quinta-feira, 3 de maio de 2018

#Viagens_21 #Brasil #Bahia #Ilhéus #Chocolate

Amo chocolate, principalmente, o de leite.

Tenho aprendido a comer mais o chocolate preto, a partir de 70% de cacau...e ainda bem (é anti-oxidante e faz bem ao coração) ...em Ilhéus tive a oportunidade de conhecer o processo do Cacau...aqui.

...fascinante...

...a visita começa com a plantação...os cacaueiros crescem juntamente com bananeiras, uma vez que gostam da sombra destas. 




O fruto do cacau pode ter a cor amarela ou avermelhada...e todo o fruto é aproveitado...a casca serve para alimentação do gado e até para a fertilização de solos...



...quando abertos, as suas sementes são brancas...digo-vos que chupar estas sementes é delicioso!!!!! 




E é a partir daqui que começa o verdadeiro processo. 

Se apertarmos estas sementes, dão um sumo, tipo mel...que pode ser utilizado em doces, gelados, xaropes...

...mas para o chocolate, apenas são utilizadas as sementes:

Uma vez que têm teor de gordura e água, estas começam por passar por um processo de secagem ao sol. 




Após isto e passando por vários processos, as sementes irão originar: 

Liquor – massa pastosa;
Manteiga de cacau – pasta branca;
Cacau em pó.




Para se fazer chocolate, estes “produtos” são trabalhados em várias fases...e a que determina a sua qualidade é a refinação.

O chocolate “mais puro” é o preto, o amargo...uma vez que na sua composição tem alta percentagem de liquor de cacau e manteiga de cacau...ou seja, menos açúcar e leite.

Ah, e o chocolate branco, na maioria das vezes, nem leva cacau. Este chocolate é feito com a manteiga do cacau, açúcar e leite, mas como a manteiga de cacau é cara, muito das vezes é substituída por algo que não é cacau!!!

Gostei tanto desta visita e aprendizagem, que já me estava a imaginar a ser Fazendeira de Cacau!!!!

Enquanto isso não acontece, vou ali comer um Chocolate de Leite...que leva mais quantidade de açúcar e leite, misturados no liquor e manteiga de cacau!!!


quarta-feira, 2 de maio de 2018

#Viagens_20 #Brasil #Bahia #Salvador


Fui em trabalho para a Bahia, Ilhéus.

À chegada e à partida, tive algum tempo para conhecer Salvador.

Salvador é a capital da Bahia e tem muita coisa histórica e cultural para visitar.

No Centro Histórico, o Pelourinho, sente-se claramente a presença dos Portugueses, nas igrejas e na arquitetura.

Quando chegamos ao Pelourinho, somos bombardeados por Bahianas trajadas que depressa nos colocam uma pulseira no pulso direito do Senhor do Bonfim e pedem para pedirmos 3 desejos...estas pulseiras são grátis, mas não caiam nisso...depois disto não nos largam a vender bugigangas e a pedir dinheiro para as fotos...






















As igrejas são lindíssimas. Não tive tempo de ver todas, aqui ficam duas que me impressionaram:

Igreja de São Francisco da Ordem Terceira. 
Os seus azulejos e claustros lembram a Universidade de Évora



Igreja de São Francisco
Dos Séc. XVII e XVIII, é a expressão maior do Barroco Brasileiro e é impressionante.



Salvador tem uma ligação muito forte com Jorge Amado, que viveu em Ilhéus, mas morreu em Salvador. 
O famoso escritor de “Gabriela, cravo e canela”, “Capitães da Areia”, “Dona Flor e seus dois maridos” e “Tieta do Agreste”, é homenageado em Salvador com a Fundação com o mesmo nome.




Mercado Modelo, na cidade baixa e vale a pena para comprar artesanato. Comprei instrumentos engraçados para as crias neste Mercado, que é também muito barato.



Praia do Forte
Antes de vir para Portugal, ainda tive a oportunidade de ir à Praia do Forte, um destino turístico e de Férias no Brasil.
Com resorts muito bons, ruas sem trânsito cheia de lojas e restaurantes.
Fomos até à Praia do Portinho, que tem um cenário lindíssimo: uma igreja, a praia e coqueiros.




Jantamos no Restaurante Mediterraneus...que recomendo, pela tranquilidade, serviços e comida: se bem que só comemos bobó de Camarão.




terça-feira, 24 de abril de 2018

Chef´s Table Pastry - Série

Lá por casa demos com esta série...

...conta a história real dos maiores pasteleiros do Mundo...as suas inspirações...as suas vivências...

...está tão bem filmado, tem uma fotografia excelente...e uma forma muito interessante de contar as suas histórias.

...não somos nós, apenas, que andamos entusiasmados...já vamos no 4º Episódio, e já é um programa a quatro.




segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro

Às vezes sinto que a era digital nos tem afastado dos Livros...

...daqueles em papel! As séries, filmes, jornais digitais e redes sociais, acabam por nos afastar do Livro.

Já não leio tanto como antes, é verdade, mas ainda assim ando sempre acompanhada de um Livro na cabeceira, e nas viagens de avião é um super companheiro.

Por cá, estimulo a leitura de Livros às crias...todos dias antes de apagar a luz para dormirem, têm de ler um pouco...alguma coisa há-de ficar e pode ser que um dia se apaixonem pela leitura...

Quando a minha cria mais velha me disse que era o Dia Mundial do Livro, fiz o seguinte exercício mental: lembrar-me em poucos segundos de alguns títulos/ obras...se me vieram estes à cabeça, é porque todos eles (e mais outros obviamente), me deixaram marcas:

"Cem anos de Solidão" Gabriel Garcia Marquez

"Perfume" Patrick Suskind

"Afirma Pereira" António Tabucchi

"Ensaio sobre a cegueira" José Saramago

"A rapariga que roubava livros" Markus Zusak

Estou a escrever e a lembrar-me de outros, mas não foram esses que a minha memória, foi logo buscar.

De momento ando a ler ou a reler (porque acho que já o tinha lido), "Noticia de um sequestro" de Gabriel Garcia Marquez.

Não há como um bom livro para relaxar, para nos colocar no Mundo da História e do Imaginário...para percebermos outros tempos e outras histórias, para conhecermos mais de nós e dos outros...


(Imagem retirada da internet)

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Podia ser uma reflexão sobre a vida...mas não...é só uma constatação

Tenho lido e ouvido Histórias de pessoas que largaram os seus Empregos, Formações, para irem fazer o que realmente gostam...perseguir um qualquer sonho!

...estava a ler uma dessas histórias e fiquei a pensar nisso...

...gosto do que faço, gosto mesmo!
Obviamente, que nem todos os dias...e há alturas em que ando a viver em modo "tetris", encaixar a família, com o trabalho, com o desporto, com os hobbies, com os amigos...e nestas fases, confesso que dou por mim a pensar que vida é esta!!!???

Como já referi, sou um pouco viciada por Séries e quando ando dedicada apenas a uma...invejo imenso quem a escreveu, quem a construiu, quem desenhou as personagens....admiro sempre a inteligência das pessoas que criam, escrevem as Séries!!!!

...vai daí, dei por mim, a pensar que se largasse tudo, queria escrever, construir tramas, personagens, histórias...

...se calhar este é o meu sonho!

Que não passa disso, tenho consciência das minhas limitações e inteligência...e este sonho é uma forma de me levar para um mundo imaginário. E já é tão bom!

Quando sonhamos e ficamos por aqui...não é necessariamente negativo!

A vida tem de ser feita de sonhos e objetivos, que não são a mesma coisa...

...obviamente que existem sonhos que passam a objetivos e acabam por se realizar...

...eu cá...continuarei a ter este sonho, mas focada sempre nos meus objetivos de vida...

(Imagem retirada da Internet)












quarta-feira, 18 de abril de 2018

Parabéns Tio

Parabéns Tio!

O meu tio foi aquele que sempre desmanchou os nossos "teatrinhos" de criança e adolescentes...quando fazíamos alguma asneira, quando tínhamos más notas ou quando chumbámos...chorávamos, fazíamos o drama todo, para que o resto da Família não nos moesse muito.
Isto até resultava com os meus avós, que não podiam ver as netas neste estado...mas depois lá aparecia o meu tio a gozar connosco, e a desmanchar com as suas piadas, a atuação....

Lá por casa, quando o meu tio estava, havia sempre risota...tem um Humor incrível e quando estava para aí virado...era vê-lo a "envenenar" a minha avó contra o meu avô (no bom sentido) e tínhamos o circo montado!!!

Naqueles tempos, não havia comandos da Televisão e o lugar do meu tio na sala, era muito perto da Televisão...recordo-me sempre até ás lágrimas a rir, que o meu avô também gostava de se "meter" com o meu tio...e era vê-lo a dizer: "Mais alto", "mude de canal", "mais baixo"...Basicamente, o primeiro comando de TV que tivemos foi o meu Tio.

Tem uma relação muito especial com o dinheiro...a tal ponto, que num Verão, a minha avó dava-me dinheiro para ir buscar um gelado na praia. Os gelados ficavam mesmo longe! Mas lá ia eu, com a carteirinha da minha avó comprar um gelado! Durante dois ou três dias, o meu Tio aparecia sempre ao mesmo tempo que eu na barraca dos gelados...e com a desculpa de que não tinha carteira...lá eu lhe comprava um gelado com o dinheiro da minha avó!!!!
Até que um dia, pedi o dinheiro certo à minha avó, fiz o longo caminho até à barraca dos gelados e como sempre o meu tio apareceu...mas dessa vez...ficou a ver-me a comer o gelado!!!!!!
Obviamente que se fartou de rir e até acho que ficou orgulhoso...afinal aprendemos muitas manhas com ele!!!!!

Uma das manhas, era ocupar sempre o lugar da mesa de refeições num canto, onde não dava para sair sem incomodar o resto da família.
Resultado: passava refeições inteiras refastelado, com toda a gente a servir-lhe!!!!

Hoje continuamos a ter a mesma relação com ele, há sempre risota, gozo e consegue como ninguém provocar-nos ataques de riso de ir às lágrimas...Continua com o mesmo Humor e "manhas"...mas hoje, se calhar por respeito pela sua idade, já lhe aparamos as mesmas!

A verdade é que além da brincadeira toda, é um Tio que nunca nos falha...(desde que não lhe peçamos dinheiro)....está sempre lá e sempre pronto a ajudar!!

Hoje e porque ele faz mais um ano, deixo um texto escrito em 2017, há um ano, mas sempre atual...e mostro aqui a sua generosidade no Natal para as sobrinhas....ele sabe o quanto gostamos de chocolates!!!




terça-feira, 17 de abril de 2018

Não se ama alguém que não ouve a mesma canção

...já dizia Rui Veloso...

...e deve ser bem verdade..

...eu e ele temos gostos diferentes de música, ele mais alternativa, e eu mais comercial...

...mas temos ali uma intersecção em que adoramos os mesmos grupos e géneros.

Ele mais erudito que eu...vai-me mostrando coisas novas.

Foi o que aconteceu hoje, enviou-me uma mensagem a avisar que os Manic Street Preachers, que gostamos os dois, têm album novo...e lá passei o dia a conhecer...para já gosto e esta já me cativou bastante.

Distant Colours
Album: Resistance is futile





#108 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece


Sou mesmo do Signo de Fogo...da praia, do Verão, do Calor, do Sol...é sem dúvida o meu elemento...

...hoje...e porque em terras Alentejanas está sol e calor...lembrei-me logo desta música dos The Beatles!

...hoje...estou com uma disposição diferente e tudo devido ao Calor, ao Sol!!!!!!!

HERE COME THE SUN



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Fui a um casamento...

...e há anos que não assistia a nenhum!

Temos aquela fase em que todos os fins de semana temos um casamento e depois é batizados e depois começa a abrandar...isto é proporcional à idade que vamos tendo.

Mas este fim de semana fui participar num Casamento de uma amiga a quem chamo "filha adotiva"...já falei delas por aqui.

E foi tudo perfeito, mesmo...houve alegria, felicidade, divertimento, qualidade, elegância...mesmo à altura dos noivos!

Poderia vir contar tudo o que aconteceu, mas não...este dia fica para os noivos, mais tarde recordarem!

O que aqui venho fazer é falar do mimo que lhes oferecemos!
A relação que tenho com a noiva, pedia alguma coisa de especial, personalizada, empenhada...

...e para isso, nada melhor que pedir a uma artista que gostamos para nos ajudar...

...falo da Isabel Rocha Leite...podem visitar as páginas dela, aqui e aqui.

Há anos que esta artista tem vindo a retratar a N. vida...sempre com este toque divertido e alegre: quando nos tornámos 4, quando as amigas e a irmã fizeram os 40, quando uma foi embora, quando outra chegou...não sei já...mas neste circulo habitam bastantes telas da Isabel Rocha Leite.

Por agora e porque eu queria mesmo oferecer algo especial aos noivos, porque para mim são especiais...eis a visão da artista deste casal super alegre, simpático, descontraído e com um carinho enorme pela Maria e o Manel (os cães)!


Ilustração sobre papel kraft,50x70cm técnica mista “Felicidades aos noivos”


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Uma salva de palmas à Mango




Hoje quando abri o mail, encontrei esta campanha da Mango.

Ao principio estranha-se, onde estão as mulheres magras sem celulite?

Mas depois, AMEI!

É isto senhores, é isto...

Lembrei-me logo da banda sonora do filme "The Greatest Showman" ....um filme, musical que fala da diferença.



Atenção, que não estou a referir-me a atrações de circo, mas o Mundo é tão grande e tão diverso, que temos cada vez mais de aceitar as diferenças e haver espaço para todo o tipo de pessoas...neste caso, magras e gordas...e mais campanhas como estas...(não fosse os folhos, acho que este biquini me ficaria a matar!).