terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

À minha irmã...a mais nova


(Escrito há um ano...mas sempre atual)

Creio que comecei a gostar dela assim que nasceu...

Reza a História, que eu e os meus “compinchas” da praceta onde vivíamos, andávamos sempre a rondar o seu berço...no infantário, eu queria estar sempre na sala dela. 
Na primária, foi juntas que passamos uma tarde inteira à frente de um prato de fígado que nos recusamos a comer...valeu-nos a chegada do meu avô para nos ir buscar e um valente ralhete à Escola...se as netas não gostavam, não comiam e pronto!
Foi juntas que íamos muitas vezes para a casa da Diretora, porque o colégio fechava e ainda ninguém nos tinha ido buscar...nunca ficamos traumatizadas, atenção!
Foi juntas que passávamos os nossos verões na Praceta e íamos para a praia com o resto das crianças...todos sozinhos!

Crescemos juntas e desde sempre foi o “meu ai Jesus”...ninguém lhe podia tocar, fazer mal...brigava muito com outros à conta dela!

Aprendemos, desde cedo, a organizar-nos sozinhas e juntas...e muitas vezes brigávamos imenso...mas na maioria das vezes, éramos cúmplices...como andámos sempre nas mesmas Escolas....depressa arranjámos estratégias para que nunca fosse preciso os nossos pais lá irem...e as coisas correram quase sempre bem...

Aprendemos a duas a fazer crepes, a adorar arroz com atum, ovos mexidos e arroz com fiambre e batatas fritas...que remédio...tínhamos de nos desenrascar.

Foi comigo que foi a primeira vez a uma Discoteca...e foi na adolescência que me tornei a mana chata...sempre a controlar...tinha e tenho pânico que lhe aconteça alguma coisa.

Passámos sempre tudo juntas, e sempre tentando que a outra tenha sempre os melhores momentos, ou que sofra o menos possível nos piores momentos.  
Não suportamos o sofrimento uma da outra...e somos sempre mais uma para a outra.
É juntas que temos os maiores ataques de riso...e se juntarmos a nossa mãe à festa...é do pior!!! É juntas com a minha mãe que nos dá para “aparvalhar” e rir nos piores momentos...
É juntas que nos divertimos só as duas, que não complicamos, que estamos sempre bem...desde que ninguém nos chateie!

O destino quis que tivéssemos as duas um casal de crias, os rapazes quase da mesma idade e as raparigas da mesma idade...a verdade é que se nota neles (aos pares, claro), uma cumplicidade e amizade de irmãos!!!

E sei que isto pode parecer a frase feita...mas realmente a minha irmã é a minha melhor amiga...e é das pessoas que mais amo no Mundo.

Amo-a tanto, que vivo a sua Felicidade, Ansiedade e Angustias, com uma intensidade incrível...
...quando foi estudar para Inglaterra...gastei em dois meses, 100 contos de telefone...
...quando se casou...chorei muito de Alegria!...
...quando me ligaram a dizer que seria o momento em que os meus sobrinhos iam nascer, voei para Lisboa e durante todo o caminho fui com o coração apertado, a rezar para que tudo corresse bem...e quando vi os meus sobrinhos...a emoção foi sempre sempre muita!
...quando a vi chorar desesperada com a “agrura” que passamos na vida...custou-me mais que toda a “agrura"...
...quando a vi exposta perante um Júri a defender a sua tese, faltava-me o ar...tal eram os nervos...

Hoje, ela é a mana chata...
...foi ela que acompanhou o meu marido no primeiro dia de vida do meu filho na neonatologia!
...foi ela que pôs um Hospital todo a mexer para receber a irmã, que vinha de Évora, com as águas rebentadas...e que me ligava de 5 em 5 minutos para saber onde vinha...(tal foi o enervamento em que me deixou)...
...é ela que organiza a nossa vida familiar...
...que põe e dispõe...e eu concordo sempre...
...que me chateia para fazer isto ou aquilo...
...que tem a casa sempre cheia de gente...
...que trata de tudo o que é importante!

Faz hoje anos, e não estarei com ela....mas isso é coisa que pouco nos importa...

Parabéns Mana....






Sem comentários: