sexta-feira, 1 de setembro de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Marraquexe - Jardim Majorelle

Para quem gosta das coleções do Yves Saint Laurent, uma visita ao Jardim Majorelle em Marraquexe é obrigatória...não para ver moda, mas porque este Jardim está ligado à sua história.

O Jardim Majorelle foi criado pelo pintor com o mesmo nome, que era apaixonado por botânica e construiu um Jardim à volta do edifício, pintado de azul, que ele criou: o azul majorelle. É lindíssimo, cheio de cor, fontes, lagos, vasos em cerâmica, muitas espécies de plantas e árvores.





Em 1980, Yves Saint Laurent e o seu companheiro Pierre Bergé, decidem salvar este “oásis” que estava para ser um complexo hoteleiro, e compram o mesmo, tendo ambos habitado na casa azul majorelle. A ligação a este Jardim era tanto, que YSL, referia muitas vezes que era a sua inspiração para a criação de coleções. Quando morreu em 2008, as suas cinzas foram espalhadas num local do Jardim, onde existe também um memorial à sua pessoa.

É um passeio super agradável e bonito de se fazer...há sempre fila para se entrar, mas as crianças têm prioridade, pelo que saltámos essa parte.



Um fotografo que ame a cor, poderia estar bem um dia inteiro neste Jardim, que matéria prima não lhe faltaria!!! 
Tal é a cor, a diversidade de plantas, o fresco das fontes e lago, de nenúfares a catos penso que tem de tudo. Tem ainda um lago com peixes muito interessantes ...achámos mesmo exóticos. Como não sou fotografa, apenas tirei algumas fotos para memória, esperando brevemente ter a reportagem de qualidade do meu marido, que irei mostrar por aqui!





Neste Jardim, ainda é possível beber um chá de menta num “café” super agradável e visitar o Museu de Arte Berbere e uma pequena exposição sobre quadros de colagens que YSL fazia para oferecer a amigos.




Ao lado do Jardim, e prevista a sua abertura para Outubro 2017, está instalado o Museu Yves Saint Laurent.





Sem comentários: