segunda-feira, 12 de setembro de 2016

#Viagens_8 #Itália #Veneza

Aproveitámos estar em Verona, e fomos passar um fim de semana, em 2013, a Veneza.

Apanhámos um comboio e em menos de duas horas estávamos em Veneza...pelo que entramos pelo lado da Estação de Comboios...e que entrada...que espetáculo!!!!
Quando se vai a Veneza, já se vai com uma ideia pré-concebida do que vamos encontrar, mas nada nos prepara para o primeiro impacto!


Ficámos num Hotel pequeno mesmo perto do Canal Grande e em Veneza mesmo! Não era luxuoso, mas muito bom para duas noites, e além disso, com uma vista deliciosa quando se saia da sua porta...


Penso que Veneza só pode ser explicada por imagens, coisa a qual não dou particular importância (se calhar porque tenho sempre alguém “fotografo” atrás)...

Penso também, que é uma Cidade para ser ir, pelo menos uma vez na vida, mas não é daquelas cidades que me apeteça repetir a visita (Ao contrario de Madrid, Barcelona, Verona, Praga, etc).

Penso, ainda, que quem tiver par... é daquelas cidades que vale muito a pena ir a dois e aproveitar todo o ambiente romântico de Veneza!!!

Andámos muito a pé a conhecer os canais (mais de 100), as Ruas estreitas, as Pontes (serão 400), as praças (todas lindíssimas)...

...A praça mais emblemática é a Praça de São Marcos, uma grande praça onde encontramos a Basílica de São Marcos, O palácio Ducal e o Campanário da Basílica...Sendo um dos ex-libris de Veneza, tem sempre muita gente, muito movimento e muitos pombos!
Sentámo-nos a beber uma bebida numa das esplanadas, cheias de glamour e ao toque de violinos...aqui...só mesmo para uma bebida! Os preços são demasiado elevados!!!!


...a ponte mais engraçada é a Rialto...tão cheia de gente...principalmente Japoneses...quase era impossível andar....

Veneza tem toda ela um encanto único, pela sua arquitetura (histórica), pelos canais, pelas ruas estreitas, pelos seus recantos deliciosos e romantismo (não andamos numa Gôndola, mas estas dão todo um ar de romance aos Canais).

Embora não tenhamos tido tempo para ir às ilhas (Burano, Murano e Torcello), fizemos uma viagem de Vaporetto (barco) em que conseguimos ter uma vista geral de Veneza muito razoável.


Não me lembro exatamente onde comemos, não tenho grandes lembranças...lembro-me apenas de uma refeição com vista para a Ponte Rialto....mas lembro-me de um fim de tarde em que estivemos muito tempo à beira do Canal Grande a absorver toda a sua vida e paisagem e de uma noite em que decidimos vir da Praça de São Marcos para o Hotel a pé e fomos parando nas ruas estreitas, nos seus cafés, e paramos algumas vezes a degustar um copo de vinho...Não sabemos exatamente se as Ruas eram perigosas ou não, mas o passeio neste ambiente estava a saber tão bem, que optámos por não pensar muito nos perigos (de qualquer forma, há sempre gente nas ruas de Veneza!).


Sendo uma Cidade com forte tradição carnavalesca (remonta ao século 16 quando a nobreza se mascarava e vinha para a rua misturar-se com o povo), imagino Veneza no Carnaval...De fugir! De certeza! Tal a quantidade de gente!

Dada esta tradição, existem imensos manequins e lojas com Mascaras de Veneza lindíssimas e caríssimas!!!! Dá para comprar uma ou outra e andar nas lojas permite-nos ver a beleza destes trajes!!


Como já referi...Veneza deve ser visitada a dois...e foi a dois que a visitamos e nos deslumbrámos!!!!

Foto: Nelson Cristo

Foto: Nelson Cristo

Foto: Nelson Cristo

1 comentário:

Unknown disse...

...depois disto; tenho que lá ir!