terça-feira, 29 de novembro de 2016

Pilates vs Yoga

Ontem no Estúdio Newmove onde faço Pilates e Yoga decorreu a seguinte conversa/ discussão:
“Quem gosta de Pilates, não gosta de Yoga e vice-versa”

Como faço os dois – duas vezes por semana Pilates e uma vez por semana Yoga, resolvi dar o meu pequeno contributo para esta questão:

Gosto mais do Pilates.
Iniciei o mesmo por prescrição médica e depois de um longo período de hidroterapia para recuperar o movimento da perna direita e a força do glúteo direito.
Basicamente fui para o Pilates com algum receio de me “mexer e estragar tudo”. O objectivo é fortalecer o corpo, alongar a coluna e fortalecer os músculos, principalmente o Glúteo direito que quase não funcionava. Ajudar no emagrecimento também é objectivo.
No Pilates, trabalhamos os abdominais, os glúteos, os gémeos, os braços, os dedos pequenos, os grandes...basicamente trabalhamos o corpo todo e sempre com muito cuidado com a lombar e a cervical.
Cada pessoa, pelo menos no Newmove e com a professora Lula, faz ao seu ritmo e respeitando a sua capacidade. A Lula está sempre a motivar e a “puxar” para “mais um bocadinho”, “até ficar a arder”...e os resultados são incríveis!
Digo-vos que não são aulas fáceis e que são aulas em que sentimos cada músculo do corpo! Mas sabe tão bem...principalmente as conquistas que vamos conseguindo fazer com o nosso corpo.
No Pilates também se relaxa, por esse motivo acho que apesar do principal objectivo ser “ter um corpo saudável”, ajuda imenso a uma mente sã.
Mas principalmente, e para mim, as dores desaparecem (e olhem que de vez em quando vou para a aula com uma ligeira dor), a minha mobilidade é agora total e a flexibilidade voltou...As coisas que faço e que jamais pensaria voltar a fazer por causa da minha “amiga” ciática...são incríveis!!!! Chego a emocionar-me e fico a olhar para a posição do meu corpo ao espelho como se tratasse quase de um “milagre”! E repito a posição só para ter a certeza que não foi força do acaso!!! Tontarias....

Agora estou a juntar ao Pilates, o Yoga. Também gosto, embora prefira o Pilates.
O Yoga é basicamente (diz o meu médico) para eu deixar de ter medo. Criei medo a sustentar-me na perna direita, a descer escadas, a subir e principalmente pânico de ter crises de ciática agudas e recomeçar tudo de novo...

...Este medo detectado pelo médico...levou-me ao Yoga (o qual no próprio Estúdio já me tinham recomendado)... Tenho tido muita sorte com as pessoas que me têm e estão a ajudar neste caminho! Grande equipa, todos, médico, fisioterapeuta e professora de Pilates/ Yoga!

O Yoga relaxa (não há qualquer dúvida) e penso que liga a mente ao corpo. No meu caso, o Yoga serve (e porque se baseia na persistência das posições) para perder o medo, para que a minha mente comunique à minha perna que está tudo bem e que consigo (uns dias com mais dificuldades que outros ) sustentar o corpo na perna direita e puxá-la para trás e estica-la e colocá-la em posições que na escrita é difícil explicar.

Pilates vs Yoga? Não me parece...o que me parece é que um complementa o outro. E que fazer ambos...é muito bom! E depois de um dia difícil? UI, que maravilha!!!

Não é por acaso que existe a expressão “Mens sana in corpore sano” – Mente sã em corpo são.

1 comentário:

Unknown disse...

Fico muito contente por estares bem melhor. Vou obter informações sobre o Pilates para também fazer.