sábado, 26 de agosto de 2017

A falta de civismo roça a maldade

Ninguém merece estar num Sábado ás 9 da manhã, à procura do Decreto/ Lei sobre o Ruído...

...eu não mereço, mas tive de o fazer...

...9 da manhã e acordo com alguém a derrubar paredes aqui ao lado...às tantas o barulho era tanto...que parecia que me iam entrar pela casa dentro!!!

Tudo acordado...saíu de casa e vou bater à porta do vizinho..."pedimos desculpa, vamos parar!"

E CONTINUARAM...nova investida...aparece o senhor que estava a martelar a parede a informar-me com maus modos que podiam fazer barulho a partir das 9H...respondi que estava enganado e que só poderia ser a partir das 10H, mas que não era uma questão legal, era uma questão de respeito ao próximo, e que Sábado é para dormir, etc...etc...fui brindada com cara de desprezo com a seguinte resposta: "Nós por boa vontade, retomaremos o trabalho às 10H, mas só por boa vontade!"

Eu por boa vontade, vim para casa e agarrei-me ao computador...a procurar a Lei do Ruído...

...encontrei o Regulamento Geral do ruído que no artigo 14, refere o seguinte:
"Artigo 14.o
Actividades ruidosas temporárias
É proibido o exercício de actividades ruidosas temporárias na proximidade de:
a) Edifícios de habitação, aos sábados, domingos e feriados e nos dias úteis entre as 20 e as 8 horas;
b) Escolas, durante o respectivo horário de funcionamento; c) Hospitais ou estabelecimentos similares."

imprimi e voltei aos vizinhos...desta vez atendeu-me um Jovem Casal e um outro casal mais velho. Expliquei a situação e como tinha sido tratada e levei o Regulamento....

"Pois, mas nós só podemos fazer as obras aos fins de semana"...."mas nós não sabíamos que não se podia"..."mas onde foi buscar a lei?"..."Então, sendo assim, vamos fazer à tarde que não a acordamos!!!"....Desculpas e um Obrigada?!?! Só depois de eu explicar o seguinte:

- Meus Senhores, a primeira coisa que vos tenho a dizer é que não deveria ser preciso regulamentos e leis para se respeitar o próximo. Tenho a dizer-lhe que eu nunca faria o que fizeram e desconhecia a lei!
- Só têm o fim de semana para as obras (?)...Nós só temos o fim de semana para descansar!
- Passam a semana a trabalhar e só depois conseguem vir partir as paredes (?) Passo, assim como todos os vizinho aqui, a semana a trabalhar e ainda temos crianças pequenas...Nós também só temos o fim de semana para descansar!
- A vossa atitude devia ser pedir desculpa e não estar a ameaçar que assim vão fazer à tarde! Ok, façam à tarde, que tirando uma ou outra sesta, não devem incomodar ninguém, e aqui o pessoal da vizinhança, nesse caso, não são Humanos para chatear!!!!

(E assim começa uma "bela" relação com novos vizinhos!...agora vou dormir mais um pouco, porque desconfio que me vão lixar a sesta!)

Foto tirada da internet

Sem comentários: