quarta-feira, 18 de julho de 2018

Doar o corpo à medicina...altruismo ou egoísmo?

No meu caso...ambos!



No outro dia ouvi esta reportagem da TSF sobre o tema. Podem ouvi-la aqui.

E fiquei a pensar...

Doar o corpo à medicina é contribuir para um Mundo melhor...estamos a contribuir para melhorar o ensino na medicina e se calhar para avanços na Ciência; Eu gostava de contribuir.

Mas não é um assunto fácil...

...eu comecei logo por pensar para mim que ia doar...já pesquisei os decretos de lei, e todo o processo e já mandei mails a solicitar mais informações sobre como se processam ou se há lugar a cerimónias fúnebres...

...e aqui está o meu egoísmo.

Perdi o meu pai há 7 anos, e além de tudo o que passámos por estar doente, quando morreu, lidar com a sua ausência e ainda com as cerimónias fúnebres foi muito traumatizante.
As cerimónias fúnebres são dois dias horrorosos, que na minha opinião, só servem para adiar o confronto com aquela realidade de ausência para sempre...muito sofrimento adicional a mais!!!

Por isto, não quero que os meus filhos, marido ou outros familiares tenham de passar isto na altura da minha morte.

Assim, como sei que a alma do meu pai, está em paz...um dia, seja o que escolher fazer com o meu corpo, também estarei em paz. E no fundo, é isso que interessa!

Para já, ainda não decidi...

...não é um assunto, que se possa decidir sozinha...além das nossas crenças e credos, no fundo é a família que importa...e por esse motivo, uma decisão destas implica conversa com os familiares e acima de tudo respeitar o que eles pensam ou acreditam... e encontrar uma decisão que não deixe quem vai e quem fique, sem Paz!

Caso, queiram mais informações, pesquisem aqui.


Sem comentários: