sábado, 19 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque #TimesSquare

Em Times Square é sempre de dia!


Os neons, os placards de publicidade, as luzes...fazem com que pareça sempre de dia.

O Hotel onde ficámos, era muito perto desta praça, pelo que, para qualquer lado onde fossemos, passávamos sempre por ela.
Algumas vezes, ficámos mesmo na praça, ou porque há alguém a cantar, a dançar, ou porque as figuras da Disney se andam por lá a passear...ou porque apenas nos apeteceu sentar ali e ficar a apreciar toda aquela vida...turistas, artistas e moradores misturam-se nesta praça, muitas vezes apenas a contemplar.











Nova Iorque tem esplanadas públicas por todo o lado, ou seja, quando estamos numa Avenida, numa Praça, e se houver lugar, basta sentarmos nestas esplanadas...e foi o que fizemos muitas vezes, para descansar, mas acima de tudo...absorver todo o ambiente à nossa volta.

A sensação é que tudo se passa em Times Square (embora seja apenas uma sensação)...as megas lojas são aqui, por exemplo, a loja M&Ms, onde existe tudo sobre este fabuloso doce...entrámos, claro, mas não enchemos nenhum mega saco cheio de M&Ms...

...cá por casa adoramos M&Ms, e trago quase sempre, mas nos Aeroportos há sempre embalagens super com mega descontos!!!!!





















É aqui, na Times Square, que estão os Estúdios de algumas estações televisivas...e alguns Jornais.

É uma praça cheia de luz e publicidade, mas mais parece um Espectáculo...e por isso, há sempre tanta gente sentada, apenas a assistir a isto tudo!!!!



 (Já tinha referido...que amei NY?)











quarta-feira, 16 de maio de 2018

#Viagens_22 #EUA #Nova Iorque

Fomos a dois, quatro dias, conhecer NY...

...sabem a frase de merchandising da marca NY? !!!! Encaixa tão bem.

Há dois anos quando fui conhecer Amesterdão, vinha deslumbrada. Falei disso aqui.

Agora, venho deslumbrada com NY...é uma cidade tão diferente, com tanta diferença...

Quatro dias dá para ver quase tudo...andámos muito a pé e de metro, mas mesmo assim viemos com a sensação que ainda haveria mais para explorar e que é cidade a voltar...sempre!...

...se não fosse tão cara para os bolsos dos Portugueses...pelo menos para os nossos!

Nova Iorque é a cidade do Tudo! Tem tudo! Tem pessoas de todo o Mundo...não se chega a perceber quem são os nova iorquinos, se não formos a Bairros Residenciais...tem todas as cores, tem cultura, tem planeamento, tem lojas, tem história (muito recente, obviamente), arquitetura, luzes...e sempre vida...sempre!

Tivemos a sorte de ficar num Hotel, muito perto da Times Square...e sentimos que há sempre alguma coisa ou várias a acontecer em NY.

Nova Iorque é a cidade do Central Park, Brooklin, dos Museus, da Broadway, do Moma, do 11 de Setembro, da diversidade de Restaurantes, Bares e espetáculos de todo o Mundo...é ainda a cidade da Estátua da Liberdade e da Wall Street, dos cachorros na Rua (consegui não comer nem um!) e dos hambúrgueres (também me livrei destes). É também a cidade onde há sempre movimento, e as pessoas não têm tempo a perder e andam a beber o seu café sempre em andamento...e a maior parte das vezes, também o almoço. É a cidade sem cocós de cão no chão, onde se nota civismo. É a cidade onde se entra em qualquer lado e cumprimentam-nos sempre com um "Como está hoje?" e despedem-se sempre a desejar a continuação de um bom dia!!!!!

Enfim...venho deslumbrada!









sexta-feira, 11 de maio de 2018

#1 Coisas que só eu faço...

Uma pessoa apercebe-se que teve um dia "pesado" quando em vez de colocar a roupa na máquina de lavar, coloca-a no lixo!

É organizadinha, coloca a máquina a trabalhar para respeitar a bi-horária da noite...

...acorda de manhã...e descobre a roupa no lixo!!!!!!!!!




quinta-feira, 10 de maio de 2018

...se calhar é cedo...

"Mãe, mas porque já não podes ter filhos?"

"Porque já não quero, e se calhar já nem posso, já tenho 45 anos!"

"Mas a mãe do X está grávida!"

"Mas, filho, ela tem menos 10 anos que eu...eu também te tive quase na idade dela!"

"Mas, mãe, mas porque é que já não podes?"

"Filha, as mulheres têm uma idade fértil para ter filhos e eu já não devo estar nessa idade e se tiver já não iria ter paciência, acho eu!"

"Pois, aos 35 anos é que é bom...mãe, no outro dia a Enfermeira Rosa mostrou-nos aquela coisa de plástico com um liquido para os homens não terem filhos!"

"Filha, mas como é que isso se chama?"

"Mãe, por favor, estamos numa esplanada!! Queres ensinar isso à mana? Ai, mãe, que vergonha...ai, mãe! Mâe, olha que ela é muito nova e que estamos na Rua"

"Claro, não há mal nenhum,  vocês têm de saber de tudo, estar prevenidos sobre tudo. Por exemplo, filho, para que serve o preservativo além de evitar a transmissão de doenças?"

"Para não termos um desgosto, mãe!!!!!"

(Passei para o tema "o que querem de sobremesa?")



MT- 11 anos; M-9 anos

#109 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Dedicada a um amigo que acreditava que a Morte não era o FIM. Que descanse em Paz.


Death is not the End - Nick Cave & Friends

quarta-feira, 9 de maio de 2018

...amor...

"Mãe, eu gosto de todas as raparigas da minha turma, mas não sinto amor por nenhuma!"

"(uff!)"

MT- 11 anos

terça-feira, 8 de maio de 2018

#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Praia_Hotel

A minha estadia em Ilhéus foi num Resort que eu diria que é bem equilibrado e pelo que sei, não é nada caro...Jardim Atlântico Resort Bahia

Situado na Praia, o serviço é simpático (embora lento), a comida e bebida excelente e os quartos enormes mas sem história!!

E por Praia, amei!
Mar com água quente, praia quase deserta e areia branquinha, tudo envolvo num cenário com muitos coqueiros.

Ilhéus tem quilómetros de praia e para quem pode, deve ser maravilhoso fazer caminhadas neste cenário...por causa da minha Plexopatia Lombar...não foi o meu caso!!!

À noite, também é tudo bonito...mas abusar do repelente, não é má ideia...estamos sempre a sentir que somos o manjar de todos os mosquitos!!!!








(Amei este pormenor...os cestos de lixo do dia a dia estão todos por cores por todo o Hotel...)

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Parabéns Tia...mais um!!!!

A irmã da minha Mãe, a nossa Tia, faz hoje anos...e porque este texto estará sempre atual...

...é a nossa Tia e a tia de todos os nossos amigos...porque ela assim os trata a todos...

...a nossa Tia é aquela que faz no Natal o melhor salame de chocolate e pinhões do Mundo, e que passa o tempo a dizer que demorou imenso tempo a fazê-los, que lhe doí as mãos...no fundo, ela adora fazê-los e oferecer-nos porque sabe que amamos...e o que gostamos ainda mais é que estes salames prolongam durante dias e dias aquele sentimento especial de Natal...

...está reformada, mas não tem muito descanso...entre o meu Tio e a minha Mãe, passa a vida a "tratar" dos "senhores"...como lhes chama, porque tem um humor incrível!!!!

...E ainda tornou-se baby Sitter do Gato da minha irmã, e com algum jeitinho, a minha qualquer dia vai de Évora à Parede, passar umas Férias...

...é aquela que se derrete com os sobrinhos netos...

...é aquela Tia, que anda sempre com o coração nas mãos por nós..."Já chegaste?", "Está tudo bem?"...e nós sentimos isso, que há ali mais alguém que está sempre por e para nós.

Um beijinho Tia! Parabéns!



domingo, 6 de maio de 2018

Dia da Mãe (Eu)

9:00: A minha mãe vem a minha casa despedir-se para ir para Lisboa e eu ainda não tinha preparado a prenda dela...
"filha, vai buscar aquela moldura com aquela foto e dá a avó...depreeeeessssaaa!"...(Nota: a minha mãe tinha dito que vinha lá para as 11H).

9:10: Filha vem toda entusiasmada dar-me as prendas e dizer que me ama e etc...filho vem também, mas com uma crise pré-adolescente!

9:30: Parece que tudo acalmou e vejo a minha filha a compor um quadro que a minha mãe me fez há anos e acho graça...e penso nisto de ter e ser Mãe...

9.45: Começo a lavar roupa aos quilos porque é Domingo e tem de se aproveitar a Bi-horária.

10:00: Dobrar cuecas e meias X 4.

10:30: Estudar ciências com ele..plantas e nomes que já esqueci há muito (ou se calhar nem cheguei a aprender)!!!

11:00: Deixar filho a fazer uma composição sobre o Dia da Mãe (para estudar o Português), sob grande protesto da cria...e ir tomar um banho!

11:30: Já lavadinha e com um ar mais digno, mas ainda de havaianas nos pés (que hoje não se podia com o calor!)...estender mais uma roupinha e colocar ao Sol um edredon e uns ténis (tão prendada!!!)!!!

12:00: Ler composição, e fazer perguntas de gramática e
"Mãe, o teste de ciências é amanhã e é melhor continuares a perguntar sobre ciências"...OK, e lá continuamos nós.

12:30: Para a cozinha que é hora de fazer o almoço...

14:00: Tudo a despachar, vestir, arranjar o que querem levar, que a mãe tem onde estar às 15H.

14:54: Consigo sair de casa e "largar" as crias, cada uma em casa de amigos!!!!!!

15:00: O meu momento Dia da Mãe, a aprender mais um pouco sobre Comida Saudável, com esta rapariga que descontrai qualquer pessoa (Na Caverna da Marta) e a degustar verdadeiros manjares com um pouco de tinto!!!!

18:00: Recolher crias...ou tentar...ela "filou" jantar aos amigos e por lá ficou.
Ele veio, mas sem relógio: "deixei no banco na rua e quando lá fui buscar, já não estava"...e..."Mãe, enganei-me, afinal o teste de Ciências é só para a outra semana, esta semana afinal é inglês" (%&%)

18:30: Ir com mais velho comprar um cartão pré-pago para um telemóvel, porque o dele está a 200 quilómetros de distância esquecido!!!

19:00: SUPERMERCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!! (&%%$$#)

20:00: Fast food porque já não dava para mais...

21:00: Recolher cria mais nova, ir à sogra dar um beijo do Dia da Mãe (não podia faltar) e pedir ajuda ao sogro para ligar o telemóvel dele.

22:00: Casa...ativar o cartão do telemóvel, colocar os meus dados e aquilo dar sempre erro...após varias tentativas ir ler as instruções: CARTÃO PARA PESSOAS COM MENOS DE 25 ANOS OU ESTUDANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Realmente, achei muita fruta, 9 Euros e 4 semanas grátis!!!!)

22:30: "Meninos, já estão lavados, têm tudo pronto para amanhã? Então, cama!"

22:32: "FIIIIILLLLHHHHHOOOOO,  a mochila da escola está toda espalhada na garagem!!!!!!!"

22:33: Vou apanhar tudo o que deixei ao Sol...mas tudo molhado...choveu durante a tarde!!!!! E estendo mais uma roupinha no Estendal (protegido) e coloco mais roupa na máquina de lavar.

22:45: "Lucky (gata), vá vamos dormir!"
E hoje, decidiu andar a jogar as escondidas comigo! E mais uns minutos a correr e a tentar levar gata para baixo e para a cama dela....e dou por mi..."Ai, mas tu também, hoje, queres ver que ficas de castigo???"

23:00: Decido ir ler um livro que me emprestaram sobre criatividade...não o encontro...
"filhos, já dormem? Não? Alguém sabe de um livro preto que estava ali?"
"Sim, mãe, desculpa, fui eu que o trouxe...desculpa mãe, mas estava a ser giro e estive a ler!!!
"Até agoorrrrraaa!!!! Amanhã é dia de semana e tens testes e blá, blá, blá, blá!"

23:10: ...desisto...ligo o computador e venho parabenizar todas a mães deste mundo!!!








sexta-feira, 4 de maio de 2018

#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Jorge Amado

Para os Portugueses, o escritor Jorge Amado, brasileiro e que viveu em Ilhéus, é muito conhecido...mais que não seja por ter sido o autor da obra “Gabriela, cravo e canela” ...

...esta obra foi adaptada para novela, e esta novela, foi a primeira a passar em Portugal, em 1977.

Na minha família, lembra-nos sempre a nossa Antónia, rapariga Cabo Verdiana, que era nesta altura quem tomava conta de nós, eu com 5 anos e a minha irmã 3.
Conta a história da minha família, que a nossa Antónia (e parece que Portugal inteiro) só parava mesmo para assistir ao enredo da Gabriela...mas coitada, a essa hora, a minha irmã queria tudo: a Antónia, o leite...e sei lá mais o quê...para o desespero da fã da novela...

...lembro-me, além disto, de ter lido os “Capitães da Areia” e claro de ter visto a novela “Tieta do Agreste”.

Quanto à Gabriela, obviamente que não consigo recordar quase nada da novela...apenas li o livro e já há muitos anos...

...este livro foi inspirado nos anos 20 em Ilhéus, que estava em grande ascensão devido ao cacau e foi em Ilhéus que tive o prazer de conhecer a casa onde Jorge Amado viveu com os pais, parece que até aos 17 anos, altura em que fugiu para poder escrever.


Contaram-nos várias histórias, só por si, dignas de obras literárias...


...os pais de Jorge Amado teriam ido para Ilhéus à procura de melhores condições de vida. Um dia, o pai depois de passar o dia a tentar vender tamancos para alimentar a família e não tendo conseguido grande coisa, gasta o pouco dinheiro que tem e compra uma lotaria. Terá ganho o equivalente ao que hoje seria 20 Milhões de Reais...foi a Salvador comprar um título de Capitão e mandou construir a casa que é possível visitar em Ilhéus...e teimava que o filho estudasse para advogado...





...Jorge Amado casou oficialmente com duas mulheres, mas o verdadeiro amor, foi a segunda mulher com quem terá casado 60 vezes em cultos de Candomblé, o qual seguia e era devoto dos seus orixás...


A volta por Ilhéus é quase familiar...existe a Igreja onde as senhoras, esposas dos Capitães iam à missa, à frente o famoso Bar Vesúvio, onde os capitães supostamente iam beber alguma coisa à espera da saída das esposas da missa. Consta que este Bar tinha um túnel, uma passagem secreta para o Bataclan, casa de prazer e jogo, gerida pela Maria Machadão, caracterizada por Jorge Amado.






Tanto no Bar Vesúvio, como no Bataclan se pode comer. No Bar Vesúvio comi as melhores gambas com óleo e alho de Ilhéus (este prato existe sempre em todas as ementas).

E desde que sai de Ilhéus há dias, que não me sai da cabeça esta música.