A Educação em Portugal está toda ao contrário.
Cada vez que termina um período escolar e vou à Reuniões, reforço ainda mais esta convicção.
E a culpa não é só do pouco investimento que os sucessivos governos fazem na Educação, embora este leve a maior parte da culpa.
Temos um modelo de Educação que não privilegia a autonomia, nem a criatividade. A escola não tem desafios, a não ser aqueles relacionados com a integração social. Não há desafios para o conhecimento.
Os professores estão cansados, não estão motivados, não têm paixão pelo que fazem (atenção há, felizmente, muitas exceções), não têm meios, nem sistema que os desafie a fazer melhor e diferente. Até aqui, uma ode aos professores, que têm de ser especialistas a fazer “omeletes sem ovos”.
Os alunos, as nossas crianças sentem isto.
E para eles, a Escola é cada vez menos interessante. Nota-se quando há alguma coisa de diferente...o entusiasmo deles...basta ser diferente, saírem da rotina...
Os Pais, cada vez mais, estão agarrados aos rankings das Escolas, à competição da sua cria com os outros, às boas notas, e menos preocupados em os desafiarem, e motivarem para a criatividade e para o conhecimento.
Não é fácil, eu sei...
...E sei que não bastará apenas mais investimento.
Como sou pessoa de Gestão, tenho tendência para apontar algumas estratégias, que sem ter conhecimento de toda a causa, me parece que fossem úteis:
1. Investimento, Investimento, Investimento na Educação;
2. Sistema de Colocação de Professores tem de mudar e temos de adotar um sistema misto entre o atual e outro que privilegie a qualidade das contratações.
3. Realização de um exercício sério de Benchmarking com outros sistemas internacionais de Educação, procedido de um Plano de Ação em que se privilegiaria as melhores práticas de cada um e as conseguíssemos adotar.
4. Programas Internacionais para os professores obrigatórios. À semelhança do que acontece com os Professores Universitários, todos os professores das Escolas deveriam ter experiências internacionais: num sistema melhor ou pior, em sistemas altamente desenvolvidos e noutros quase inexistentes.
Este problema não é de hoje...
..eu sei...mas hoje sou mãe e preocupa-me cada vez mais a falta de autonomia e criatividade das crianças...
...quando andei na Escola...já era assim.…, a Professora que mais me marcou, tida como a mais rígida, foi aquela que me conseguiu transmitir gosto e compreensão pela leitura...as suas aulas não eram tradicionais, todos os dias éramos desafiados e tenho a certeza que a maioria dos alunos que passaram por esta professora, além de não a terem esquecido, são leitores ávidos, gostam de conhecer, de observar e tentar compreender tudo o que os rodeia.
Era isto que eu gostava que acontecesse por norma, nas nossas Escolas...e não por exceção.
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