terça-feira, 10 de novembro de 2015

Despojo do Desespero

Tenho um Dor Crónica há cerca de 4 anos. O que é a Dor Crónica? Neste site explicam bem do que se trata. Este texto não é sobre o que é a dor crónica, é um “despojo” como uma amiga costuma intitular os seus textos...mas este é um “despojo do desespero”...roubo o termo porque não encontro outro tão adequado. Há 4 anos que sofro com uma dor na perna, após um numero significativo de médicos e diagnósticos (incluindo uma biopsia), um dia esbarro com um médico da medicina da dor – Dr. Jorge Cortez – que foi o único que conseguiu descobrir as causas e dar-me a qualidade de vida “despojada” há 4 anos! Quem passa 4 anos “despojada” da sua qualidade de vida e “despojada” de “chegar a todo o lado” (como sou caracterizada pela minha fisioterapeuta), por muita capacidade física e psicológica que tenha, acaba por se “despojar da vida”. Sou Feliz por natureza e após a felicidade de ter esbarrado com o Dr. Jorge Cortez, durante dois meses, voltei a ter tudo, a não sentir dor, a fazer tudo, a “chegar a todo o lado”!!! E nestes dois meses “despojei-me” da lição já dada pelo médico, pela fisioterapeuta, pelas várias leituras já realizadas... Aprendi a lição da pior forma...passados 2 meses de voltar a “ser eu” (como diz o meu marido)...crise de ciática aguda, repouso, e retorno a todas as limitações que me causam desespero absoluto. O ser humano tem a característica de ser estúpido. Eu fui estúpida! Tenho Dor Crónica, e a minha estupidez fez com que mais uma vez a Dor vencesse! Neste momento, tudo o que sinto é desespero...quero fazer tudo, dar mais, viver mais e não posso...porque fui estúpida! Intitulei e roubei este titulo “Despojo do Desespero”, porque vou acabar com ele. Vou viver com as limitações que tenho (que afinal são tão poucas), vou aprender que o chegar a todo o lado tem de ser com calma e sempre “pensado”...afinal tenho tudo e aqueles que me permitem viver bem com as limitações (que afinal são tão poucas)! “Agir, eis a inteligência verdadeira...” Fernando Pessoa

1 comentário:

Unknown disse...

Lindo...mas Marta o termo não é meu. É de todos o que dele fazem uso. E se à coisa que despojo contigo é uma termenda admiração e orgulho de ter esbarrado contigo no meu caminho. Bem hajas e as melhoras.