São sete os livros...
....começam na Segunda Guerra Mundial (1940) e vão até ao período da era Thatcher...
...tudo se passa entre Bristol e Londres e NY e até mete a Russia pós Estaline.
Em Fevereiro de 2019, uma amiga falou-me do que estava a ler e que lhe estava a acontecer com esta leitura o mesmo que nos acontece com as séries...episódio atrás episódio e todos dias ânsia de saber mais um pouco!
Gosto muito de ler...pelo que imediatamente... fui comprar o primeiro livro da saga...
Antes fui pesquisar algumas críticas sobre o autor: Jeffrey Archer...dizem que é um dos melhores escritores destes tempos, um excelente contador de histórias...não sei se é o melhor (não gosto e nem saberia avaliar quem será o melhor escritor dos nossos tempos...não importa...continuem a escrever e a contar histórias e a ser excelentes)...mas concordo que é um excelente contador de histórias.
Estou quase no fim da último da saga, e optei agora por expressar o que achei, para não me deixar tentar pelo "spoilerismo"!!!
A saga inicia-se com a vida de Harry Clifton, miúdo, pobre, que vive os seus dias a fugir da escola para ir para as docas, para estar com o tio e pai...o pai morre em circunstâncias muito estranhas...e tudo começa aqui.
Os capítulos são sempre datados e sempre sobre uma das personagens...a saga conta a vida de Harry Clifton, da sua familia materna e daquela que consegue construir com Emma (o amor da sua vida) e Giles (irmão de Emma e desde sempre o seu melhor amigo).
A partir daqui há romance, intriga, política, negócios, guerra e uma visão muito clara do que é/era a City em Londres (distrito de negócios de Londres, onde estavam os principais Bancos), a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns e como se chega a uma e a outra.
A familia Clifton / Barrington é aquela que tem valores, educação, dignidade...afinal tudo se passa à volta deles...e de vez em quando, como qualquer ser humano, mostram a sua parte menos boa.
Cada livro acaba de forma a que nos atraia para o próximo...
É uma leitura leve, mas muito atrativa...
Às vezes previsível, mas também com muitas surpresas...
É viciante e daqui a uns dias acabo o sétimo - Este foi um Homem - e vou de certeza sentir aquele vazio do acabar um livro, uma série que adoramos...
...até ao dia seguinte...quando pegar naqueles que comprei pelo Natal e que por causa do Archer...ficaram a meio e aguardam na mesa de cabeceira.
Sim, aguardam fechados, porque a idade e cabeça já não perdoam, e atualmente (ao contrário de outros tempos) já não tenho capacidade para ler dois e três livros ao mesmo tempo, conforme a disposição do dia...já baralho as histórias todas!!!!! Idade!!!!
Mas definitivamente...ler...quem conta bem histórias e nos consegue alienar por momentos do dia-a-dia...é entre outras coisas...das melhores coisas que existe!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário