terça-feira, 25 de outubro de 2016

MNMs pelos Caminhos de Espanha - Oviedo

A primeira vez que fui a Oviedo foi em 2007.
Dois casais, de carro (quase 12 horas), fomos rumo a Oviedo e desta vez lembro-me que já tinha gostado muito desta Cidade, da sua história, edifícios e restaurantes. Lembro-me desta viagem porque foi a primeira vez que fiquei longe do primeiro filho (ainda bebé) alguns dias. Lembro-me também porque foi bastante agradável e divertida.

Em 2013, e em família metemo-nos num avião e fomos passar o fim de semana a Oviedo.

Não sei bem qual o motivo desta escolha, a não ser na altura, o preço dos bilhetes de avião, querermos fazer uma viagem de poucas horas com duas crianças de 4 anos e duas crianças de 6 e 7 anos e experimentarmos com elas, irmos todos de fim de semana (eu e o meu marido, a minha irmã e cunhado, a minha mãe e mais as 4 crianças).

Oviedo é a capital das Astúrias. Oviedo é uma cidade medieval e como outras Cidades de Espanha, cheia de praças e vida!

Tem edifícios lindíssimos (alguns declarados Património Mundial pela UNESCO), contrastes entre Montanhas e Cidade, muitos caminhos pedonais e ruas sem trânsito.

Com 4 crianças pequenas, optámos por fazer uma “caça ao tesouro” pela Cidade, ou seja, colámos fotos de monumentos e esculturas da Cidade, e quem encontrasse primeiro o “tesouro” ganhava. Usámos esta estratégia, para podermos andar a passear pela Cidade e para que eles se entusiasmassem com o passeio...Resultou...num dia andamos tanto que às tantas foi preciso apanhar um táxi porque as crianças já não andavam...arrastavam-se!


Oviedo é das Cidades mais limpas de Espanha, tendo ganho já vários prémios por este facto (há quem diga que é das cidades mais limpas da Europa).
Tornou-se famosa por servir de cenário para um filme de Woody Allen. Por este motivo, existe uma estátua do mesmo na Cidade. Aliás, pela cidade toda encontramos várias estátuas.

Gostei muito desta - La maternidad

Passear por Oviedo é descobrir em cada canto, uma maravilha diferente. Dos Edifícios, o mais imponente é a Catedral San Salvador. Das Praças, a mais engraçada é a Plaza del Foután.


(Foto retirada da Internet)

(Foto retirada da Internet)

Das duas vezes que já fui a Oviedo, comi maravilhosamente...os pratos mais conhecidos são a Fabada (género de feijoada mas com uns feijões brancos e grandes) e o Pote Asturiano (tipo o nosso cozido). Numa das refeições, mandamos vir uma tábua dos seus queijos e enchidos (e disse quem gosta, que eram deliciosos).

Em Oviedo, existe uma Rua só com Sidrerias...bebida típica e de maçã, muito apreciada por aqueles lados. Fomos uma noite ao restaurante Sidreria Tierra Astur Gascona. Comemos maravilhosamente bem, bebemos sidra e para as crianças pedimos um género de carne na pedra, em que eles é que a tiveram de cozinhar e foi um Festa! As crianças adoraram, assim como todo o espetáculo e ritual que envolve a Sidra, e como tem de ser servida.
Estes restaurantes têm uma vida incrível e cheiram sempre a Sidra que se vai depositando no chão (quase todos os Restaurantes têm no chão, uma espécie de serradura, para atenuar o cheiro e absorver o liquido).


Foi a primeira viagem todos juntos e foi um teste, bem sucedido, de viajar com 4 crianças, para Cidades e conseguirmos disfrutar das mesmas.

Voltarei mais vezes a Oviedo, de certeza, até porque para um fim de semana de descanso e descontraído, apanhando um avião, Oviedo é já ali e os voos são baratíssimos.





Sem comentários: