quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MNMs pelos Caminhos de Espanha - Madrid

Desde que fui pela primeira vez a Madrid há cerca de 20 anos, que tenho sempre a sensação de que gostaria de ali viver. Não é das Cidades Europeias mais bonitas, mas existe sempre um ambiente de Rua que me atrai.

Desta vez, pegamos nas crianças e na promessa de irmos ao Parque da Warner, fomos uns dias para Madrid, dar a conhecer a Cidade...fiquei com a sensação que os meus filhos adoraram tanto como eu, o ambiente das ruas...

Uma vez que ficamos num Hotel longe do Centro, levamos sempre o carro para a Cidade e embora os parques subterrâneos não sejam baratos, é a melhor opção para quem anda com crianças com ritmos e necessidades diferentes das nossas. Nos dois dias que passeamos em Madrid com eles, deixamos sempre o carro perto da Porta do Sol.

A Porta do Sol é uma praça sempre cheia de vida, sempre com performances de artistas de rua, sempre cheia de pessoas e crianças. Muito comércio e cafés. Gosto de estar aqui, se bem que na Era do Terrorismo e em plena Páscoa, confesso que quando passou uma procissão, fiquei nervosa...Enfim...

É na Porta do Sol que está localizada a loja da Apple. Para quem é fã, como o meu marido e filho, esta é quase um ex libris da Cidade... é realmente o Mundo da Maçã Tecnológica!!!! Até quem não é fã, fica rendido...

O que conseguimos ver com a criançada e caminhando pela Cidade?

Largos e Ruas sempre animadas pelo Comércio e os artistas de Rua.

A Plaza Mayor, que fica perto da Porta do Sol e que conta Histórias do Comércio antigo de Madrid e contém edifícios que remontam ao Século XV. Igualmente aqui, sente-se vida, muita gente, muitos artistas e atrações para as crianças, um senhor que faz bolas gigantes de sabão, outro que faz magia para as crianças...isto tudo envolto na História da Plaza, que contém imensas histórias, muitas relacionadas com incêndios e quase todas com o comércio da Cidade. Depois do ultimo incêndio no Século 19, o arquiteto responsável pela sua reconstrução alterou o nível dos edifícios originais de 5 andares para 3 andares.
No Centro desta Praça, existe a Estátua do Rei Filipe III, que foi Rei de Espanha e Portugal entre os fins do Século 16 e principio do Século 17.




Fomos ainda ao Palácio Real de Madrid. Já o conheço por dentro e merece uma visita. Desta vez e por causa das crianças e da fila com quase um quilómetro para entrar, ficamos apenas a ver de fora, a conhecer os jardins e a “absorver” toda a vida envolvente...mais uma vez muitos artistas de Rua, Crianças, muito espaço para se correr e muito perto um Jardim Infantil.
O Palácio Real é Património Nacional e ainda hoje a Residência Oficial da Família Real, que utilizam para eventos especiais.


No geral, gosto dos Espanhóis e da sua forma de viver, muito virada para a Rua.

Os parques infantis estão sempre cheios, as esplanadas e praças ao fim do dia também. Há sempre animação na Rua.

Há um pormenor que “me encanta”...a forma como se arranjam para ir para as esplanadas...”casual chique”, com meninas cheias de laços nos cabelos e sapatos de “ballet”!!! Acho delicioso!!!



Sem comentários: