segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sobre o Dia da Criança

Hoje foi o Dia da Criança...de manhã ouvi na radio o nobre motivo deste dia...e alguem comentar: já se tornou muito comercial.
Uma colega dizia-me, ainda de manhã...Dia da criança...são todos os dias. Eu pensei "que má vontade...é um dia diferente, de certeza...agora com 2 filhos, vai ter um significado especial".
E hoje, não sei porquê, estou farta de pensar numa historia da minha infância. Foi assim, quando fiz 6 ou 7 anos, quis ir jantar à desaparecida Feira Popular. Nesse dia, a minha mãe escreveu-me num livrinho de dedicatórias (alguem sabe se isso ainda existe???!!): "Amor é: Depois de um dia de trabalho, ir à noite para a Feira Popular"...ultimamente lembro-me muitas vezes disto!!!
Dia da Criança 2009: Saio do Emprego às 16H, com 37 graus, para ir buscar filho mais velho (quase 3 anos) e ir fazer alguma coisa com ele...comprar uma prenda, aproveitar as actividade que a CM de Évora e a Associação dos Comerciantes simpaticamente dinamizaram....antes ainda ligo à minha irmã e melhor amiga a avisa-las do Dia e que tinham de fazer alguma coisa...afinal era o Dia da Criança!
Quando eu e meu filho, fomos à primeira parte do planeado: Comprar-lhe uma prenda!:"Filho, a mãe vai-te comprar uma prenda e escolhes o que quiseres. Mas se a mãe disser que é muito caro, tens de escolher outra coisa, está bem?" Resposta plácida e tão compreensiva: "Está bem!"
E pensei: o meu filho é incrivel...tão pequeno e ja entende!!!!Passado 2 segundos:
"Mãe, vou escolher um carro de corrida preto, uma mota roxa, também uma amarela, um homem aranha, um "miti"..."Aqui deixei de o ouvir e comecei a ficar ansiosa com a ida ao supermercado para comprar a prenda.
Não correu mal...trouxe MAIS UMA MOTA! Mas pronto...as que ele gosta até são baratas e eu vim-me embora (depois de me acotevelar com dezenas de pessoas no corredor dos brinquedos...onde está a crise?...já é Natal?).
2ª parte do Plano, ir buscar a bébé e sogra para irmos para a Cidade (é o que chamamos quando vamos à parte historica e comercial de Évora)...se não fosse o sr. da autarquia que desenha o transito na Cidade de Évora, seria num instante...mas filas e filas de carros (Não se comparam a uma A5-Cascais, mas Évora é tão pequena que não se justifica).
E pronto, filhos e sogra no carro e lá vamos nós para a Cidade! Foi agradavel, os primeiros metros de passeio, até alguem conhecido me informar que as actividades para as crianças estavam do lado mesmo oposto onde tinha deixado o carro...com um sempre a fugir e outra ainda no "ovo" (que não tem comando...temos de o empurrar!) e com 37 graus....
Conclusão: muita gente, muita confusão, mais um brinquedo, uma birra brutal e uma palmada!
Todos os dias, em casa, brincamos, lemos historias, pintamos, faço por passear com os meus filhos quase todos os dias, compro brinquedos quase todas as semanas...hoje, o filho teve de castigo, a filha cansadissima e com birra.
Até amanhã, agora vou descansar porque amanhã tenho mais um dia da criança...MAS DE VERDADE!