quinta-feira, 26 de julho de 2018

A minha avó Mariana

Nunca conheci outra avó tão atípica...talvez a minha mãe o seja hoje...afinal tem a quem sair.

A avó Mariana era aquela avó que nos dava fiambre com batatas fritas (verdadeiras) e arroz de manteiga, e bombocas e suspiros e mousse de chocolate.
Era Enfermeira, mas não me lembro de ter algum cuidado com a nossa alimentação....

...a Avó Mariana, mandava-nos o lanche do 2º Andar para a rua (praceta onde passávamos a maior parte do tempo quando não tínhamos escola), num cesto que fazia descer com uma guita! A Avó Mariana, arranjava para o lanche carcaças aquecidas com banana e açúcar!!!!

...a Avó Mariana, quando se reformou, ia ao café com as amigas e havia sempre uma neta e os amigos que se juntavam a ela...

...a Avó Mariana ficava horas connosco, à noite a conversar, a rir na cama...dizia que estava a tirar o curso superior, porque quando entrei na Universidade, era na casa dela que estudava...

...não me lembro de respeitarmos tanto uma pessoa como a Avó Mariana...lembro-me em pequena de nos dar alguma chineladas, mas à medida que fomos crescendo, formou-se uma amizade tão grande que era com ela que tínhamos alguns segredos...

...às vezes pedia-nos para a irmos buscar de mota ao cabeleireiro e lá a íamos buscar a um sitio estratégico com pouca policia (tinha acabado de fazer a mise e não ia estragar com o capacete e tínhamos de ir muito devagar para não haver muito "vento").

Depressa ajudou e motivou a tirarmos a carta...a partir daí...foi uma festa....todos os dias lá tínhamos de ir à Parede aos recados, ir buscar uns óculos sempre esquecidos...sei lá...ir a Monsaraz, a Fátima...o que ela gostava!!!!!

Era tão especial que um dia ouvi da minha mãe, quando teve de rajada 4 netos..."a parva da tua avó deixou-se ir e não assistiu a nada disto". Deixou-se ir cedo demais...cheia de saúde, com um humor e boa disposição incrível...o coração traiu-a cedo demais e esteja onde estiver...está com as irmãs e as amigas numa praia com o seu fato de banho na conversa ou no café e a achar imensa graça aos 4 bisnetos...

...era tão especial, que quando pensamos nela ou relembramos as suas inúmeras histórias...apesar das saudades, o que sentimos é mesmo alegria e acabamos sempre a rir...

...diz que é Dia dos Avós...e acabo sempre por me lembrar muito dela...

...hoje, os meus filhos e sobrinhos têm a sorte de ter avós tão presentes, tão amigos e tão "criadores"...
Hoje, eu e a minha irmã, não saberíamos o que fazer, nem podemos ter a vida que temos, se não fosse todos os avós deles...OBRIGADA!



MT- 10 anos V- 10 anos (alguns netos)

2 comentários:

carla rodrigues disse...

...Lembro-me bem da D. Mariana!

Unknown disse...

Ai Martinha tão verdade .....como te entendo!!!! A Avó Mariana tb era um bocadinho minha...assim como a minha Avó Assunção um bocadinho da tua irmã ....os Avós são o melhor do Mundo. Podemos agradecer por termos tido o privilégio de os termos nas nossas vidas...assim como os nossos filhos, que ainda não têm noção disso mas terão um dia ....Beijinhos