segunda-feira, 3 de outubro de 2016

#1 – Évora – Capela dos Ossos

Nasci em Lisboa e cresci em Carcavelos, Parede, Estoril...

...Vivo em Évora há 12 anos, porque me casei com um Eborense.

Gosto muito de viver em Évora.

As gentes, a comida, a cidade histórica, a família daqui, os amigos daqui, a qualidade de vida e muitas outras coisas, fazem-me afirmar muitas vezes que não me apetece, nunca, mudar-me daqui.

Évora não tem Mar, não tem praia, não tem a minha família, nem os amigos com quem cresci, é certo!
O Mar, a praia só custa no primeiro ano.
Quem cresceu “na praia” consegue sentir algum mal estar no primeiro ano no Alentejo, falta-nos alguma coisa e essa coisa é o azul, o cheiro a maresia...
No primeiro ano, quando chegava a Carcavelos de visita, tinha sempre que “cheirar o mar”.
Hoje já passou, e só começo a sentir realmente falta, com os primeiros dias de calor de cada ano, e em que me apercebo que para ir à praia, tenho de percorrer de carro , pelo menos 1 hora.
A família, essa também está a uma hora e se é das coisas que me faz mais falta...esta falta fica atenuada pelo facto de sermos “os sempre em festa” e acabo por estar com a Família, ora cá , ora lá...todos os meses, e há meses em que mais de uma, duas, três vezes...
...os amigos é que acabam por ficar mais para trás...mas continuo a ter o mesmo grupo com quem cresci, o mesmo grupo com quem Estudei na Universidade...e com todos sempre a mesma amizade!!!

Partilho isto, porque a minha filha pediu-me para este fim-de-semana irmos à Capela dos Ossos, Évora.

As minhas crias foram conhecer a Capela dos Ossos este verão e achei aquele pedido para lá voltar “tenebroso”...mas lá fui...porque não?

Fui Turista na minha Cidade (que é como chamamos quando vamos ao Centro Histórica de Évora) e como turista irei ter por aqui também um Etiqueta dedicada a Évora.

Capela dos Ossos, “tenebrosa”, porque as minhas recordações quando lá fui em miúda deixaram-me sempre com esta imagem...Hoje, já não é assim tanto.
Em conversa com alguém responsável lá dentro, soube que os ossos foram todos limpos, existe agora uma barreira entre os ossos e nós, a capela recebeu mais iluminação e foram abertas janelas para arejar.
A Capela dos Ossos fica na Igreja de São Francisco na Praça 1º de Maio.

As paredes são forradas a ossos e crânios, provavelmente de pessoas já há muito falecidas entre os Séculos 14 e 15, uma vez que a Capela foi edificada no Século 17, por monges que quiseram deixar uma marca da transitoriedade da vida.


Quando se entra para visitar a Capela de Ossos, pode-se ainda visitar uma Exposição de Presépios (que achei quase toda ela lindíssima) e ir a uma das varandas da Igreja ver a paisagem...vale muito a pena e para as crianças é super importante conhecerem de tudo um pouco, ainda mais na sua Cidade.


Desci da Praça Geraldo até à Praça 1º de Maio e depois da visita à Capela, fomos até ao Jardim Publico comer um gelado...
Domingo, e Évora estava cheia de gente, com muitos turistas, há cada vez mais esplanadas e sabe muito bem estar sentada numa destas a disfrutar esta Cidade que é considerada Património Mundial pela UNESCO.

Sem comentários: