quinta-feira, 31 de agosto de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Marraquexe- Praça Jemaa el Fna e Souks

A Praça Jemaa el Fna é definitivamente a maior atração turística da Cidade de Marraquexe...

...quando se entra na Praça, durante o dia, não se tem noção da vida que esta vai ganhar à noite.



É uma Praça enorme, de onde se avista a maior Mesquita de Marraquexe - a Koutoubia. Quem não é Muçulmano, não pode entrar nas mesquitas. E apenas os homens muçulmanos podem entrar.

A Praça Jemaa el Fna, é uma autêntica mostra de toda a cultura deste país:
...há restaurantes marroquinos...
...há inúmeras barracas/ restaurantes, como estavámos com as crianças, não arriscámos comer nestas "feiras gastronómicas", mas digo-vos que vontade não faltou, tal era o aspecto da comida. Prometemos a um "angariador" (também há aos montes a angariar clientes para os Restaurantes), que no próximo dia iríamos comer ao seu, que era a barraca número tal...e fez logo uma festa porque os "amigos do Luis Figo" iam lá comer.
Por estas bandas, associam logo o Português ao Luis Figo e às vezes ao Ronaldo!!!!!!...
...há barracas com fruta deliciosa e onde fazem à nossa frente e na hora, sumos espetaculares!!!!
Tão bons!!!...



...e depois, a vida na praça, é dada pela ocupação de cada metro quadrado de artistas, músicos, jogos, mulheres berberes a fazerem tatuagens, dançarinos, encantadores de serpentes, leitores de mãos, e mais um cem número de animações/ invenções que nem dá para perceber...as pessoas juntam-se em circulo a apreciar estes "momentos" e caso tirem uma foto...há que pagar...

...o engraçado nesta Praça é viver a mesma!
Sempre agarrada às duas crias e com mochilas para a frente, nunca sentimos insegurança e conseguimos andar a viver esta "vida"!
Vimos os encantadores de serpentes e aqui um senhor que queria fazer yoga com as serpentes (?!), fomos os 4 tatuados por mulheres berberes e ainda tivemos um pouco à conversa com elas, bebemos sumos, assistimos a mini espectáculos de música marroquina, a danças e subimos aos terraços dos Restaurantes para ver as vistas e refrescar!







Foi num desses terraços, que tivemos (nós e imensas pessoas), a apreciar o Pôr do Sol na Praça!!! Tão Lindo!!!




Foi da Praça que também partimos à descoberta dos Souks, que são ruas "labirínticas", onde existe muito, mas mesmo muito comércio tradicional e do outro (camisolas de clubes de futebol, malas de "marca", etc).
Fomos avisados que seria melhor ir com um guia para não nos perdermos e para não nos chatearem para comprar...não foi preciso, um GPS e o povo estar diferente chegaram. Ou seja, sente-se que são insistentes, mas não achei nada de especial. (Na Turquia, achei bem pior...até nos perseguem!).

Sapatos marroquinos, peles, especiarias, remédios, frutos secos, bijutaria...poderia ser uma perdição...mas não!
Não sei, se pelo facto de saber que depois não me largavam até comprar, no geral, nada me interessou...a não ser os produtos naturais!




Andar pelos Souks permite descobrir cantos, recantos, pracinhas e tivemos experiências muito agradáveis.
Numa "farmácia", a simpatia do dono, que deixou as crias tocar e experimentar de tudo, levou-nos a trazer alguns chás!
Noutra, ficámos a saber como se faz a extração manual do óleo de Argan, conhecido como o Ouro de Marrocos, um óleo vegetal que é muito bom para a hidratação do cabelo (claro que comprei!).
Numa casa de especiarias, o rapaz que nos atendeu também foi bastante pedagógico para as crias e ainda sugeriu trocar a minha filha por 200 Ferraris!!! (outros tempos, em que a gracinha era trocas por Camelos!)!!!!! Conseguimos não comprar nada e ainda trazer um utensílio de barro para pintar os lábios e outro para esfoliar os pés! (Tudo oferecido à minha filha)!








É uma experiência maravilhosa andar por estas Ruas, observar as pessoas, as cores das paredes, das portas, das janelas, a vida...e cheirar aquela mistura de ambar com especiarias, menta...







Sem comentários: