terça-feira, 3 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Vaticano

A viagem de familia, este ano, foi a Roma.

Começar por dizer que para crianças de 9 e 11 anos, não é o melhor destino.
 Anda-se muito, muito calor, muitas pessoas e muita história para o atual interesse deles.
De qualquer forma, achamos sempre positivo que conheçam e tenham estas experiências.
Além disso, é tempo em família e a conhecermos juntos. (acho que eles valorizam isto)

Fomos um dia para o Vaticano.

O País mais pequeno do Mundo e onde vive o Papa...mas não o vimos.

Soubemos que no Vaticano vivem cerca de 800 pessoas, mas diariamente recebe milhares de visitantes...

...são mesmo milhares...muita gente e muitas filas para entrar nos Museus e na Capela Sistina. Fiquei sem perceber se para se entrar apenas na Basílica de São Pedro, se é necessário estar nas longas filas.

Nós optámos por contratar um Guia Oficial na Entrada do Vaticano. Preferimos esta alternativa aos Passes e Bilhetes que se vendem para se entrar sem filas, em Roma, porque assim tivémos a explicação de tudo.
Não é barato, mas a Guia falava Português e entrámos em todo o lado sem esperar.

Alerto que a visita ao Museu e à Capela Sistina acaba por ser um pouco decepcionante.
Lá por dentro andamos em filas, mesmo tipo manadas, não se pode parar muito tempo e este ambiente acaba por estragar um pouco a visão deste património...que impressiona.
Não se pode tirar fotos na Capela, mas pode-se ficar muito quietinho a ver toda aquela majestosa obra...e é impressionante.

A Guia disse-nos que ao fundo era a porta da casa do Papa...como gosto imenso dele, tirei foto para registo!!!

Jardins do Vaticano

O final da visita acaba na Basílica de São Pedro, e que Basílica, imponente, cheia de História...onde encontramos os restos mortais de São Pedro e nas catacumbas de todos os Papas.
Onde vemos uma das primeiras esculturas de Michelangelo (sim, ele era escultor...), que fez com 24 anos, em que Nossa Senhora pega em Jesus Cristo quando este sai da Cruz.

Aqui, na Basilica, anda-se á vontade e o tempo que se quer...

Quando saímos da Basílica é muito engraçado ver o Palco onde o Papa costuma falar.

E os Arlequins, os guardas Suíços que pertencem ao Exército do Vaticano. (na foto lá atrás...à frente está a minha cria que achou imensa piada às suas vestes).

Ainda na Praça de São Pedro, vimos a Homenagem que João Paulo II mandou construir num dos edifícios do Vaticano, a Nossa Senhora, por o ter salvo do atentado de 13 Maio de 1981. A imagem da N. Senhora foi colocada na direção de onde vaio a bala.

Estivemos no Vaticano quase 5 horas...

...dica, para quem vai com crianças...quando se sai, existe um Mac Donalds muito perto...foi aqui que lhes demos de almoço/ lanche e depois disso seguimos para um Bistro para nos deliciarmos com comida e vinho Italiano!!!