segunda-feira, 5 de setembro de 2016

#Viagens_7 #Argentina #Buenos Aires

Fui em 2014, participar num congresso em Córdoba e na volta aproveitamos para ficar dois dias em Buenos Aires.

Chegámos à noite e lembro-me que talvez pelo cansaço, fiquei desiludida...(não sei explicar exatamente porquê)...

Ficámos alojados num Hotel na Avenida 9 de Julho (há quem diga que é a Avenida mais larga do Mundo), quase em frente ao Obelisco que é um monumento de comemoração dos 400 anos da fundação da Cidade.


Na noite da chegada fizemos algumas tentativas de ir Jantar e ver um espetáculo de Tango...depressa nos apercebemos que: Só espetáculos para turistas e caríssimos.
Fomos à procura de uma “tasca” emblemática que alguém já tinha ido e que era uma Tasca para Argentinos, muito típica e onde se tocava acordeão e se dançava Tango...Encontrámos...Fechado! E acabamos por desistir da ideia!!!!!

2 dias em Buenos Aires não dá para quase nada...

Iniciamos o primeiro dia com um “City Sightseeing Tour”, para mim, é a melhor forma de se ter uma visão geral e rápida de uma Cidade...!E pronto! A primeira impressão noctívaga, depressa mudou e comecei a gostar.

Não me lembro bem do percurso que fizemos, mas lembro-me do sítios mais emblemáticos e vim com a sensação que Buenos Aires é uma cidade de contrastes Moderno/Tradicional, uma cidade com muita cor e dinamismo.

Plaza de La Republica – É onde se encontra o Obelisco.

Bairro Recoleta - Com edifícios clássicos e lindíssimos é um bairro nobre da Cidade. É aqui neste bairro, no Cemitério que está sepultada Eva Perón (Evita).

Plaza de Mayo – Aqui vimos a Casa Rosada, uma espécie de palacete cor rosa e que é a Sede da Presidência da República;

Puerto Madero – É o Bairro mais moderno e nobre da Cidade, virado para o Rio de La Prata. Aqui há imensas Casas de Tango e Restaurantes.
Fomos a um enorme, com vista para o Rio e com uma dinâmica de buffet e de “escolha os ingredientes e fazemos na hora”...Muito bom! Pelo que tenho lido, e pelo movimento que havia à noite para estes lados, os Restaurantes por aqui são geralmente bons.

Caminito no Bairro La Boca – São Ruas consideradas Museus a céu aberto, com arte por todos os lados e casas típicas coloridas (eram as casas dos imigrantes italianos e normalmente muito pobres). Hoje as casas típicas são lojas de souvenirs e penso que uma ou outra serão ateliers de artistas.
Gostei muito do Caminito: As cores, o ambiente que se vive na Rua (tem este nome graças a um Tango muito conhecido), as esplanadas, os artistas e até aqueles que andam atrás de nós para encenarem uma foto “tanguista”...
Gostei também de comer por aqui...encontrámos um Páteo muito engraçado, de um Italiano, mas com Carne Argentina. Fenomenal!!
Foi ainda no Caminito que conseguimos ver 10 minutos de Tango, espetáculos oferecidos pelos Restaurantes aos Turistas!!!!


No Bairro La Boca, o que achei menos interessante foi o Estádio onde o Maradona treinou...Mas achei um “piadão” pousar com uma estátua dele.



O Caminito faz parte dos roteiros dos City Sightseeing Tours, mas em cada paragem não podemos ficar muito tempo, pelo que a ultima manhã foi passada a revisitar esta Zona que tanto gostámos.

Em Buenos Aires ainda visitámos a Livraria Ateneo, instalada no teatro Ataneo Grand Splendid. Linda, com lugares para a leitura, um bar e café e repleta de livros. Uma belíssima ideia para aproveitamento de Espaços Antigos devolutos.




Gostei muito de Buenos Aires e em geral das pessoas, que não achei muito diferentes dos Portugueses, talvez mais apaixonados e mais religiosos....

....assim a diferença mais visível...os Taxistas...são verdadeiras Agências de turismo...quase todos têm catálogos de todas as atrações e espetáculos em Buenos Aires e enquanto fazemos a viagem para qualquer lado tentam vender-nos tudo e mais alguma coisa...
...quase fomos parar a um Jardim Zoológico para podermos pousar ao lado de um Leão...por metade do preço...Lá conseguimos safar-nos!!!! Mas não é fácil!! ...

...Um levou-nos a uma Tangueria, dizendo que para ele o preço era mais barato (foi connosco à entrada para saberem que ele é que nos tinha angariado). Quando fomos para pagar, não era nada assim como dizia, e lá fomos para a Avenida arranjar outro táxi (porque este entretanto raspou-se!).



Sem comentários: