sempre em alerta, onde constantemente se ouvem sons diferentes, onde é obrigatório cheirar as especiarias, as frutas, os óleos, as plantas, os chás, onde apetece tocar nos inúmeros cestos expostos com todo o tipo de ervas, e onde exploramos sabores tão novos!!!

 CENAS DO PRÓXIMO POST...MEDINA - PRAÇA JEMAA El FNA E SOUKS







Sem comentários: