domingo, 24 de setembro de 2017

Portugal já está no mapa...pelo menos no Europeu

Estive esta semana na Alemanha e venho contente...

...Portugal está definitivamente no mapa e já não é por causa do Ronaldo e do Figo...

...encontrei três ou quatro pessoas, que não eram luso descendentes e que falavam Português...uns porque vieram cá estudar e um porque tem uma amiga brasileira que o leva a passar férias em Cascais.

Em todo o lado, quando se dizia que éramos de Portugal...referiam logo que tinha sido o nosso ano...a Eurovisão (por aqueles lados vibram com este concurso musical e até nos disseram que houve apostas alemãs na vitória de Salvador), a visita do Papa Francisco e agora a Madonna que vive em Lisboa...

...houve uma manhã que um taxista me perguntou se eu era Espanhola...não, Portuguesa...e quando dei por mim estava a contar que ia fazer uma surpresa à mulher em Outubro e iam para Lisboa...e lá lhe fui ensinando...."Obrigada", "Adeus", "Se faz Favor"....

...no hotel, quando tirei um café expresso da máquina, um alemão atrás de mim, riu-se e perguntou-me se era Italiana...não, Portuguesa....e lá me explicou que achava incrível a forma com nós e os Italianos bebemos aquele café tão pequeno e tão forte...e que tinha estado em Lisboa e no Porto e em Coimbra e que tinha adorado, e que achava muito interessante que nós de manhã enchemos os balcões dos cafés a beber expressos...

...de repente...apercebi-me que seja por que razão for...já não somos conhecidos apenas pelo futebol ou como uma "província" de Espanha...estamos no mapa e na boca do Mundo...e  isso é bom, não é?


Sem comentários: