sábado, 11 de agosto de 2018

"Deixar nascer a vida que se faz"

Ontem impressionou-me imenso a notícia de uma Orca que anda a passear ao largo de Vancouver - Canadá, a sua cria morta, há cerca de 16 dias. A noticia li, aqui.

Esta espécie está em risco de extinção, uma vez que as crias estão a morrer porque lhes falta nos oceanos um alimento crucial à sobrevivência, uma espécie do Salmão.

Um dia, como cantou Roberto Carlos, embora sobre a caça às baleias, as nossas crias, vão considerar alguns animais e espécies de hoje, "dinossauros", existiram há muito, muito tempo...

...fala-se tanto na maneira atroz como tratamos os Oceanos! Devíamos estar mais atentos e devíamos ter mais consciência que estes são vida e são a casa de muitas espécies animais.
Protegemos as nossas casas com unhas e dentes, é o nosso ninho! Mas o que achamos que não nos pertence, não queremos saber!
Mas a verdade é que o Planeta é só um e e pertence a todos! É o nosso macro ninho, e sem ele não podemos ser, não podemos ter, e não podemos construir os nossos micro ninhos!

Impressionou-me-me esta mãe e o seu sofrimento, não quer largar a sua cria, mesmo morta, à mercê de um Oceano que a matou...E sabem que as Orcas choram? Que sentem dor? Que têm os mesmo direitos que nós (tão evoluídos!!), de ser mães, nas suas casas, com filhos saudáveis e felizes?

Todos dias, temos os sinais do que andamos a fazer ao nosso macro ninho...mas continuamos todos os dias mais preocupados em cuidar do nosso micro mundo...eu incluída, claro!!!


As Baleias - Roberto Carlos - 1981


Sem comentários: