quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O super-poder das Sementes e de outros

A minha nutricionista introduziu quatro tipo de sementes na minha dieta diária.

Explicou-me o que cada uma delas ia trazer de benéfico para o meu corpo e mente...

As sementes estão na moda e por esse motivo...fui pesquisar porquê!

Neste momento, como uma colher de sopa diária de linhaça, bagas de goji e chia e ainda duas colheres por dia de sementes de girassol...tudo obviamente misturado nas refeições, ou como snack ou ainda como ceia.

As bagas de goji:
De sabor, são doces e com uma textura parecida com as passas de Uva.
É um fruto e não uma semente e utilizado hà milhares de anos pela Medicina Chinesa. A minha prescrição é para comer uma colher de sopa de bagas de goji à Ceia.
Parece que é uma fonte excelente de proteína e as suas propriedades contribuem para fortalecer o sistema imunitário e anti-envelhecimento. Parece ainda que tem propriedade anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Melhora a memória, promove a energia e o bem-estar, combate inflamações e auxilia na perda de peso!!

Sementes de Linhaça:
São as sementes do linho. Eu como-as em pó no yogurte da manhã.
Parece que tenho de as comer porque além de ajudar ao emagrecimento, são muito ricas em Omega 3 (essencial à minha ciática).
As suas propriedades ainda contribuem para atenuar os níveis altos de colesterol e ajudam a flora intestinal.

Sementes de girassol:
São as chamadas pipas, mas sem sal. São deliciosas e a semente/ fruto que mais gosto deste conjunto.
São muito ricas em fibra, pelo que previne a prisão de ventre, protege as células antioxidantes, diminui o colesterol (tem gordura da saudável) e ainda ajuda a emagrecer, uma vez que dão a sensação de saciedade e diminuem o apetite.
Mas...como tem gordura e é calórica...não se pode comer mais de duas colheres de sopa por dia.

Sementes de Chia:
Para começar a palavra deriva de “oleoso”!! E a semente é de uma planta que se pode encontrar na Guatemala, México e Colômbia.
Pela pesquisa que fiz, é um dos alimentos mais saudáveis e completos que existe...tem tudo: proteínas, fibras, minerais, anti-oxidantes, cálcio e vitaminas, por isso basicamente...deve fazer bem a tudo.
Para o meu caso, penso que irá contribuir para combater inflamação (do nervo ciático) e desintoxicar.
Penso que também me dará uma sensação de saciedade, já que polvilho a sopa do jantar com esta semente (sopa = única coisa que como ao jantar!!).

Amêndoas:
Só 5 ao lanche!!! Este fruto é rico em magnésio e cálcio, portanto quem tem ossatura frágil como eu...este alimento é muito bom!
Engorda imenso, pelo que é preciso ter muito cuidado. No meu caso, além de me ajudar a reter o magnésio, irá ajudar à retenção de líquidos causada pela medicação para a Dor Ciática!


E é isto...as sementes e frutos têm super-poderes e eu daqui a 3 meses estarei mais nova, com uma pele de fazer inveja, mais magra, super saudável, mais esperta, mais acordada, com mais memória e menos despassarada...
Mentira: estas duas ultimas! Não acredito que o super poder destes alimentos resolvam...já vem comigo e com os meus genes...não há semente que lhes valha!!

Sem comentários: