terça-feira, 31 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Praças, vistas

Este será o último post dos 4 dias que estivemos a quatro em Roma.

Roma é a cidade das praças. das fontes, dos monumentos, das igrejas, de história...

...em cada rua, no Centro Histórico, encontramos alguma coisa de interesse...deixo aqui mais uns pormenores desta cidade.

Piazza Navona e o seu obelisco egípcio, na fontana dei Quattro Fiumi, do século XVII:





















Piazza di Spagna (chamada assim porque ali fica a Embaixada de Espanha):
Nesta praça, é onde encontramos as famosas escadarias Trinitá dei Monti, a igreja com o mesmo nome e a Fontana della Barcaccia.
Perto desta praça, é onde encontramos as lojas luxuosas e de marcas conhecidas.




Panteão de Roma:
Unico edificio conservado da época Greco-romana.



Igrejas, penso que a imagem seguinte é de uma Igreja barroca - Igreja de Jesus. As igrejas em Roma são lindíssimas e vale a pena entrar e apreciar principalmente os frescos no teto.
Esta tem um espelho no chão para que possamos apreciar todos os pormenores!




segunda-feira, 30 de julho de 2018

#2_Évora...podia ser tão mais bonita

Não é suposto ser obrigatório limpar terrenos? Mais ainda quando são públicos?

Na Zona Industrial de Évora...estão assim:




Ainda o Dia dos Avós

O espaço Festas D´Arrasar em Évora, podem conhecer aqui, organizou no dia dos avós um Chá das Avós, para as mesmas fazerem uma manta de retalho com os netos.

Os meus filhos lá foram com a avó Deo. Quando chegaram perguntei ao mais velho como tinha sido:

"Foi bom, mas sabes, mãe? A minha avó Deo era a avó mais bonita de todas!!"

(Tão bom!)

MT- 11 anos

domingo, 29 de julho de 2018

Roma, pela minha cria

Já qui referi que o meu filho andou todo contente a tirar fotos em Roma e a aprender com o pai esta arte.
Hoje, mandou-me algumas fotos, das suas preferidas sobre esta viagem...


A mãe!
O Pai!



O Coliseu!

Fonte Trevi!




Vistas!
MT - 11 anos

quinta-feira, 26 de julho de 2018

A minha avó Mariana

Nunca conheci outra avó tão atípica...talvez a minha mãe o seja hoje...afinal tem a quem sair.

A avó Mariana era aquela avó que nos dava fiambre com batatas fritas (verdadeiras) e arroz de manteiga, e bombocas e suspiros e mousse de chocolate.
Era Enfermeira, mas não me lembro de ter algum cuidado com a nossa alimentação....

...a Avó Mariana, mandava-nos o lanche do 2º Andar para a rua (praceta onde passávamos a maior parte do tempo quando não tínhamos escola), num cesto que fazia descer com uma guita! A Avó Mariana, arranjava para o lanche carcaças aquecidas com banana e açúcar!!!!

...a Avó Mariana, quando se reformou, ia ao café com as amigas e havia sempre uma neta e os amigos que se juntavam a ela...

...a Avó Mariana ficava horas connosco, à noite a conversar, a rir na cama...dizia que estava a tirar o curso superior, porque quando entrei na Universidade, era na casa dela que estudava...

...não me lembro de respeitarmos tanto uma pessoa como a Avó Mariana...lembro-me em pequena de nos dar alguma chineladas, mas à medida que fomos crescendo, formou-se uma amizade tão grande que era com ela que tínhamos alguns segredos...

...às vezes pedia-nos para a irmos buscar de mota ao cabeleireiro e lá a íamos buscar a um sitio estratégico com pouca policia (tinha acabado de fazer a mise e não ia estragar com o capacete e tínhamos de ir muito devagar para não haver muito "vento").

Depressa ajudou e motivou a tirarmos a carta...a partir daí...foi uma festa....todos os dias lá tínhamos de ir à Parede aos recados, ir buscar uns óculos sempre esquecidos...sei lá...ir a Monsaraz, a Fátima...o que ela gostava!!!!!

Era tão especial que um dia ouvi da minha mãe, quando teve de rajada 4 netos..."a parva da tua avó deixou-se ir e não assistiu a nada disto". Deixou-se ir cedo demais...cheia de saúde, com um humor e boa disposição incrível...o coração traiu-a cedo demais e esteja onde estiver...está com as irmãs e as amigas numa praia com o seu fato de banho na conversa ou no café e a achar imensa graça aos 4 bisnetos...

...era tão especial, que quando pensamos nela ou relembramos as suas inúmeras histórias...apesar das saudades, o que sentimos é mesmo alegria e acabamos sempre a rir...

...diz que é Dia dos Avós...e acabo sempre por me lembrar muito dela...

...hoje, os meus filhos e sobrinhos têm a sorte de ter avós tão presentes, tão amigos e tão "criadores"...
Hoje, eu e a minha irmã, não saberíamos o que fazer, nem podemos ter a vida que temos, se não fosse todos os avós deles...OBRIGADA!



MT- 10 anos V- 10 anos (alguns netos)

quarta-feira, 25 de julho de 2018

#1_Évora...podia ser tão mais bonita

Não sou Eborense, mas vivo cá há 16 anos...por isso já me acho com propriedade para opinar.

Évora, o seu Centro Histórico é Património da Humanidade pela UNESCO...e os seus Monumentos que retratam várias épocas, só por si, dão razão a isso...

...o turismo está a crescer em média 20% ao ano...e nota-se...basta andar na Cidade!!!

Évora tem ótimos Restaurantes, mil e um Supermercados, um Centro Comercial e agora...até cinema!

Évora tem uma rede escolar boa, e apoios para as crianças razoáveis.  Hospitais e Centros de Saúde funcionam razoavelmente bem.

Considero que se vive bem em Évora. Gosto de cá viver e amo a Cidade. Gosto das pessoas e amo as amizades que por cá fiz e vou fazendo.

Mas ando triste, irritada...até.
Évora está abandonada, está suja, chega a estar feia...por isso decidi criar esta "rúbrica" e ir denunciando o que vou vendo...não vai ser difícil...lixo, ervas daninhas por todo o lado e até a crescer nos passeios, passadeiras sem tinta, bairros que não têm manutenção há meses....enfim...dá dó!!!!!
Vou reportando por aqui, sempre que conseguir, situações que já se tornam chocantes, e vou ter imensa matéria-prima...vocês, se entenderem, façam o favor de partilhar...pode ser que chegue a quem de direito...(se bem, que bastava uma volta rápida por Évora para se ter esta noção).

Hoje, na Horta da Porta, um bairro onde existem as melhores clínicas e cabeleireiros de Évora, supostamente com um condomínio bom, quando estaciono o carro, olho para o canteiro, que até podia ser engraçado porque as folhas roxas da árvore caiem por ali...e estava assim...





terça-feira, 24 de julho de 2018

Fomos ver o "Mamma Mia! Here we go again"

Comecei a gostar de Abba pela "mão" dos meus pais...lá por casa, ouvia-se bastante...

Anos mais tarde, tive a oportunidade de dançar que nem uma louca num cruzeiro, "Dancing Queen", na Isla Margarita... tão bom recordar!!!

Convenci as minhas crias a virem ver comigo com o argumento que vou a todos os filmes de "crianças" com eles...eles adoraram!!!!

As músicas, as histórias, o humor...é um filme de Domingo à tarde, mas que vale muito a pena...saí-se do cinema alegre e com vontade de andar por aí aos saltos, a dançar, de cabelo ao vento....


segunda-feira, 23 de julho de 2018

Felicidade é...

...estar a arrumar papeis no local de trabalho e encontrar isto...

M-9 anos

Fomos à Praia fluvial de Monsaraz

Convencemos o meu marido, que não gosta de praias fluviais e não confia nas mesmas, a ir conhecer uma.



Não sou de sequeiro, nasci na praia e no Mar e das coisas que me custam de viver no Alentejo é estar a mais de 1 hora do Mar...principalmente no verão!!!

Vai daí e porque fim-de-semana seria por Évora, lá o convenci e a mais uns amigos, e lá fomos passar o dia à Praia Fluvial de Monsaraz.

Para já, começar por dizer que não substitui a Praia! Mas é bem agradável.

Esta Praia tem espaço, não tem enchentes, os toldos e chapéus são de graça, tem um bom apoio de praia (wc, duches, estacionamento e bar com esplanada)...e todas as condições para pessoas com mobilidade reduzida...

...é vigilada e tem todas as bandeiras ambientais e de segurança.

Obviamente e quem sabe o que existe por baixo de uma barragem, há que ter cuidado com aventuras, mas tirando isso...é bastante segura para as crianças.

O melhor de tudo e que eu e crias adorámos...água mais ou menos quente!!!! Tão bom!

Terminado o dia de praia, ali bem perto, fomos conhecer a Adega do Cachete...e que descoberta!!!!

Bom peixe e carne grelhados a carvão e deliciosos! Boas entradas e sobremesas. Bom vinho. Bom ambiente e serviço!!! Parece-me que com a desculpa de irmos jantar à Adega do Cachete, eu e crias havemos de convencer mais vezes o meu marido a ir à Praia Fluvial de Monsaraz.




sexta-feira, 20 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Fontana di Trevi

Diz o mito que se deve atirar moedas e pedir desejos na fonte Trevi:
1 Moeda e voltamos a Roma;
2 Encontramos o amor;
3 Casamos com essa pessoa.

Como já encontrámos o amor e já nos casámos, eu e o meu marido mandámos apenas uma...além da saúde que pedimos, segundo o mito voltaremos a Roma...boa!!! Venho com a sensação que não vi e conheci como deve ser...

O meu filho não revelou o seu desejo e a minha filha, pediu slime e que ela e o irmão fossem sempre amigos (tão bom!).



A Fontana di Trevi, agora restaurada e limpa é lindíssima, e a maior fonte barroca de Itália.

Quando a avistámos, o primeiro impacto, foi...que confusão! Tal era a quantidade de gente à volta da fonte...digo-vos que até tirar uma foto é complicado...mas ultrapassando este aspecto, vale a pena a visita e o ritual...as esculturas de mármore estão todas recuperadas e o conjunto é impressionante.

Também é impressionante, o quanto se retira de moedas da fonte, em média por ano: 1 Milhão a 1 Milhão e meio de Euros!!!





Bem perto ficava o Restaurante que queríamos conhecer neste dia...é bom, tem uma esplanada pitoresca, bom vinho, mas tem de se ir cedo e depressa começa a formar-se fila e os empregados fazem de tudo para te "despachar" enquanto ainda te encontras na conversa a degustar o resto do vinho (chegámos a ficar apenas com os copos na mesa!!!!).


O Restaurante é o L´Archetto e podem pesquisar aqui as opiniões sobre o mesmo.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Igualdades

"Mãe, não viste na praia, duas senhoras com as maminhas à mostra?"

"Vi, filha, estavam a fazer Topless."

"Isso é o quê?"

"É quando as mulheres só usam a parte de baixo do biquini na praia, e andam com as maminhas à mostra, chama-se a isso Topless !"

"Ah!!!"

"Qual é o espanto, filha, é normal!"

"Nada, pensava que só os homens podiam fazer Topless!!"

M- 9 anos


quarta-feira, 18 de julho de 2018

Doar o corpo à medicina...altruismo ou egoísmo?

No meu caso...ambos!



No outro dia ouvi esta reportagem da TSF sobre o tema. Podem ouvi-la aqui.

E fiquei a pensar...

Doar o corpo à medicina é contribuir para um Mundo melhor...estamos a contribuir para melhorar o ensino na medicina e se calhar para avanços na Ciência; Eu gostava de contribuir.

Mas não é um assunto fácil...

...eu comecei logo por pensar para mim que ia doar...já pesquisei os decretos de lei, e todo o processo e já mandei mails a solicitar mais informações sobre como se processam ou se há lugar a cerimónias fúnebres...

...e aqui está o meu egoísmo.

Perdi o meu pai há 7 anos, e além de tudo o que passámos por estar doente, quando morreu, lidar com a sua ausência e ainda com as cerimónias fúnebres foi muito traumatizante.
As cerimónias fúnebres são dois dias horrorosos, que na minha opinião, só servem para adiar o confronto com aquela realidade de ausência para sempre...muito sofrimento adicional a mais!!!

Por isto, não quero que os meus filhos, marido ou outros familiares tenham de passar isto na altura da minha morte.

Assim, como sei que a alma do meu pai, está em paz...um dia, seja o que escolher fazer com o meu corpo, também estarei em paz. E no fundo, é isso que interessa!

Para já, ainda não decidi...

...não é um assunto, que se possa decidir sozinha...além das nossas crenças e credos, no fundo é a família que importa...e por esse motivo, uma decisão destas implica conversa com os familiares e acima de tudo respeitar o que eles pensam ou acreditam... e encontrar uma decisão que não deixe quem vai e quem fique, sem Paz!

Caso, queiram mais informações, pesquisem aqui.


terça-feira, 17 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Monumento a Vitor Emanuel

Vitor Emanuel II foi o primeiro Rei de Itália e considerado o Pai da Pátria.



A destoar de toda a cidade romana, encontramos o Monumento em sua homenagem, que além de ser enorme, é lindíssimo, todo em Mármore Branco. Do Século XX, recomendo um passeio por aqui, a caminho do Coliseu.
Tem um elevador panorâmico, 360º onde se pode ver Roma.






















Dos terraços temos vistas incríveis e podemos apreciar em pormenor as ruínas do Fórum Romano, ouvir alguma História e ainda descansar à sombra...









segunda-feira, 16 de julho de 2018

Até os gatos estranham...

...já por aqui falei desta praga que é o Slime...

...este vídeo diz tudo:


Ontem, a minha cria mais nova estava a mexer nas suas inúmeras caixas de Slime, a mexer nesta mistela, a amassar e quando olho para a minha gata, esta estava incrédula a olha para aquilo tudo...

...esteve vários minutos com este olhar, nesta posição, simplesmente a olhar...quase que podia adivinhar que estava a pensar o quanto estranhos, nós os ser humanos, somos....


domingo, 15 de julho de 2018

Nós somos como os computadores...

...as vezes bloqueamos e é preciso fazer reset.

Sabem quando as férias ainda vêem longe, mas nós sentimos que já demos tudo o que havia para dar?!

Os problemazinhos tornam-se catástrofes, qualquer telefonema recebido é só ruído, qualquer mail é motivo para entrarmos quase em esgotamento cerebral??!!! Um convite para um jantar, uma festa...já nos causa ansiedade???!!!

Fujam 2 ou 3 dias para onde se sintam em paz, vão ter com o vosso núcleo duro (a família, aqueles que gostam de nós por gostar, que estão ali para nós e nós para eles), mimem e deixem-se mimar, desliguem telefone e computador, comam bem e bebam ainda melhor...

...façam um reset...basta 2/3 dias...

...foi o que fiz por estes dias...já voltei mais tranquila e produtiva!!!!


terça-feira, 10 de julho de 2018

Artista

Gosto de inventar coisas para os tirar um pouco dos Ipads, Consolas, etc.

Muitas vezes compro tintas, telas, pincéis e deixo-os criarem..desta vez limitei os trabalhos a: "têm de fazer, pelo menos, um desenho/ pintura de algum monumento de Roma", onde fomos a 4 há duas semanas.

Eis os resultados dela:

 Coliseu de Roma
Pintura livre (vai para uma parede cá de casa)

Por M- 9 anos

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Bruxelas...come-se tão bem!!!

Já por aqui expliquei que devido à minha profissão vou amiúde a Bruxelas e é uma cidade que gosto muito...além de ser bonita, come-se muito bem.



Da última vez, além das Moules et Frites (Mexilhões e batatas fritas) que encontramos por toda a Bélgica, fui ainda a dois sítios que recomendo e adoro.



Para comer Ostras (Mar do Norte e não muito caras e ótimas) fui conhecer o L´Huitrière, fica na Zona Histórica e se o tempo o permitir (o que aconteceu há duas semanas) é muito agradável ficar na Esplanada.



Já é tradição ir sempre ao Amadeo - The place for ribs. Não sou apreciadora de carne, mas este entrecosto, esta salada e esta batata e os respetivos molhos, são deliciosos. Também no Centro Histórico, sempre que vou a Bruxelas, lá vou eu comer umas "ribs".



Sobremesas boas não são difíceis de encontrar nos Restaurantes, mas o que eu gosto mesmo é de andar a passear pelas inúmeras lojas de chocolates e ir provando e trazendo para o caminho....mmmm!!
Para quem ama trufas de chocolate (como eu!)...no Aeroporto de Bruxelas compram-se uns pacotes de trufas deliciosas e muito em conta (normalmente importo alguns pacotes para Portugal...não resisto!).