«Todas as mudanças implicam ansiedade, devido ao medo do desconhecido subjacente a cada transição», diz Teresa Andrade, psicóloga e professora no Instituto Superior de Saúde Egas Moniz.
A minha cria mais velha já vai para o 5º ano, já vai para uma Escola de “crescidos”, já vai para um ano em que tem muitos professores, muitas salas diferentes e cada dia um horario diferente…
O meu “fio de azeite”…que nasceu com 8 meses, tão pequeno! O meu filho que sempre demonstrou descontração e segurança em todo o lado!
O meu filho cresceu e é um pré-adolescente! O meu filho está ansioso e assustado com a mudança!!!
Eu??? Não demonstro e mostro uma descontração e alegria total pela mudança…Mas na verdade, se calhar, estou mais assustada que ele.
“Filho, o que te assusta?”
“Mãe, tantas disciplinas!!! E se eu não souber estudar e se não conseguir ter boas notas?”
A mim? A mim o que me assusta é a integração (que sempre fez lindamente) e o facto de estar com “mais crescidos” e ainda os horarios e o que lhe fazer tardes inteiras…As notas, e sei que sou muito diferente das restantes Mães, não me assustam…
Considero que os resultados escolares são fatores controláveis entre Professores/ Alunos/ Familia…
…o que me assusta é os factores que não podemos controlar…E se alguém faz mal ao meu menino? E se ele fizer mal a alguém? E se não se der bem na nova escola?
E o mais importante de tudo…se perder este interesse imenso que “o meu menino” tem de aprender, de absorver tudo à sua volta…
Crescer custa!!! A eles e a nós....Mas como dizem por cá “Faz parte!”
Sem comentários:
Enviar um comentário