terça-feira, 4 de julho de 2017

A ti Iryna... ou...a força de alguém que sai do seu País para ter uma vida melhor!

Tenho pensado muito como deverá ser ter de sair, “fugir” do meu Pais, já em idade adulta para ter uma vida melhor....não que queira ou que precise, Graças a Deus...
...mas porque tenho a sorte de estar a assistir ao percurso de quem o teve de fazer...

...tenho a sorte de ter feito uma amizade com uma família Ucraniana / Portuguesa (o filho já nasceu em Portugal)...

...ela, a mãe, a minha amiga era Enfermeira no seu País Natal e largou tudo e veio para Portugal trabalhar...não em enfermagem, mas a cuidar da casa dos outros...

Em Portugal, não podia praticar a sua profissão...até que decidiu aos 40 ingressar na Universidade em Portugal para conseguir ter o seu canudo Português.
Quando ingressou na Universidade, e com mais de 10 anos de experiência em Enfermagem, pelo que sei, não lhe atribuíram nenhuma equivalência
(esta questão mexe um pouco comigo...Porquê? a Experiência noutro País não tem cá nenhuma validade? Seria por ser estrangeira? Não falar o Português correto? Não sei e agora também não interessa muito, mas que me faz confusão, faz).

Os meus amigos Ucranianos estão em Portugal há anos e quem os conhece bem, sabe e sente que são pessoas extraordinárias...embora eles sintam sempre alguma resistência da parte dos Portugueses em “amigar” com eles. Não sei, se têm razão, se do lado deles também não haverá alguma resistência ou se com a idade, as nacionalidades não têm importância nenhuma e o que conta é a qualidade dos amigos e não a quantidade.

Mas voltando, á Srª Enfermeira: um dia decidiu voltar a estudar, ir tirar o seu curso Português de Enfermagem...do que assisti, posso dizer-vos que não deve ter sido fácil:
Lidou com a dificuldade da língua...(o filho, agora com 10 anos, corrigia o PT dos trabalhos);
Teve de trabalhar e estudar e educar um filho (que é só, há anos, o melhor aluno da Turma);
Lidou com alguma frustração: saber que sabia e que não era valorizado esse saber;
Lidou com a estupidez humana de todos aqueles que se acham superiores, e que teimam em não valorizar o esforço humano;
Lidou com dias de cansaço e tristeza e desconfio que houve alturas em que pensou (só pensou, claro) em desistir...
...mas também lidou com as conquistas de dia para dia, ano para ano, de notas 10 para 14, 15....

Este fim de semana, a Iryna, benzeu e queimou as suas fitas de curso...terminou o seu curso e pode praticar Enfermagem em Portugal ...espero que em Évora.

E porque vale a pena contar esta história? Porque me impressionou a felicidade a comoção com que ela festejou...não foi igual a todos os jovens que com ela estavam também a terminar o curso...foi tão diferente.
“Saiu-lhe do pelo” como se costuma dizer e notava-se tanto isso...

...estava Feliz e aliviada...e no entanto, não parava de agradecer a presença dos amigos neste dia...para ela foi mesmo importante e marcante...

...chorou, agradeceu mil vezes, discursou outras tantas (muito se discursa nas festas Ucranianas!!!), e fartou-se de brindar os amigos que com ela estavam com “adoro-vos”, “ nem sabem como estou Feliz por estarem aqui comigo”...

...isto já é tão raro, nos dias de hoje...dar importância às pequenas grandes coisas que se tem...a Iryna já tem um canudo, mas estava tão Feliz com ele como com a manifestação de amizade dos seus convidados.

Gosto de observar a Iryna, de pensar no que já passou na vida e gosto de a tomar como exemplo de que a vida não é um drama, embora difícil, a força, coragem, a boa disposição, a família, os amigos, podem torná-la muito mais fácil.

Gosto de ti Iryna ! Também gosto de ti Nelinha (fizemos uma bela amizade as 3 e não quero nenhuma ciumenta!!!);

Agora, desejo a todas as Irynas de Portugal que consigam prosseguir com as suas vidas por cá, que possamos ser um País verdadeiramente inclusivo e que saibamos aproveitar para o nosso bem as Irynas desta vida!!!!

A ti Iryna, terás sempre o meu respeito e amizade....



2 comentários:

Unknown disse...

Um beijo grande de parabens, por tudo o que conseguiu, para a Senhora Enfermeira Iryna

Anónimo disse...

Amiga sei do que passaste e sei que esse canudo te assenta que nem uma luva por isso muitos parabens

gtande bj Hugo Toya Edgar e Nuno