segunda-feira, 9 de julho de 2018

Bruxelas...come-se tão bem!!!

Já por aqui expliquei que devido à minha profissão vou amiúde a Bruxelas e é uma cidade que gosto muito...além de ser bonita, come-se muito bem.



Da última vez, além das Moules et Frites (Mexilhões e batatas fritas) que encontramos por toda a Bélgica, fui ainda a dois sítios que recomendo e adoro.



Para comer Ostras (Mar do Norte e não muito caras e ótimas) fui conhecer o L´Huitrière, fica na Zona Histórica e se o tempo o permitir (o que aconteceu há duas semanas) é muito agradável ficar na Esplanada.



Já é tradição ir sempre ao Amadeo - The place for ribs. Não sou apreciadora de carne, mas este entrecosto, esta salada e esta batata e os respetivos molhos, são deliciosos. Também no Centro Histórico, sempre que vou a Bruxelas, lá vou eu comer umas "ribs".



Sobremesas boas não são difíceis de encontrar nos Restaurantes, mas o que eu gosto mesmo é de andar a passear pelas inúmeras lojas de chocolates e ir provando e trazendo para o caminho....mmmm!!
Para quem ama trufas de chocolate (como eu!)...no Aeroporto de Bruxelas compram-se uns pacotes de trufas deliciosas e muito em conta (normalmente importo alguns pacotes para Portugal...não resisto!).









sábado, 7 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Coliseu

Quando chegámos a Roma, em família, no primeiro passeio vimos logo o Coliseu de Roma por fora. Nesse dia, vieram logo ter connosco guias a apregoar duas horas de fila para entrar e que com eles seria diferente. Neste dia desistimos. E andámos pela Rua a ver o Fórum e tudo o que se pode admirar por ali.







Um dia de manhã, lá fomos para o Coliseu, com algum receio das filas...não havia...comprámos o bilhete à entrada sem qualquer problema, as crianças não pagam e os adultos pagam 12 Euros...tudo muito fácil. Conselho: primeiro ir verificar se há filas muito grandes e só depois e se compensar, contratar um guia ou comprar um passe. Quando se chega ao Coliseu não se consegue logo perceber se há filas ou não. No nosso caso, em cerca de 10 minutos, já estávamos dentro do Coliseu.



Sendo Património da UNESCO e o maior símbolo do Império Romano, para nós o Coliseu seria visita obrigatória.





Para as minhas crias, de 9 e 11 anos, o fascínio foi ver o palco das lutas dos gladiadores e animais selvagens e imaginar de onde saíam e fazer logo ali o filme todo. A mais nova passou algum tempo a fazer contas quando lhe disse que o Coliseu tinha sido inaugurado em 80 DC...




O Coliseu realmente é imponente, dizem que o maior do Mundo e valeu muito a pena tentarmos uma segunda vez a visita.

No Coliseu, mais uma vez, temos de nos "debater" com a quantidade de gente que por lá anda...mas ir a Roma e não ter de partilhar toda esta História com milhares de pessoas é atualmente quase impossível.



terça-feira, 3 de julho de 2018

#Viagens_23 #Roma #Vaticano

A viagem de familia, este ano, foi a Roma.

Começar por dizer que para crianças de 9 e 11 anos, não é o melhor destino.
 Anda-se muito, muito calor, muitas pessoas e muita história para o atual interesse deles.
De qualquer forma, achamos sempre positivo que conheçam e tenham estas experiências.
Além disso, é tempo em família e a conhecermos juntos. (acho que eles valorizam isto)

Fomos um dia para o Vaticano.



O País mais pequeno do Mundo e onde vive o Papa...mas não o vimos.

Soubemos que no Vaticano vivem cerca de 800 pessoas, mas diariamente recebe milhares de visitantes...

...são mesmo milhares...muita gente e muitas filas para entrar nos Museus e na Capela Sistina. Fiquei sem perceber se para se entrar apenas na Basílica de São Pedro, se é necessário estar nas longas filas.

Nós optámos por contratar um Guia Oficial na Entrada do Vaticano. Preferimos esta alternativa aos Passes e Bilhetes que se vendem para se entrar sem filas, em Roma, porque assim tivémos a explicação de tudo.
Não é barato, mas a Guia falava Português e entrámos em todo o lado sem esperar.


Alerto que a visita ao Museu e à Capela Sistina acaba por ser um pouco decepcionante.
Lá por dentro andamos em filas, mesmo tipo manadas, não se pode parar muito tempo e este ambiente acaba por estragar um pouco a visão deste património...que impressiona.
Não se pode tirar fotos na Capela, mas pode-se ficar muito quietinho a ver toda aquela majestosa obra...e é impressionante.






A Guia disse-nos que ao fundo era a porta da casa do Papa...como gosto imenso dele, tirei foto para registo!!!




Jardins do Vaticano


O final da visita acaba na Basílica de São Pedro, e que Basílica, imponente, cheia de História...onde encontramos os restos mortais de São Pedro e nas catacumbas de todos os Papas.
Onde vemos uma das primeiras esculturas de Michelangelo (sim, ele era escultor...), que fez com 24 anos, em que Nossa Senhora pega em Jesus Cristo quando este sai da Cruz.

Aqui, na Basilica, anda-se á vontade e o tempo que se quer...




Quando saímos da Basílica é muito engraçado ver o Palco onde o Papa costuma falar.




E os Arlequins, os guardas Suíços que pertencem ao Exército do Vaticano. (na foto lá atrás...à frente está a minha cria que achou imensa piada às suas vestes).


Ainda na Praça de São Pedro, vimos a Homenagem que João Paulo II mandou construir num dos edifícios do Vaticano, a Nossa Senhora, por o ter salvo do atentado de 13 Maio de 1981. A imagem da N. Senhora foi colocada na direção de onde vaio a bala.



Estivemos no Vaticano quase 5 horas...

...dica, para quem vai com crianças...quando se sai, existe um Mac Donalds muito perto...foi aqui que lhes demos de almoço/ lanche e depois disso seguimos para um Bistro para nos deliciarmos com comida e vinho Italiano!!!



segunda-feira, 2 de julho de 2018

Tal Pai, tal filho

Fomos a Roma em família.

O Pai deu-lhe uma máquina fotográfica há uns tempos.

O Pai ama tirar fotos e passa várias horas dedicada à mesma, em viagens.

O meu filho começa a gostar, a descobrir e lá andámos nós por Roma a passear e ele a descobrir através da sua lente.






















MT - 11 anos

quinta-feira, 28 de junho de 2018

TAP, my love, estou a ficar velha nos aeroportos

TAP: O que se passa?

Ponte aérea Lisboa - Porto - Ida e volta. Atrasos de mais de duas horas.

Lisboa - Brasil - Lisboa - Atrasos de mais de duas horas.

Lisboa- Bruxelas - Várias vezes. Atrasos de mais de uma hora.

Bruxelas- Lisboa - Várias vezes. Atrasos de 2 horas.

Lisboa- Roma - Lisboa - Atrasos de quase 2 horas

Lisboa- NY - Lisboa - Atrasos de mais de 2 horas.

Hoje, a aguardar em Bruxelas, por um voo que seria às 15:30 e até agora, temos a informação que saí às 17:10.

TAP, my love, já não vou para nova e ultimamente encontro-me muitas vezes, numa perda de tempo de vida, nos aeroportos nesta posição....à espera!!!!!








quarta-feira, 20 de junho de 2018

Viva Portugal, o Mundial e este bacalhau

Como todo o bom Português, a minha hora de almoço foi alargada para assistir ao jogo Portugal - Marrocos...

...com as minhas colegas, lá fomos de cachecol na mão torcer pela nossa equipa!!!!

E cumpri a tradição...Europeus e Mundiais são sempre acompanhados de um bom petisco.

Hoje, foi na Terrugem e a comer o melhor bacalhau dourado que conheço e digo-vos que conheço alguns e nenhum se compara a este...

...vale bem a viagem...o serviço e a forma como somos sempre bem recebidos!

O restaurante chama-se O Helder e fica no Parque de Festas da Terrugem (a poucos quilómetros de Elvas).

E que belas 2 horas de almoço, a N. vitória acompanhada por esta iguaria e um bom vinho!






Conversas "nonsense"

Há dias, que mais parece que estou num Sketch dos Monty Python, tal é “ nonsense” das conversas, reparem bem nesta:

Alguém: Por acaso pensaste nas ementas dos almoços durante o evento? É que há pessoas que não comem carne e outras nem carne nem peixe.

Eu: Não, como nos vão oferecer, não posso exigir muito, mas haverá pelo menos 1 prato de carne e outro de peixe, e saladas e sopa, pão, ninguém ficará com fome.

A: Mmmmm…é que eu não como carne.

E: Não te preocupes, haverá peixe e outras coisas, olha por exemplo, migas.

A: Também não como todos os peixes e além disso as migas são feitas com o pingo da carne e eu já referi que não como carne!

E: Não te preocupes, vai haver muita coisa, pão, queijos, saladas, fruta.

A: E chouriços?

E: Também.

A: Ah! Pronto, se não houver mais nada como pão com queijo e chouriço.


E: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


segunda-feira, 18 de junho de 2018

Mãe, há cada letra de musica!

"Mãe, já viste as letras das músicas em Inglês? Os Ingleses não devem gostar nada das letras..."

"Ai, é filha?"

"Sim, sabes aquela Tight Tee Shirt? Já viste? Se fosse em Português? T-shirt apertada, t-shirt apertada!"


sexta-feira, 15 de junho de 2018

Força Portugal e venham os petiscos

A Radio Comercial como sempre já me fez rir com as "bifanas em Moscovo"...a verdade é que gosto destas manifestações de apoio ao N. país...

...logo, claro, e não ligando nada a futebol...lá estarei nervosa a torcer por Portugal...

...gostava mesmo é que estes movimentos, manifestações de apoio ao nosso País, se estendesse a outros campo...mas enquanto lá não chegamos FORÇA PORTUGAL...

...e viva o MUNDIAL (e os petiscos que a ele estão associados...às vezes penso que só gosto destes momentos pelo petisco...! Tão bruta!!!).




quinta-feira, 14 de junho de 2018

A minha mãe pede-me receitas...

Penso que já aqui o referi: a minha avó não era muito dotada para a cozinha e não ensinou as filhas. A minha mãe também nunca foi muito dotada e nunca gostou, e vai daí também não tinha muito para nos ensinar.

Tive a sorte, já quase nos 30, de a minha sogra e marido me terem ensinado alguma coisa...não é por isso que goste ou que me tenha tornado dotada!!! Não...a não ser que alguma epifania caía sobre mim, penso que nunca irei entender o prazer da cozinha...a não ser o do ato de comer e beber!!!!

Mas se há uma coisa que faço bem é sopas.
Ensinou-me a minha sogra e a minha mãe anda sempre a ligar-me a perguntar como se faz a sopa!

Estava a ler um artigo da NIT sobre as sopas e o que se faz mal e tive a certeza que as minhas são do bem. Leiam aqui o artigo.

O meu truque para uma boa sopa:

A base é quase sempre: 1 cebola, 2 cenouras, 1 courgette, alho francês, 1 dente de alho, e se tiver, um pouco de batata doce.

O truque é não misturar com a base uma mixórdia de legumes...

...normalmente à base junto apenas mais um legume ou dois e sal.

Azeite e varinha mágica muitos minutos até ficar bem cremosa, embora assim mais para o liquido (é como gostamos em casa...não muito grossa) e temos sempre umas sopas que são uma delicia!!!