terça-feira, 3 de novembro de 2020

Sobre o filme "Listen"

 O cinema Português e também algumas séries estão cada vez melhores e por norma quando sai nos cinemas, um filme nacional, gosto de ir ver, até para estimular cada vez mais o investimento nesta área.

O filme "LISTEN" de Ana Rocha de Sousa, muito publicitado porque ganhou vários prémios no Festival de Veneza é um dos exemplos da melhoria significativa do cinema Português.

Confesso que pelo tema, já muito abordado em noticias e documentários, não me apetecia ir ver. Não que não o considere pertinente, mas porque de antemão já sabia que me iria causar angústia.

Fui ver e ainda bem...claro que chorei imenso e claro que saí de lá angustiada e revoltada com esse sistema do Reino Unido, que se assemelha a práticas de "barbarie" (não é por acaso que já existem queixas  a nível internacional contra algumas destas práticas).

Mas revoltas e realidades à parte, o filme está muito bom e retrata com veracidade de sentimentos a retirada de filhos pela Segurança Social por suspeitas de maus tratos e toda a luta (não totalmente conseguida) para os reaverem. Trata o tema da adopção forçada no Reino Unido.

É incrível a prestação da Lucia Moniz e de Ruben Garcia. Obviamente como mãe, a empatia pela personagem da Lucia Moniz foi maior, mas digo-vos que há um momento no filme em que Ruben Garcia conseguiu pôr-me aos soluções, com a frase dita baixinho e com uma veracidade de desespero e sofrimento: "Eu não sou o inimigo" - quando a mulher se revolta contra tudo e também com ele.

A fotografia, o ritmo, os cenários, os diálogos...está tudo bom! Parabéns a todos.

Vão ver! Sei que por estes dias, temos medo de ir ao cinema, mas senti-me muito segura, distanciada...e salas estão quase vazias...(o que é uma tristeza!!!!).


LISTEN

https://youtu.be/hR7jyodiFQM





Sem comentários: