Uma pessoa apercebe-se que teve um dia "pesado" quando em vez de colocar a roupa na máquina de lavar, coloca-a no lixo!
É organizadinha, coloca a máquina a trabalhar para respeitar a bi-horária da noite...
...acorda de manhã...e descobre a roupa no lixo!!!!!!!!!
sexta-feira, 11 de maio de 2018
quinta-feira, 10 de maio de 2018
...se calhar é cedo...
"Mãe, mas porque já não podes ter filhos?"
"Porque já não quero, e se calhar já nem posso, já tenho 45 anos!"
"Mas a mãe do X está grávida!"
"Mas, filho, ela tem menos 10 anos que eu...eu também te tive quase na idade dela!"
"Mas, mãe, mas porque é que já não podes?"
"Filha, as mulheres têm uma idade fértil para ter filhos e eu já não devo estar nessa idade e se tiver já não iria ter paciência, acho eu!"
"Pois, aos 35 anos é que é bom...mãe, no outro dia a Enfermeira Rosa mostrou-nos aquela coisa de plástico com um liquido para os homens não terem filhos!"
"Filha, mas como é que isso se chama?"
"Mãe, por favor, estamos numa esplanada!! Queres ensinar isso à mana? Ai, mãe, que vergonha...ai, mãe! Mâe, olha que ela é muito nova e que estamos na Rua"
"Claro, não há mal nenhum, vocês têm de saber de tudo, estar prevenidos sobre tudo. Por exemplo, filho, para que serve o preservativo além de evitar a transmissão de doenças?"
"Para não termos um desgosto, mãe!!!!!"
(Passei para o tema "o que querem de sobremesa?")
MT- 11 anos; M-9 anos
"Porque já não quero, e se calhar já nem posso, já tenho 45 anos!"
"Mas a mãe do X está grávida!"
"Mas, filho, ela tem menos 10 anos que eu...eu também te tive quase na idade dela!"
"Mas, mãe, mas porque é que já não podes?"
"Filha, as mulheres têm uma idade fértil para ter filhos e eu já não devo estar nessa idade e se tiver já não iria ter paciência, acho eu!"
"Pois, aos 35 anos é que é bom...mãe, no outro dia a Enfermeira Rosa mostrou-nos aquela coisa de plástico com um liquido para os homens não terem filhos!"
"Filha, mas como é que isso se chama?"
"Mãe, por favor, estamos numa esplanada!! Queres ensinar isso à mana? Ai, mãe, que vergonha...ai, mãe! Mâe, olha que ela é muito nova e que estamos na Rua"
"Claro, não há mal nenhum, vocês têm de saber de tudo, estar prevenidos sobre tudo. Por exemplo, filho, para que serve o preservativo além de evitar a transmissão de doenças?"
"Para não termos um desgosto, mãe!!!!!"
(Passei para o tema "o que querem de sobremesa?")
MT- 11 anos; M-9 anos
#109 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
Dedicada a um amigo que acreditava que a Morte não era o FIM. Que descanse em Paz.
Death is not the End - Nick Cave & Friends
Death is not the End - Nick Cave & Friends
quarta-feira, 9 de maio de 2018
...amor...
"Mãe, eu gosto de todas as raparigas da minha turma, mas não sinto amor por nenhuma!"
"(uff!)"
MT- 11 anos
"(uff!)"
MT- 11 anos
terça-feira, 8 de maio de 2018
#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Praia_Hotel
A minha estadia em Ilhéus foi num Resort que eu diria que é bem equilibrado e pelo que sei, não é nada caro...Jardim Atlântico Resort Bahia
Situado na Praia, o serviço é simpático (embora lento), a comida e bebida excelente e os quartos enormes mas sem história!!
E por Praia, amei!
Mar com água quente, praia quase deserta e areia branquinha, tudo envolvo num cenário com muitos coqueiros.
Ilhéus tem quilómetros de praia e para quem pode, deve ser maravilhoso fazer caminhadas neste cenário...por causa da minha Plexopatia Lombar...não foi o meu caso!!!
À noite, também é tudo bonito...mas abusar do repelente, não é má ideia...estamos sempre a sentir que somos o manjar de todos os mosquitos!!!!
(Amei este pormenor...os cestos de lixo do dia a dia estão todos por cores por todo o Hotel...)
Situado na Praia, o serviço é simpático (embora lento), a comida e bebida excelente e os quartos enormes mas sem história!!
E por Praia, amei!
Mar com água quente, praia quase deserta e areia branquinha, tudo envolvo num cenário com muitos coqueiros.
Ilhéus tem quilómetros de praia e para quem pode, deve ser maravilhoso fazer caminhadas neste cenário...por causa da minha Plexopatia Lombar...não foi o meu caso!!!
À noite, também é tudo bonito...mas abusar do repelente, não é má ideia...estamos sempre a sentir que somos o manjar de todos os mosquitos!!!!
(Amei este pormenor...os cestos de lixo do dia a dia estão todos por cores por todo o Hotel...)
segunda-feira, 7 de maio de 2018
Parabéns Tia...mais um!!!!
A irmã da minha Mãe, a nossa Tia, faz hoje anos...e porque este texto estará sempre atual...
...é a nossa Tia e a tia de todos os nossos amigos...porque ela assim os trata a todos...
...a nossa Tia é aquela que faz no Natal o melhor salame de chocolate e pinhões do Mundo, e que passa o tempo a dizer que demorou imenso tempo a fazê-los, que lhe doí as mãos...no fundo, ela adora fazê-los e oferecer-nos porque sabe que amamos...e o que gostamos ainda mais é que estes salames prolongam durante dias e dias aquele sentimento especial de Natal...
...está reformada, mas não tem muito descanso...entre o meu Tio e a minha Mãe, passa a vida a "tratar" dos "senhores"...como lhes chama, porque tem um humor incrível!!!!
...E ainda tornou-se baby Sitter do Gato da minha irmã, e com algum jeitinho, a minha qualquer dia vai de Évora à Parede, passar umas Férias...
...é aquela que se derrete com os sobrinhos netos...
...é aquela Tia, que anda sempre com o coração nas mãos por nós..."Já chegaste?", "Está tudo bem?"...e nós sentimos isso, que há ali mais alguém que está sempre por e para nós.
Um beijinho Tia! Parabéns!
...é a nossa Tia e a tia de todos os nossos amigos...porque ela assim os trata a todos...
...a nossa Tia é aquela que faz no Natal o melhor salame de chocolate e pinhões do Mundo, e que passa o tempo a dizer que demorou imenso tempo a fazê-los, que lhe doí as mãos...no fundo, ela adora fazê-los e oferecer-nos porque sabe que amamos...e o que gostamos ainda mais é que estes salames prolongam durante dias e dias aquele sentimento especial de Natal...
...está reformada, mas não tem muito descanso...entre o meu Tio e a minha Mãe, passa a vida a "tratar" dos "senhores"...como lhes chama, porque tem um humor incrível!!!!
...E ainda tornou-se baby Sitter do Gato da minha irmã, e com algum jeitinho, a minha qualquer dia vai de Évora à Parede, passar umas Férias...
...é aquela que se derrete com os sobrinhos netos...
...é aquela Tia, que anda sempre com o coração nas mãos por nós..."Já chegaste?", "Está tudo bem?"...e nós sentimos isso, que há ali mais alguém que está sempre por e para nós.
Um beijinho Tia! Parabéns!
domingo, 6 de maio de 2018
Dia da Mãe (Eu)
9:00: A minha mãe vem a minha casa despedir-se para ir para Lisboa e eu ainda não tinha preparado a prenda dela...
"filha, vai buscar aquela moldura com aquela foto e dá a avó...depreeeeessssaaa!"...(Nota: a minha mãe tinha dito que vinha lá para as 11H).
9:10: Filha vem toda entusiasmada dar-me as prendas e dizer que me ama e etc...filho vem também, mas com uma crise pré-adolescente!
9:30: Parece que tudo acalmou e vejo a minha filha a compor um quadro que a minha mãe me fez há anos e acho graça...e penso nisto de ter e ser Mãe...
9.45: Começo a lavar roupa aos quilos porque é Domingo e tem de se aproveitar a Bi-horária.
10:00: Dobrar cuecas e meias X 4.
10:30: Estudar ciências com ele..plantas e nomes que já esqueci há muito (ou se calhar nem cheguei a aprender)!!!
11:00: Deixar filho a fazer uma composição sobre o Dia da Mãe (para estudar o Português), sob grande protesto da cria...e ir tomar um banho!
11:30: Já lavadinha e com um ar mais digno, mas ainda de havaianas nos pés (que hoje não se podia com o calor!)...estender mais uma roupinha e colocar ao Sol um edredon e uns ténis (tão prendada!!!)!!!
12:00: Ler composição, e fazer perguntas de gramática e
"Mãe, o teste de ciências é amanhã e é melhor continuares a perguntar sobre ciências"...OK, e lá continuamos nós.
12:30: Para a cozinha que é hora de fazer o almoço...
14:00: Tudo a despachar, vestir, arranjar o que querem levar, que a mãe tem onde estar às 15H.
14:54: Consigo sair de casa e "largar" as crias, cada uma em casa de amigos!!!!!!
15:00: O meu momento Dia da Mãe, a aprender mais um pouco sobre Comida Saudável, com esta rapariga que descontrai qualquer pessoa (Na Caverna da Marta) e a degustar verdadeiros manjares com um pouco de tinto!!!!
18:00: Recolher crias...ou tentar...ela "filou" jantar aos amigos e por lá ficou.
Ele veio, mas sem relógio: "deixei no banco na rua e quando lá fui buscar, já não estava"...e..."Mãe, enganei-me, afinal o teste de Ciências é só para a outra semana, esta semana afinal é inglês" (%&%)
18:30: Ir com mais velho comprar um cartão pré-pago para um telemóvel, porque o dele está a 200 quilómetros de distância esquecido!!!
19:00: SUPERMERCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!! (&%%$$#)
20:00: Fast food porque já não dava para mais...
21:00: Recolher cria mais nova, ir à sogra dar um beijo do Dia da Mãe (não podia faltar) e pedir ajuda ao sogro para ligar o telemóvel dele.
22:00: Casa...ativar o cartão do telemóvel, colocar os meus dados e aquilo dar sempre erro...após varias tentativas ir ler as instruções: CARTÃO PARA PESSOAS COM MENOS DE 25 ANOS OU ESTUDANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Realmente, achei muita fruta, 9 Euros e 4 semanas grátis!!!!)
22:30: "Meninos, já estão lavados, têm tudo pronto para amanhã? Então, cama!"
22:32: "FIIIIILLLLHHHHHOOOOO, a mochila da escola está toda espalhada na garagem!!!!!!!"
22:33: Vou apanhar tudo o que deixei ao Sol...mas tudo molhado...choveu durante a tarde!!!!! E estendo mais uma roupinha no Estendal (protegido) e coloco mais roupa na máquina de lavar.
22:45: "Lucky (gata), vá vamos dormir!"
E hoje, decidiu andar a jogar as escondidas comigo! E mais uns minutos a correr e a tentar levar gata para baixo e para a cama dela....e dou por mi..."Ai, mas tu também, hoje, queres ver que ficas de castigo???"
23:00: Decido ir ler um livro que me emprestaram sobre criatividade...não o encontro...
"filhos, já dormem? Não? Alguém sabe de um livro preto que estava ali?"
"Sim, mãe, desculpa, fui eu que o trouxe...desculpa mãe, mas estava a ser giro e estive a ler!!!
"Até agoorrrrraaa!!!! Amanhã é dia de semana e tens testes e blá, blá, blá, blá!"
23:10: ...desisto...ligo o computador e venho parabenizar todas a mães deste mundo!!!
"filha, vai buscar aquela moldura com aquela foto e dá a avó...depreeeeessssaaa!"...(Nota: a minha mãe tinha dito que vinha lá para as 11H).
9:10: Filha vem toda entusiasmada dar-me as prendas e dizer que me ama e etc...filho vem também, mas com uma crise pré-adolescente!
9:30: Parece que tudo acalmou e vejo a minha filha a compor um quadro que a minha mãe me fez há anos e acho graça...e penso nisto de ter e ser Mãe...
9.45: Começo a lavar roupa aos quilos porque é Domingo e tem de se aproveitar a Bi-horária.
10:00: Dobrar cuecas e meias X 4.
10:30: Estudar ciências com ele..plantas e nomes que já esqueci há muito (ou se calhar nem cheguei a aprender)!!!
11:00: Deixar filho a fazer uma composição sobre o Dia da Mãe (para estudar o Português), sob grande protesto da cria...e ir tomar um banho!
11:30: Já lavadinha e com um ar mais digno, mas ainda de havaianas nos pés (que hoje não se podia com o calor!)...estender mais uma roupinha e colocar ao Sol um edredon e uns ténis (tão prendada!!!)!!!
12:00: Ler composição, e fazer perguntas de gramática e
"Mãe, o teste de ciências é amanhã e é melhor continuares a perguntar sobre ciências"...OK, e lá continuamos nós.
12:30: Para a cozinha que é hora de fazer o almoço...
14:00: Tudo a despachar, vestir, arranjar o que querem levar, que a mãe tem onde estar às 15H.
14:54: Consigo sair de casa e "largar" as crias, cada uma em casa de amigos!!!!!!
15:00: O meu momento Dia da Mãe, a aprender mais um pouco sobre Comida Saudável, com esta rapariga que descontrai qualquer pessoa (Na Caverna da Marta) e a degustar verdadeiros manjares com um pouco de tinto!!!!
18:00: Recolher crias...ou tentar...ela "filou" jantar aos amigos e por lá ficou.
Ele veio, mas sem relógio: "deixei no banco na rua e quando lá fui buscar, já não estava"...e..."Mãe, enganei-me, afinal o teste de Ciências é só para a outra semana, esta semana afinal é inglês" (%&%)
18:30: Ir com mais velho comprar um cartão pré-pago para um telemóvel, porque o dele está a 200 quilómetros de distância esquecido!!!
19:00: SUPERMERCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!! (&%%$$#)
20:00: Fast food porque já não dava para mais...
21:00: Recolher cria mais nova, ir à sogra dar um beijo do Dia da Mãe (não podia faltar) e pedir ajuda ao sogro para ligar o telemóvel dele.
22:00: Casa...ativar o cartão do telemóvel, colocar os meus dados e aquilo dar sempre erro...após varias tentativas ir ler as instruções: CARTÃO PARA PESSOAS COM MENOS DE 25 ANOS OU ESTUDANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Realmente, achei muita fruta, 9 Euros e 4 semanas grátis!!!!)
22:30: "Meninos, já estão lavados, têm tudo pronto para amanhã? Então, cama!"
22:32: "FIIIIILLLLHHHHHOOOOO, a mochila da escola está toda espalhada na garagem!!!!!!!"
22:33: Vou apanhar tudo o que deixei ao Sol...mas tudo molhado...choveu durante a tarde!!!!! E estendo mais uma roupinha no Estendal (protegido) e coloco mais roupa na máquina de lavar.
22:45: "Lucky (gata), vá vamos dormir!"
E hoje, decidiu andar a jogar as escondidas comigo! E mais uns minutos a correr e a tentar levar gata para baixo e para a cama dela....e dou por mi..."Ai, mas tu também, hoje, queres ver que ficas de castigo???"
23:00: Decido ir ler um livro que me emprestaram sobre criatividade...não o encontro...
"filhos, já dormem? Não? Alguém sabe de um livro preto que estava ali?"
"Sim, mãe, desculpa, fui eu que o trouxe...desculpa mãe, mas estava a ser giro e estive a ler!!!
"Até agoorrrrraaa!!!! Amanhã é dia de semana e tens testes e blá, blá, blá, blá!"
23:10: ...desisto...ligo o computador e venho parabenizar todas a mães deste mundo!!!
sexta-feira, 4 de maio de 2018
#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Jorge Amado
Para os Portugueses, o escritor Jorge Amado, brasileiro e que viveu em Ilhéus, é muito conhecido...mais que não seja por ter sido o autor da obra “Gabriela, cravo e canela” ...
...esta obra foi adaptada para novela, e esta novela, foi a primeira a passar em Portugal, em 1977.
Na minha família, lembra-nos sempre a nossa Antónia, rapariga Cabo Verdiana, que era nesta altura quem tomava conta de nós, eu com 5 anos e a minha irmã 3.
Conta a história da minha família, que a nossa Antónia (e parece que Portugal inteiro) só parava mesmo para assistir ao enredo da Gabriela...mas coitada, a essa hora, a minha irmã queria tudo: a Antónia, o leite...e sei lá mais o quê...para o desespero da fã da novela...
...lembro-me, além disto, de ter lido os “Capitães da Areia” e claro de ter visto a novela “Tieta do Agreste”.
Quanto à Gabriela, obviamente que não consigo recordar quase nada da novela...apenas li o livro e já há muitos anos...
...este livro foi inspirado nos anos 20 em Ilhéus, que estava em grande ascensão devido ao cacau e foi em Ilhéus que tive o prazer de conhecer a casa onde Jorge Amado viveu com os pais, parece que até aos 17 anos, altura em que fugiu para poder escrever.
Contaram-nos várias histórias, só por si, dignas de obras literárias...
...os pais de Jorge Amado teriam ido para Ilhéus à procura de melhores condições de vida. Um dia, o pai depois de passar o dia a tentar vender tamancos para alimentar a família e não tendo conseguido grande coisa, gasta o pouco dinheiro que tem e compra uma lotaria. Terá ganho o equivalente ao que hoje seria 20 Milhões de Reais...foi a Salvador comprar um título de Capitão e mandou construir a casa que é possível visitar em Ilhéus...e teimava que o filho estudasse para advogado...
...Jorge Amado casou oficialmente com duas mulheres, mas o verdadeiro amor, foi a segunda mulher com quem terá casado 60 vezes em cultos de Candomblé, o qual seguia e era devoto dos seus orixás...
A volta por Ilhéus é quase familiar...existe a Igreja onde as senhoras, esposas dos Capitães iam à missa, à frente o famoso Bar Vesúvio, onde os capitães supostamente iam beber alguma coisa à espera da saída das esposas da missa. Consta que este Bar tinha um túnel, uma passagem secreta para o Bataclan, casa de prazer e jogo, gerida pela Maria Machadão, caracterizada por Jorge Amado.
Tanto no Bar Vesúvio, como no Bataclan se pode comer. No Bar Vesúvio comi as melhores gambas com óleo e alho de Ilhéus (este prato existe sempre em todas as ementas).
E desde que sai de Ilhéus há dias, que não me sai da cabeça esta música.
quinta-feira, 3 de maio de 2018
...rapazes...
"Mãe, sabes a X namora com o Y! Mas ele é mesmo parvo..."
"Então, filha, porquê?"
"Porque gosta de lhe fazer inveja..."
"Inveja como, filha?"
"Olha, às vezes diz-lhe que afinal tem duas namoradas e outras vezes agarra-se a nós para lhe fazer inveja...ainda ontem...agarrou-se a mim."
"E tu, filha, o que fizeste?"
"Olha, aguentei 5 segundos, depois tirei-lhe o braço e disse-lhe: tu és mesmo parvo...se a X namora contigo é porque gosta de ti, não é preciso andares a fazer inveja!!"
(Simples assim...)
M- 9 anos
"Então, filha, porquê?"
"Porque gosta de lhe fazer inveja..."
"Inveja como, filha?"
"Olha, às vezes diz-lhe que afinal tem duas namoradas e outras vezes agarra-se a nós para lhe fazer inveja...ainda ontem...agarrou-se a mim."
"E tu, filha, o que fizeste?"
"Olha, aguentei 5 segundos, depois tirei-lhe o braço e disse-lhe: tu és mesmo parvo...se a X namora contigo é porque gosta de ti, não é preciso andares a fazer inveja!!"
(Simples assim...)
M- 9 anos
#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Chocolate
Amo chocolate, principalmente, o de leite.
Tenho aprendido a comer mais o chocolate preto, a partir de 70% de cacau...e ainda bem (é anti-oxidante e faz bem ao coração) ...em Ilhéus tive a oportunidade de conhecer o processo do Cacau...aqui.
...fascinante...
...a visita começa com a plantação...os cacaueiros crescem juntamente com bananeiras, uma vez que gostam da sombra destas.
O fruto do cacau pode ter a cor amarela ou avermelhada...e todo o fruto é aproveitado...a casca serve para alimentação do gado e até para a fertilização de solos...
...quando abertos, as suas sementes são brancas...digo-vos que chupar estas sementes é delicioso!!!!!
E é a partir daqui que começa o verdadeiro processo.
Se apertarmos estas sementes, dão um sumo, tipo mel...que pode ser utilizado em doces, gelados, xaropes...
...mas para o chocolate, apenas são utilizadas as sementes:
Uma vez que têm teor de gordura e água, estas começam por passar por um processo de secagem ao sol.
Após isto e passando por vários processos, as sementes irão originar:
Liquor – massa pastosa;
Manteiga de cacau – pasta branca;
Cacau em pó.
Para se fazer chocolate, estes “produtos” são trabalhados em várias fases...e a que determina a sua qualidade é a refinação.
O chocolate “mais puro” é o preto, o amargo...uma vez que na sua composição tem alta percentagem de liquor de cacau e manteiga de cacau...ou seja, menos açúcar e leite.
Ah, e o chocolate branco, na maioria das vezes, nem leva cacau. Este chocolate é feito com a manteiga do cacau, açúcar e leite, mas como a manteiga de cacau é cara, muito das vezes é substituída por algo que não é cacau!!!
Gostei tanto desta visita e aprendizagem, que já me estava a imaginar a ser Fazendeira de Cacau!!!!
Enquanto isso não acontece, vou ali comer um Chocolate de Leite...que leva mais quantidade de açúcar e leite, misturados no liquor e manteiga de cacau!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



