segunda-feira, 27 de maio de 2019

2 SECOND LEAN ...ou os meus tupperwares

Houve tempos em que eu tinha em casa um armário cheio de caixas de plástico, de todos os tamanhos e feitios, e tampas...nestes tempos, tinha imensa tampa e caixa solteiras e cada vez que precisava de um casamento, era um luta fazer combinar caixa com tampa!!!

Houve tempos, que o uso destes objetos só me lembravam o jogo do Tetris, pois passava longos minutos a tentar encontrar uma caixa para o que queria e depois uma tampa que a cobrisse!!!!! Nestes tempos, parecia que estas caixas eram "cogumelos"...apareciam sempre mais!!!

Até que li o livro do Paul Akers - 2 Second Lean, que tem como princípios fundamentais: eliminar o desperdício e a melhoria contínua.

No ano em que o li, implementei em todo o lado algumas ações, mas depois fui esquecendo...por exemplo, a minha mala de mão é tudo o que o 2 Second Lean não é...

...mas houve uma parte da minha vida que nunca mais mudou...apliquei os princípios do 2 SECOND LEAN aos meus tupperwares...

...comecei por percepcionar "O que é que me chateia? O que me faz perder tempo?"

...vai dai:

1. Caixas para guardar alimentos de plástico...FORA! (penso que as dei)

2. Analisar as necessidades de guardar alimentos cá em casa. Não havendo por norma restos (se houver janta, já é uma sorte), é preciso caixas para a sopa (há sempre) e para levar marmita para o outro dia e para alguma necessidade pontual.

3. Comprar um conjunto de 6 caixas de vidro. 2 grandes, 2 médias e 2 mais pequenas.

4. Ter tudo arrumadinho uma dentro das outras e as 6 tampas todas no mesmo sitio.

Portanto, cá em casa é o que temos! E não sentimos falta de mais.

Alguém ficou no outro dia muito admirada com esta quantidade e logo se ofereceu para me ir comprar umas caixinhas!!! NÃO QUERO!

Aliás...amiúde algumas caixas de plástico vêem cá parar e se não são da minha tia ou sogra (que conhecem cada um dos 1000 tupperwares que têm)...depressa vou à vizinha ou à irmã, basta dizer: "É teu!" E elas recuperam com um obrigado aquela caixa que sabem lá se é delas ou não...é mais uma!!!!

Este principio dá para tudo...eliminei o uso de plástico, ganhei espaço no armário e ainda ganhei horas de vida!!!!


quinta-feira, 23 de maio de 2019

É a vida...

Há dias que são para esquecer...são dias em qua ainda estamos a recuperar do primeiro embate e levamos logo com outro...e mais outro...e quando finalmente nos deitamos, só o corpo descansa, a nossa mente passa a noite a vaguear por caminhos que nos cansam, que nos tiram a paz...

...e depois acordamos...

...e o dia seguinte é em crescendo, partilhamos e presenciamos vitórias, recebemos em catadupa boas notícias, emocionamo-nos, brindamos, rimos...e quando nos deitamos, vamos com o coração tão cheio, que todo o nosso dormir é paz!

Chama-se a isto Vida!


segunda-feira, 20 de maio de 2019

As Crónicas de Harry Clifton...Jeffrey Archer

São sete os livros...

....começam na Segunda Guerra Mundial (1940) e vão até ao período da era Thatcher...

...tudo se passa entre Bristol e Londres e NY e até mete a Russia pós Estaline.

Em Fevereiro de 2019, uma amiga falou-me do que estava a ler e que lhe estava a acontecer com esta leitura o mesmo que nos acontece com as séries...episódio atrás episódio e todos dias ânsia de saber mais um pouco!

Gosto muito de ler...pelo que imediatamente... fui comprar o primeiro livro da saga...

Antes fui pesquisar algumas críticas sobre o autor: Jeffrey Archer...dizem que é um dos melhores escritores destes tempos, um excelente contador de histórias...não sei se é o melhor (não gosto e nem saberia avaliar quem será o melhor escritor dos nossos tempos...não importa...continuem a escrever e a contar histórias e a ser excelentes)...mas concordo que é um excelente contador de histórias.

Estou quase no fim da último da saga, e optei agora por expressar o que achei, para não me deixar tentar pelo "spoilerismo"!!!

A saga inicia-se com a vida de Harry Clifton, miúdo, pobre, que vive os seus dias a fugir da escola para ir para as docas, para estar com o tio e pai...o pai morre em circunstâncias muito estranhas...e tudo começa aqui.

Os capítulos são sempre datados e sempre sobre uma das personagens...a saga conta a vida de Harry Clifton, da sua familia materna e daquela que consegue construir com Emma (o amor da sua vida) e Giles (irmão de Emma e desde sempre o seu melhor amigo).

A partir daqui há romance, intriga, política, negócios, guerra e uma visão muito clara do que é/era a City em Londres (distrito de negócios de Londres, onde estavam os principais Bancos), a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns e como se chega a uma e a outra.

A familia Clifton / Barrington é aquela que tem valores, educação, dignidade...afinal tudo se passa à volta deles...e de vez em quando, como qualquer ser humano, mostram a sua parte menos boa.

Cada livro acaba de forma a que nos atraia para o próximo...

É uma leitura leve, mas muito atrativa...

Às vezes previsível, mas também com muitas surpresas...

É viciante e daqui a uns dias acabo o sétimo - Este foi um Homem - e vou de certeza sentir aquele vazio do acabar um livro, uma série que adoramos...

...até ao dia seguinte...quando pegar naqueles que comprei pelo Natal e que por causa do Archer...ficaram a meio e aguardam na mesa de cabeceira.

Sim, aguardam fechados, porque a idade e cabeça já não perdoam, e atualmente (ao contrário de outros tempos) já não tenho capacidade para ler dois e três livros ao mesmo tempo, conforme a disposição do dia...já baralho as histórias todas!!!!! Idade!!!!

Mas definitivamente...ler...quem conta bem histórias e nos consegue alienar por momentos do dia-a-dia...é entre outras coisas...das melhores coisas que existe!!!!




quarta-feira, 8 de maio de 2019

De volta a Londres...mas agora a quatro!

Não ia a Londres seguramente há mais de 10 anos...

...e se algumas coisas estão iguais...outras mudaram!

Fomos a quatro, 3 dias, para eles conhecerem Londres.

3 dias é pouco, mas bem geridos deu para eles conhecerem os principais Spots de Londres!

Adoraram! É das cidades ideais para ir com as crias.

Começamos o primeiro dia pelo London Eye...uma espécie de roda gigante e onde se tem uma visão panorâmica de Londres.


No dia seguinte...Museus: há muitos e quase todos excelentes. Para poucos dias, tem de se seleccionar um ou dois. Por escolha deles, passámos o dia todo: Museu de História Natural e Madame Tussauds.

O Museu de História Natural está muito focado na Terra e na evolução da espécies. O que eles mais gostaram, obviamente, foi a exposição dos dinossauros, a demonstração da formação dos terramotos e a evolução da espécie humana. É preciso uma manhã inteira para esta visita, que é grátis.



O Madame Tussauds...(museu de cera) está muito diferente do que eu conheci pela primeira vez...a familia real já perdeu algum protagonismo e está muito mais virada para a criançada...há os politicos, os membros da vida real, mas depois há todo o Mundo da Marvel, do Star Wars, os atores e atrizes mais reconhecidos e acaba ainda com uma experiência Marvel 4D e o orgulho Nacional: O Cristiano Ronaldo!!!. Tarde inteira nisto e paga-se e bem!!!


Mas Londres é Palácio de Buckingham e Big Ben. Fomos ver o primeiro e o render da guarda, mas o Big Ben está em obras e todo tapado.


Há imensos spots obrigatórios em Londres e foram esses que optámos por visitar, numa primeira visita (espero eu) deles a Londres.


A Milenium Bridge foi cenário do principio de um filme de Harry Potter e ainda por cima, tem uma vista muito engraçada do rio e da Catedral de St. Paul.


Londres é as cabines e os Bus vermelhos, Harry Potter e o sistema de Metro, que utilizamos para todo o lado, com rapidez, facilidade e económico.


Não é uma Cidade barata, e optámos sempre por escolher o metro como transporte e a melhor opção para quem não quer estar sempre a comer Fish and Chips, são os Restaurantes Italianos e Argentinos.


terça-feira, 7 de maio de 2019

Parabéns Tia!!!!

A irmã da minha Mãe, a nossa Tia, faz hoje anos...e porque este texto estará sempre atual...

...é a nossa Tia e a tia de todos os nossos amigos...porque ela assim os trata a todos...

...a nossa Tia é aquela que faz no Natal o melhor salame de chocolate e pinhões do Mundo, e que passa o tempo a dizer que demorou imenso tempo a fazê-los, que lhe doí as mãos...no fundo, ela adora fazê-los e oferecer-nos porque sabe que amamos...e o que gostamos ainda mais é que estes salames prolongam durante dias e dias aquele sentimento especial de Natal...

...está reformada, mas não tem muito descanso...entre o meu Tio e a minha Mãe, passa a vida a "tratar" dos "senhores"...como lhes chama, porque tem um humor incrível!!!!

...E ainda tornou-se baby Sitter do Gato da minha irmã, e com algum jeitinho, a minha qualquer dia vai de Évora à Parede, passar umas Férias...

...é aquela que se derrete com os sobrinhos netos...

...é aquela Tia, que anda sempre com o coração nas mãos por nós..."Já chegaste?", "Está tudo bem?"...e nós sentimos isso, que há ali mais alguém que está sempre por e para nós.

Um beijinho Tia! Parabéns