segunda-feira, 27 de maio de 2019

2 SECOND LEAN ...ou os meus tupperwares

Houve tempos em que eu tinha em casa um armário cheio de caixas de plástico, de todos os tamanhos e feitios, e tampas...nestes tempos, tinha imensa tampa e caixa solteiras e cada vez que precisava de um casamento, era um luta fazer combinar caixa com tampa!!!

Houve tempos, que o uso destes objetos só me lembravam o jogo do Tetris, pois passava longos minutos a tentar encontrar uma caixa para o que queria e depois uma tampa que a cobrisse!!!!! Nestes tempos, parecia que estas caixas eram "cogumelos"...apareciam sempre mais!!!

Até que li o livro do Paul Akers - 2 Second Lean, que tem como princípios fundamentais: eliminar o desperdício e a melhoria contínua.

No ano em que o li, implementei em todo o lado algumas ações, mas depois fui esquecendo...por exemplo, a minha mala de mão é tudo o que o 2 Second Lean não é...

...mas houve uma parte da minha vida que nunca mais mudou...apliquei os princípios do 2 SECOND LEAN aos meus tupperwares...

...comecei por percepcionar "O que é que me chateia? O que me faz perder tempo?"

...vai dai:

1. Caixas para guardar alimentos de plástico...FORA! (penso que as dei)

2. Analisar as necessidades de guardar alimentos cá em casa. Não havendo por norma restos (se houver janta, já é uma sorte), é preciso caixas para a sopa (há sempre) e para levar marmita para o outro dia e para alguma necessidade pontual.

3. Comprar um conjunto de 6 caixas de vidro. 2 grandes, 2 médias e 2 mais pequenas.

4. Ter tudo arrumadinho uma dentro das outras e as 6 tampas todas no mesmo sitio.

Portanto, cá em casa é o que temos! E não sentimos falta de mais.

Alguém ficou no outro dia muito admirada com esta quantidade e logo se ofereceu para me ir comprar umas caixinhas!!! NÃO QUERO!

Aliás...amiúde algumas caixas de plástico vêem cá parar e se não são da minha tia ou sogra (que conhecem cada um dos 1000 tupperwares que têm)...depressa vou à vizinha ou à irmã, basta dizer: "É teu!" E elas recuperam com um obrigado aquela caixa que sabem lá se é delas ou não...é mais uma!!!!

Este principio dá para tudo...eliminei o uso de plástico, ganhei espaço no armário e ainda ganhei horas de vida!!!!


Sem comentários: