quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sobre Bacalhau Dourado

Li que este prato foi criado em Elvas, há mais de 50 anos. Bacalhau Dourado nesta Zona é em tudo semelhante ao conhecido Bacalhau à Braz...

...mas muito melhor.


Gosto muito do Bacalhau Dourado que se faz no Restaurante A Sociedade na Terrugem, uma aldeia perto de Elvas, e que fica entre Borba e Elvas.

Este bacalhau não é seco e o seu sabor é viciante.
Uma vez que por cá, pelo menos uma vez por mês vamos em romaria à “Sociedade”, já discutimos várias vezes sobre o seu segredo...Já tentei fazer em casa e para mim, o segredo é que em vez dos ovos inteiros, só leva a gema...muita gema!
Mas nenhum me sabe como na “Sociedade”.

Este Restaurante, de um casal, é a senhora que cozinha, é muito simples e sem pretensões nenhumas...mas de uma qualidade excelente...não é apenas o bacalhau...O cozido de grão, as gambas gratinadas são outros dos pratos deliciosos e a mousse de chocolate é divinal.
O Sr. Helder, dono e quem serve à mesa é muito simpático e prestável!


E porque decidi partilhar isto?
Porque cada vez mais, escolho os restaurantes pelos pratos que servem e pelo bom serviço.
Já não tenho grande paciência para ir a Restaurantes por ir.
Provavelmente porque almoço em Restaurantes há quase 20 anos, e tenho quase a certeza, porque com a idade, cada vez estou mais exigente e sem paciência para muita coisa.

Atualmente, as minhas escolhas são porque: Ali come-se o melhor Bacalhau Dourado, acolá têm um polvo excelente, noutro sitio cozinham como ninguém o Marisco, aqui têm os melhores gelados do Mundo e por ai adiante.
...este é o principal critério, que tem de ser misturado com dois igualmente importantes: o serviço e o silêncio.
Há restaurantes que têm pratos que adoro, mas o serviço é mau e/ou são tão barulhentos que depressa me afastam...volto sempre a ir lá parar – é a gula – mas geralmente arrependo-me sempre!

Sem comentários: