terça-feira, 30 de agosto de 2016

MNMs pelos Caminhos de Portugal – Costa Alentejana

Não gosto de acampar.
Já em adolescente não gostava e por isso foram raras as vezes que acampei na minha vida.
O meu marido em adolescente acampava sempre no Verão e por isso ficou-lhe sempre o gosto por esta “modalidade”.
Os meus filhos com 7 e 10 anos nunca tinham ido acampar e o meu marido achou que estava na altura de experimentarem.

À pergunta/ desafio: “este fim de semana querem ir acampar?” ouviu uma resposta consensual dos 3 (crias e eu): “Não...”
À pergunta “Porquê?”, o mais velho respondeu:

“Porque começo a comparar ir acampar com o ir para um Hotel e acho que não vou gostar”

Ela: “Porque não tenho casa de banho privativa e porque não há produtos de higiene” (referia-se aos produtos que normalmente os Hotéis oferecem nas suas casas de banho e que ela adora e traz sempre tudo o que pode).

Eu: mantive-me calada a ver o que aquilo dava e porque achei que eles estavam influenciados com o facto de eu detestar acampar...achei que deviam formar a sua própria opinião e fiquei quieta a ver no que dava...

Deu...em irmos acampar para a Costa Alentejana, numa tenda para dois adultos, onde coubemos os 4!!!!


Não gosto de acampar mas gosto muito da Costa Alentejana, (Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina). Tenho tido a sorte de ir lá quase todos os anos e todos os anos venho sempre muito relaxada e maravilhada com os dias que lá estive.

Acampámos no Monte do Carvalhal da Rocha, este Parque tem alojamentos e campismo e foi para o terreno que fomos “montar” a tenda!

Como já referi não sou adepta do Campismo e por isso não posso fazer grandes comparações com outros Parques.

Este pareceu-me excelente!
Tem muito espaço e alguns com vista para o Mar, tem uma piscina com uma envolvente bonita, não tinha muita gente, tem um Bar com um pão óptimo e pareceu-nos que havia muita preocupação com a segurança e limpeza.

Quando chegamos já quase à hora de jantar, só houve tempo para montar a “mini-tenda”.
Para as crianças que achavam que não iam gostar foi logo o delírio:
“Mãe, isto é como um Hotel mas sem quarto”
“Mãe, nós não vamos jantar fora, vamos jantar dentro de uma casa (restaurante), porque fora estamos nós a dormir!”

Come-se muito bem na Zona da Zambujeira do Mar, Carvalhal, Odeceixe...

Experimentámos um Restaurante que não conhecíamos – Café Central – mesmo à entrada das Azenhas do Mar do lado direito. Com Tamboril fresco, comemos o Arroz de Tamboril, uma delicia!!! Carta de Vinhos razoável e serviço muito bom.

Fomos cumprir a “romaria” de Verão e fomos ao Restaurante Azenha do Mar, onde o marisco sempre fresco se come a “preço de bitoque”.
Adoro marisco, e todos os anos faço questão de ir a este Restaurante...o que aconselho? Tudo, mas não podem deixar de provar as Gambas fritas (são mesmo muito boas).
Para quem gosta deste Restaurante, há que saber o seguinte: Se quer almoçar por volta das 13:00, o melhor é ir para lá dar o nome para a reserva de mesa por volta das 11:00 da manhã...a lista de espera do almoço cola com a do Jantar...se quiser jantar por volta das 19:00, o melhor é estar na lista às 17:30 (e isto não é durante o mês de Agosto...aqui os tempos de espera podem ser maiores).
Vale a pena esperar...têm esplanada onde se pode estar a beber qualquer coisa, a jogar cartas, a conversar, apreciar a vista deslumbrante das Azenhas para o Mar. Durante a espera, não há brigas, pessoas nervosas com a espera...há sempre um ambiente de “isto faz parte” e todos esperam descontraidamente a sua vez.

O que acho mesmo incrível? O serviço! Ora, é um Restaurante que está sempre cheio, com listas de espera, que cola os almoços com os jantares...Non Stop...e o pessoal? Sempre eficiente, bem disposto e onde parece que nada falha...acho isto incrível dado o volume de trabalho que esta gente tem e a quantidade de pessoas que rodam naquelas mesas...São um exemplo ...que deveria ser seguido por muitos outros.

Com crianças, optámos pelo Jantar...inscrevemo-nos as 17:30 e as 18:40 estávamos sentados à mesa.
Levámos jogos de tabuleiro e estivemos entretidos a jogar com eles...enquanto esperamos por mesa. Valeu a pena a espera!!!

Saímos do restaurante mesmo a tempo de ver o pôr-do-sol por ali...
As imagens dizem tudo e até as crianças acharam maravilhoso e ficaram muito surpreendidas com a rapidez com que o Sol desaparece...e ali ficamos a passear os 3 enquanto o Pai foi dedicar-se à Fotografia!


Gosto que os meus filhos experimentem e vejam coisas novas...às tantas a descermos a escada para o porto, avistamos dois muçulmanos a rezar ( a reza que têm de fazer após o pôr-do-sol), mandei-os sentar em silêncio e estivemos a observar...todo o ritual e começaram as perguntas...e apesar de serem muito novos, tenho a certeza de alguma coisa ficou.

“Mãe, porque estão os dois virados para ali?”, “Mãe, porque estão ajoelhados e agora sentados?”, “Mãe, eles têm o mesmo Deus, leem a Bíblia?”...e lá fui explicando o melhor que sabia e tentei também explicar-lhes que nem todos os Muçulmanos são terroristas, nem que todos os Terroristas são Muçulmanos...já que começaram logo a associar coisas...

E por aqui ficamos, a absorver tudo...a Natureza, o Sol, o Mar e a avaliar pelos seus saltos e alegria, os meus filhos estavam a gostar deste espaço e tempo tão “Zen”!!!!


Em geral, todas as praias por esta Costa são excelentes...lindas! Para mim só têm um senão: a temperatura da água...é zona do País onde quase nunca me atrevo a ir ao Mar...quanto muito, molhar-me à sua beira...


A Costa Alentejana e Costa Vicentina (acho que geograficamente se diferenciam) devem ser das costas mais bonitas do Mundo...ainda protegidas por Reservas Naturais, pelo que por aqui não há prédios, néon, Hotéis, Resorts e Casas a acumularem-se uma em em cima das outras...É tudo bonito, as localidades, as praias (algumas bastante desérticas), a natureza ainda em estado puro, os animais que vamos vendo nas herdades, as casinhas e os Montes – onde muitos deles já se transformaram em Montes/ Quintas/ Herdades de turismo...


Deve ser por toda esta beleza que penso que a atitude das pessoas nesta zona, principalmente os veraneantes, é sempre alegre, de paz, sem stress...Vive-se realmente num estado de relaxamento incrível!!!!

Com as crianças e sem eletricidade no nosso acampamento, não houve Ipads, Telemóveis e nada que precisasse de eletricidade...e resultado: houve tempo de correr, brincar, apreciar, jogar as cartas, a jogos de tabuleiro, fazer a sesta na tenda (por auto- recriação deles)...termos tempo uns para os outros e apreciar cada minuto uns com os outros, sem interferências “internéticas”!!!

O balanço foi bastante positivo, apenas para duas noites...

Para mim, foi voltar a esta Zona que adoro e perceber que me aguento bem a acampar...vá....duas noites!!!! Adorei a experiência de adormecer a ouvir o Mar...E amo os meus filhos mais que tudo, por isso, voltar a acampar com eles será sempre um ato de Amor!

Para eles, começo a perceber que também gostam desta Zona, que já conheciam e vão cada vez mais apreciando...

Ele gostou tanto que já esteve a pesquisar com o Pai uma tenda maior para de vez em quando fazermos campismo. Ficou maravilhado a ver outros “acampamentos”: “Mãe, aqueles até têm uma mesa e base para os copos!”, “Mãe, podemos ter uma tenda com sala?”

Ela, também gostou, embora a questão da casa de banho lhe roube um pouco do prazer de acampar...”Não é privativa”...tudo lhe causa alguma espécie...(Tão minha filha!!!)

Se iremos voltar a esta Costa? Sempre!

Se iremos voltar a acampar? Parece-me que sim, duas noites por ano...

“Mãe, vamos comprar uma tenda maior e para o ano vimos outra vez...vá lá...não podes ser tão “hotelista”...argumenta o meu filho que acha que todos os Hotéis com menos de 4 Estrelas são para não se ir!!!!!

Sem comentários: